ARTIGO

Tempo X Produtividade
Leader Educa

Leader Educa

Muitas pessoas, e consequentemente, muitas empresas, gastam a maior parte do tempo disponível no trabalho “apagando incêndios” que consomem muito tempo sem produzir ou se dedicar a tarefas realmente fundamentais que poderiam agregar valor aos bens e serviços que produzimos. Todos recebemos diariamente as mesmas 24 horas, mas o que fazemos com elas?

Quantas vezes aquele assunto de importância vital ficou parado na sua mesa por meses? Quantas vezes você chegou ao final do dia exausto, mas sem conseguir enxergar o que produziu ao longo do dia?

No artigo “Beware the Busy Manager” os professores Heike Bruch e Sumantra Ghoshal concluíram algo assustador: 90% dos executivos desperdiçavam seu tempo em tarefas ineficazes, enquanto apenas 10% dos gestores gastavam seu tempo de forma comprometida e intencional, produzindo.

Neste mesmo estudo os autores descobriram que os profissionais mais eficazes se apoiavam em dois fatores chave: foco e energia. Foco se refere à capacidade de estabelecer uma meta e realizá-la, enquanto que a energia se refere ao engajamento pessoal do profissional na realização da tarefa.

imagem1

Então, se é esta combinação que permite alcançar uma boa produtividade, como colocar isso em prática? Talvez um dos métodos mais óbvios seja… pensar! Se você ainda não é um mestre em foco então será necessário hierarquizar as tarefas e executá-las por ordem de importância. Se é energia que falta no seu trabalho talvez seja momento de pensar qual o período do dia que te deixa mais disposto e deixar este tempo separado para as atividades mais importantes.

Outras dicas que podem ser úteis:

  • Organize seu espaço, tire as tralhas de sua mesa, coisas e papéis que não são essenciais ao seu trabalho ou que façam referência a questões já resolvidas;
  • Hierarquize suas tarefas por prazo e importância e dê atenção diária a esta lista;
  • Controle o tempo entre trabalho e descanso;
  • Evite distrações que levam seu tempo embora: redes sociais, chats e afins;
  • Não seja perfeccionista demais, apenas execute suas tarefas com atenção que um trabalho de qualidade será consequência;
  • Alimente-se bem e mantenha-se hidratado. Cuide do seu corpo e mente para garantir uma dose extra de energia no seu dia a dia.

Estas dicas podem ser um começo, mas não se esqueça, tem que ter disciplina para realizar o que foi planejado.

 

assinatura

Sobre a LeaderSpin

A LeaderSpin é resultado da união da Spin Educar com a Leader Soluções Educacionais.

Somos uma empresa de soluções educacionais que acredita no talento humano. Nossa atuação tem como foco potencializar a manifestação destes talentos, que na maioria das vezes estão adormecidos e precisam ser exercitados.

leaderspin.com.br

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin