ARTIGO

Princípios básicos para uma universidade corporativa
Leader Educa

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Quando pensamos no universo da educação corporativa temos sempre que ter em mente dois públicos distintos: os colaboradores provenientes de novas contratações e o desenvolvimento permanente daqueles que já são parte da estrutura corporativa.

Os programas de treinamento desenvolvidos para atender a estas duas realidades podem ser apresentados de diversas formas, a depender do nicho de negócio da corporação, do tamanho dos investimentos disponíveis e da quantidade de profissionais a serem treinados, dentre vários outros pontos.

O objetivo de uma estratégia de aprendizagem em todas as organizações deve ser, basicamente, assegurar que todos os colaboradores, não só serão capazes de desempenhar as suas funções e cumprir suas responsabilidades, mas também serão capazes de ascender dentro da estrutura corporativa, em um trabalho constante de redução de turn-over e retenção de talentos.

Quais são os princípios básicos que uma estratégia de aprendizado corporativo deve cobrir?

Educação para novas contratações

  1. Abordagem direta sobre a história da corporação, suas políticas e normas de relacionamentos internos e externos, missão e valores;
  2. Foco na formação específica para desempenho das responsabilidades diretas que deverão ser realizadas em suas funções.

Uma questão interessante deste cenário é que a grande maioria das empresas contrata a “conta gotas” e treina “em massa”. Para um melhor desempenho é necessário adequar os investimentos aos formatos corretos de abordagem.

Educação para colaboradores nativos

Para garantir o desenvolvimento permanente dos colaboradores nativos da organização é necessário mapear profundamente os gaps e oportunidades existentes dentro da estrutura corporativa, garantindo assim a construção de uma estratégia mais eficaz de aprendizagem.

A seguir veremos um check list básico que pode auxiliar a desenvolver uma educação corporativa de sucesso.

  • Faça um levantamento de todos os objetivos, gerais e específicos, da corporação, para que o desenvolvimento do programa de treinamento reflita os desafios e objetivos de cada área da empresa;
  • Determine quais conteúdos são necessários para as novas contratações e quais são necessários para os colaboradores mais antigos. A gestão deve garantir que as pessoas se sintam encorajadas a seguir com sua educação;
  • Determine qual a melhor modalidade de ensino e escolha as plataformas de acordo. Há muitas opções que podem ser customizadas para atender às necessidades tanto da organização quanto dos treinandos, e o mercado da educação a distância é ótimo em oferecer soluções neste sentido;
  • Assegure que todas as áreas da empresa sejam constantemente treinadas e institua estratégias de mensuração de resultados para garantir o sucesso de todos os programas de treinamento em curso, possibilitando assim correção de curso e aprimoramento de conteúdo mesmo durante a realização dos programas;

Quando falamos em educação falamos em um mundo instigante de possibilidades, que se exploradas de forma correta, podem mudar tudo a seu redor. Entender como ela funciona em um universo corporativo pode mudar os rumos de uma empresa e abrir horizontes ainda não explorados.

 

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Sobre a LeaderSpin

A LeaderSpin é resultado da união da Spin Educar com a Leader Soluções Educacionais.

Somos uma empresa de soluções educacionais que acredita no talento humano. Nossa atuação tem como foco potencializar a manifestação destes talentos, que na maioria das vezes estão adormecidos e precisam ser exercitados.

leaderspin.com.br

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