ARTIGO

Como evitar os 05 erros mais comuns na implantação de um LMS
Leader Educa

Leader Educa

Os Learning Management Systems, também conhecidos como LMS ou Sistemas de Gestão do Aprendizado, são softwares fundamentais para uma gestão bem sucedida dos complexos bancos de dados necessários à administração de um projeto EAD, seja para controle gerencial, seja para controle de conteúdo e materiais ligados a um treinamento, entre outros exemplos.

Ao desempenhar um papel tão relevante na gestão de projetos educacionais é normal que a implantação de um sistema como este represente um grande desafio – e quanto maior o projeto ou a organização, maiores os riscos.

Pensando neste desafio listamos alguns erros normalmente cometidos no momento da contratação e implantação de um LMS e esclarecemos como evitá-los. Vamos ver?

Falta de planejamento

Planejamento é fundamental – nesta fase a empresa deve buscar compreender profundamente todos os seus processos, suas necessidades, e quais abordagens serão necessárias para atingir seus objetivos. Nesta fase de planejamento todas as áreas da empresa devem ser ouvidas para que auxiliem na construção do projeto. Este envolvimento é importante uma vez que um trabalho em equipe propicia grandes trocas de experiências: um profissional de determinada área pode ser responsável por insights relevantes a respeito de outro departamento, por exemplo, enriquecendo o debate sobre o projeto;

Não ter objetivos claros

Um LMS pode ser a resposta para todos os seus problemas, mas você sabe quais são eles? Afinal, por que você está implantando um LMS? Garanta que todos os objetivos práticos e técnicos sejam definidos, documentados e divididos com toda a equipe envolvida no projeto. Todos os requisitos que o LMS deve ter precisam estar claros para que o sistema funcione de acordo e ajude a empresa na gestão do seu projeto até ver os objetivos traçados conquistados.

Não escolher corretamente o fornecedor

Existem muitas empresas no mercado, com abordagens comerciais diferentes. É comum que a empresa contratante, no momento de contratar o fornecedor do LMS, se iluda com promessas que depois não são cumpridas. Para evitar esta armadilha o ideal é buscar informações sobre a empresa no mercado, especialmente a respeito da capacidade técnica do fornecedor. Mas o contratante também precisa estar preparado – na fase de negociação ele deve procurar entender em detalhes o que está sendo oferecido, evitando assim o próximo erro;

Não compreender ou não utilizar os recursos disponíveis no LMS

Grande parte das empresas simplesmente não utiliza a maioria das funcionalidades de um sistema LMS por puro desconhecimento. Mas grande parte não consegue usufruir do sistema de forma apropriada porque as ferramentas existentes não atendem às necessidades ou simplesmente não foram desenvolvidas da forma correta. É fundamental que a equipe do cliente conheça em detalhes cada potencialidade do LMS e consiga aplicá-las na prática – para tanto o fornecedor tem que estar aberto à entrar na realidade do cliente, participando ativamente da construção do projeto de treinamento.

Priorizar a forma sobre o conteúdo

O ambiente de interação dos usuários com o LMS pode ser adaptado de diversas formas, em níveis elevados de customização que tornam o aprendizado uma experiência individual e única, mas não pode ser visto como uma ferramenta de design – ao fim do processo o LMS é uma poderosa ferramenta de aprendizado, que permite às empresas uma gestão completa de seu projeto de treinamento e aos alunos um aprendizado desafiador e criativo. As atenções dos desenvolvedores devem estar sempre alinhadas a estas necessidades.

 

assinatura-gustavo

Sobre a LeaderSpin

A LeaderSpin é resultado da união da Spin Educar com a Leader Soluções Educacionais.

Somos uma empresa de soluções educacionais que acredita no talento humano. Nossa atuação tem como foco potencializar a manifestação destes talentos, que na maioria das vezes estão adormecidos e precisam ser exercitados.

leaderspin.com.br

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin