ARTIGO

Blended Learning – uma experiência única de ensino
Leader Educa

Leader Educa

No modelo educacional padrão, o blended learning muitas vezes refere-se ao uso de equipamentos de laboratório ou computadores para complementação de aulas e fortalecimento do processo de ensino através da prática e aplicação das teorias aprendidas.

Já no mundo da educação a distância, o blended learning refere-se à utilização complementar de e-learning ao modelo de ensino presencial, devido aos benefícios que ele oferece em larga escala. Muitas vezes, o termo é compreendido apenas como uma mistura de duas modalidades de aprendizagem (off e on-line), mas na verdade esta estratégia de ensino é muito mais do que a multiplicidade de canais, é uma combinação maior de métodos de ensino, um novo conceito de aprendizagem contínua e irrestrita, uma vez que se dá em diferentes contextos e espaços.

Desta forma, o blended learning pode oferecer novas oportunidades de aprendizagem, além de permitir combinar diversas abordagens em um mesmo plano educacional, garantindo um ensino compartilhado e customizado para atender as reais necessidades de cada projeto

Porque o Blended Learning é uma experiência única de ensino? Temos alguns pontos:

 

  • Maior engajamento em função da variedade de conteúdos

O b-learning, através do uso do e-learning como o método complementar ao modelo de educação tradicional, usa uma infinidade de diferentes tipos de materiais: vídeos, áudios, apresentações visualmente aprimoradas, dentre várias outras ferramentas, o que ajuda a manter os alunos envolvidos e garante maior compreensão do conteúdo – algo que nem sempre é possível no ambiente acelerado de uma sala de aula física.

 

  • Alunos diferentes, estilos diferentes

Diversificar os métodos de ensino é uma boa maneira de abordar as questões que surgem quando se oferece um mesmo curso para uma grande quantidade de pessoas. Isso vale tanto no modelo tradicional de educação quanto no treinamento corporativo. O blended learning complementa ambos e garante uma aprendizagem mais personalizada, seja oferecendo a possibilidade de aprender a seu tempo (através da flexibilização de horários), seja através da construção de conteúdos customizados para atender necessidades especiais.

 

  • Avaliações e correções personalizadas

Os relatórios LMS são bons não apenas porque permitem uma representação gráfica da informação, mas também porque possibilitam uma visão geral do que os alunos estão fazendo e o quanto progrediram, por exemplo. O b-learning, ao propor diferentes métodos de aprendizagem e diferentes tipos de materiais, permite ao professor ajustes não apenas no conteúdo, mas também nas ênfases dadas a determinados canais, materiais e interações.

 

  • Feedback aprimorado

O feedback é muito importante, já que é o principal indicador do desempenho e do progresso dos alunos. Para os professores a aplicação de testes e questionários on-line, ou a análise de relatórios oferecidos pelo LMS, significa preservar tempo de aula – é avaliar mais e melhor com um investimento otimizado de recursos e tempo.

 

  • Transforma o aprendizado 

A aprendizagem não pode ser vista como uma atividade sisuda e séria demais. Uma tendência, em especial,  é destaque quando pensamos numa construção engajadora do ensino: “Gamification”.

 

Como resultado final, o blended learning permite que os alunos tenham acesso a informações de qualquer lugar, criando sua própria programação de aprendizado de forma eficaz, apreciando o processo.

 

Sem Título-1

Sobre a LeaderSpin

A LeaderSpin é resultado da união da Spin Educar com a Leader Soluções Educacionais.

Somos uma empresa de soluções educacionais que acredita no talento humano. Nossa atuação tem como foco potencializar a manifestação destes talentos, que na maioria das vezes estão adormecidos e precisam ser exercitados.

leaderspin.com.br

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin