ARTIGO

Métricas de avaliação de aprendizado – os modelos de Kirkpatrick e Phillips
Leader Educa

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Sabemos que os custos de um treinamento são expressos em valores nominais, mas os resultados são frequentemente subjetivos e difíceis de quantificar. Pensando neste desafio, vamos analisar os modelos de avaliação propostos por dois autores, Donald Kirkpatrick e Jack Phillips.

 

O Modelo Kirkpatrick

Atualmente, existem vários sistemas e métricas para medir e avaliar os resultados de um treinamento, mas todos têm, em comum, a origem em um artigo publicado por Donald Kirkpatrick em 1975, onde ele estabeleceu seu modelo de avaliação fundamentado em quatro níveis:

Nível 01: Reação

Mensurar a percepção imediata dos participantes do programa de treinamento. O objetivo é avaliar o conteúdo, a didática, a carga horária, a logística, o instrutor, etc., como forma de colher dados para aprimorar o projeto. É essencial comparar as informações provenientes deste levantamento com o briefing original do treinamento, além de considerar reações mais subjetivas, como engajamento e motivação dos alunos participantes.

Nível 02: Aprendizagem

Avaliar a retenção do aprendizado: as teorias e práticas foram compreendidas e assimiladas pelos participantes? Neste ponto, a aplicação de testes se revela fundamental para ilustrar se o treinamento desenvolvido realmente ofereceu os conteúdos e ambientes necessários para um bom aproveitamento da experiência do aprendizado.

Nível 03: Comportamento

Todo treinamento tem, como um de seus principais objetivos, promover uma mudança saudável nas atitudes e condutas dos participantes. Este nível prevê que para que esta mudança seja observada é necessário que: a) o participante tenha desejo de mudar; b) ele tenha acesso ao conhecimento e ferramentas que o auxiliem; c) o ambiente seja receptivo à aplicação do aprendizado e d) o participante seja premiado pelos seus resultados. É preciso lembrar que esta avaliação não é imediata à aplicação do treinamento, pois a maturação de algumas ações de mudança podem levar meses para mostrar seus primeiros sinais.

Nível 04: Resultados

Mensura o retorno financeiro obtido com a ação educativa, estabelecendo se os objetivos foram alcançados dentro das mais diversas áreas de negócio que possam estar envolvidas no projeto: houve aumento de produtividade, de vendas, melhora nos níveis de qualidade, redução de custos, por exemplo? É preciso avaliar o impacto do treinamento na vida da organização, mesmo quando os objetivos de treinamento forem subjetivos, como melhora do clima organizacional, aprimoramento das lideranças, melhorias na comunicação, etc.

O Modelo Phillips

O modelo proposto por Jack Phillips baseia-se grandemente no próprio modelo de Kirkpatrick, mas o autor inovou ao estabelecer como quinto nível a sua metodologia de cálculo do ROI (retorno sobre investimento) aplicado ao treinamento. Para alcançar o 5º nível Phillips propõe isolar os resultados, convertendo-os em valores nominais, por isso estabelece que as 04 etapas de Kirkpatrick devem ser exploradas também do ponto de vista da coleta e análise de dados:

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Como vimos no artigo “Você sabe o que é retorno dos investimentos em treinamento?”, este cálculo é uma ferramenta estratégica que deve ser regularmente aplicada, tanto quanto avaliações de desempenho e competências são.

De acordo com Phillips, é importante que as organizações entendam que o ROI não mede o desempenho das pessoas envolvidas no projeto de treinamento e sim a eficácia dos processos estabelecidos.

Para garantir que estas informações sejam devidamente processadas o ideal é que a organização invista em um sistema de mensuração de resultados de treinamento, para retroalimentar o processo de criação e desenvolvimento de seus projetos, garantindo ações de excelência e eficácia.

Um sistema de gestão e mensuração de resultados de treinamento tem como objetivo consolidar as informações colhidas ao longo do processo de mensuração de forma automatizada, reunindo em um único ambiente o acesso a relatórios analíticos e gerenciais.

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Sobre a Leader 

Somos uma empresa de soluções educacionais, com 26 anos de história, que acredita no talento humano. Nossa atuação tem como foco potencializar a manifestação destes talentos, que na maioria das vezes estão adormecidos e não são exercitados. Utilizamos metodologias andragógicas que contextualizam e suavizam o processo de aprendizagem, garantindo sua eficácia. Estimulamos desta forma a transformação das equipes e organizações.

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