ARTIGO

Modelos básicos do Design Instrucional
Leader Educa

Leader Educa

Recentemente conversamos sobre Design Instrucional, ou DI, e observamos que este termo refere-se ao rico processo de engenharia pedagógica que está por trás da concepção das mais diversas sistemáticas de ensino.

Porém não existe apenas um formato ou modelo para construção deste processo de criação do aprendizado. Como esta metodologia se distingue por seu caráter metódico e envolve várias etapas processuais (análise, planejamento, desenvolvimento e avaliação), existem vários modelos e teorias aplicadas a este conceito.

Os trabalhos começam sempre a partir das respostas a três perguntas importantes:

  • Para onde queremos ir? (objetivos)
  • Como faremos para chegar lá? (estratégias)
  • Como e de que forma chegamos até nosso objetivo? (avaliação)

De forma geral o Design Instrucional pode ser dividido em três modelos básicos e abrangentes: fixo, aberto ou contextualizado. Temos então um caminho diferente a seguir para cada realidade e necessidade educacional. Vamos ver com mais detalhes do que estes caminhos são formados:

  • O modelo de DI fixo (ou fechado), é baseado na separação completa entre concepção e execução do treinamento. Neste modelo a ênfase está no planejamento prévio de todo o conteúdo, que fica a cargo do designer responsável e ocorre independente do fluxo que aprendizado que ocorrerá na aplicação do curso. É um desenvolvimento mais processual;
  • Já no modelo de DI aberto o processo de aprendizado é mais importante, pois neste formato o destaque fica por conta das interações pessoais, sendo possível aperfeiçoar ou modificar diversos conteúdos e processos durante o desenrolar do curso. Neste modelo o designer tem como principal material de trabalho o feedback que recebe das pessoas reais que estão em treinamento;
  • O modelo de DI contextualizado é, na verdade, uma mistura entre o DI fixo e o DI aberto, uma combinação entre processos pré-estabelecidos e interações humanas que permite maior flexibilização e personalização sobre o resultado esperado para determinado curso.

Dentro do universo do DI existem diversas teorias e modelos detalhados. Em breve veremos quais são os mais comuns dentro desta metodologia.

 

assinatura

Sobre a LeaderSpin

A LeaderSpin é resultado da união da Spin Educar com a Leader Soluções Educacionais.

Somos uma empresa de soluções educacionais que acredita no talento humano. Nossa atuação tem como foco potencializar a manifestação destes talentos, que na maioria das vezes estão adormecidos e precisam ser exercitados.

leaderspin.com.br

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin