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Blended learning: entenda os benefícios da aprendizagem híbrida para empresas

a imagem tem cinco pessoas reunidos em uma sala com blocos de anotação, enquanto uma delas explica algo para os demais, representando o que é o blended learning

Com a modernização dos estudos e as novas técnicas de aprendizagem, grande parte das empresas tem se dividido entre o formato tradicional na hora de aplicar seus treinamentos e a modalidade de ensino à distância. Porém, há como combinar os dois processos e flexibilizar o processo de aprendizado: utilizando o blended learning (ou b-learning). 

Continue acompanhando a leitura para conhecer esse formato de aprendizagem e descobrir como implantá-lo na sua organização!

Qual é o significado de blended learning?

O blended learning, ou b-learning, é uma modalidade de aprendizagem híbrida que busca combinar práticas pedagógicas do ensino presencial e do ensino à distância. Seu foco está em melhorar o desempenho dos alunos em ambos os ensinos.

Apesar do conceito “blended learning” ser mais difundido na área da educação, é um termo que assume diferentes denominações, como “aprendizagem híbrida”. No entanto, o seu significado é consensual.

Optar por utilizar um modelo híbrido exige uma estratégia onde o primeiro passo precisa ser identificar entre os colaboradores aqueles que estão interessados em participar desta mudança e o objetivo final da empresa com essa implementação.

Quais são as características do ensino híbrido?

O blended learning tem ganhado cada vez mais força com os avanços tecnológicos e da inovação na educação. 

Sua popularidade nas empresas se dá, principalmente, pela humanização da relação entre aluno, professor e organização. Essa condição é proporcionada pela combinação do online e off-line.

Nesse contexto, as empresas que aplicam esse sistema em seus cursos e programas de treinamento disponibilizam um formato de aulas que concilia os encontros presenciais no espaço físico da organização e as atividades realizadas em ambientes virtuais de aprendizagem

Dessa forma, os colaboradores visualizam os materiais na plataforma EaD e discutem os conteúdos presencialmente com seus tutores e colegas.

Além disso, o blended learning abre um espaço dinâmico para o pensamento crítico. Assim, os colaboradores têm a oportunidade de compreender os assuntos de forma mais aprofundada e, ainda, levar dúvidas e curiosidades para os encontros presenciais.

O ensino híbrido também é capaz de unir o melhor das modalidades. O objetivo é conferir melhores condições de aprendizagem aos alunos.

Afinal, a metodologia possibilita a integração perfeita entre o uso das tecnologias e o formato tradicional.

Outro ponto importante é que o sistema pode ter sua estrutura desenvolvida com práticas síncronas ou assíncronas, ou seja, em situações onde o professor e os alunos trabalham juntos em um horário já predefinido ou em períodos flexíveis. 

O blended learning, porém, não é totalmente assíncrono, já que ele exige uma disponibilidade individualizada para as aulas presenciais.

Embora para alguns essas atividades em conjunto não possuem valor pedagógico, a essência da metodologia é extremamente clara: ela utiliza a tecnologia em seus procedimentos não apenas para somar, mas também para conferir qualidade, aperfeiçoar e transformar o processo de aprendizagem.

Qual é a diferença entre B-learning e e-learning?

O sistema blended learning ainda é muito confundido por algumas pessoas com a modalidade de ensino à distância. Porém, é necessário ressaltar que não se trata da mesma coisa. 

Nesse contexto, a principal diferença entre os dois métodos está na frequência e no objetivo dos encontros.

O ensino híbrido não é baseado apenas nos materiais online e na utilização de uma plataforma virtual para o compartilhamento do conhecimento, mas usa a tecnologia como um complemento para aquilo que pode ser aprendido nos encontros presenciais, como aliada do aprendizado. 

Ou seja, o simples uso desse tipo de tecnologia no processo de aprendizagem não define essa metodologia.

Nos cursos EaD, todo o processo de aprendizagem é feito em um ambiente virtual, como aulas, atividades, fórum de dúvidas, suporte, provas, etc. 

Já os encontros presenciais acontecem, eventualmente, apenas para a aplicação das avaliações finais, quando necessário. Para uma prática realmente eficiente e adequada, é essencial investir em uma boa gestão em EaD.

Por outro lado, nas empresas que utilizam o sistema blended learning, as reuniões presenciais acontecem de forma mais frequente, em média, em pelo menos um final de semana por mês. 

Assim, a metodologia é excelente para os profissionais que dispõem de uma agenda mais corrida durante os dias da semana.

Além disso, nos encontros presenciais, as aulas são marcadas por dinâmicas de exercícios, práticas e atividades com foco em humanizar a relação entre professor e aluno, ampliando e desenvolvendo o processo de aprendizagem.

Também ocorre a melhora do clima organizacional, estreitando o relacionamento de toda a equipe durante o processo.

Como funciona o blended learning?

Nem todas as pessoas aprendem da mesma forma. Alguns são mais visuais e auditivos, outros são muito mais práticos, ou seja, precisa ter maior interação com a disciplina para assimilar seu conteúdo.

Por isso, o blended learning tem se destacado. Ele é capaz de transformar um método de didática retórica em um modo realmente interativo para o mais diverso perfil de usuário. 

Na prática, esse método de aprendizagem combinado se apresenta como uma alternativa eficaz para grupos de colaboradores com diferentes níveis de competência e capacidade.

Além disso, em um cenário cada vez mais dinâmico e competitivo, as empresas devem estar sempre em busca de atingir um alto desempenho, aplicando a tecnologia para avançar na educação. 

Para isso, o blended learning trouxe uma nova perspectiva aos métodos de aprendizado. Afinal, ele pode ser digital, individualizado, adaptativo, combinado ou personalizado.

Para garantir essa experiência associada, os cursos baseados no ensino híbrido seguem dois caminhos: ou adotam mais práticas da metodologia à distância, ou utilizam mais recursos do método tradicional.

Veja a seguir como funciona cada uma delas:

B-learning com foco presencial

Essa modalidade tem como objetivo o envolvimento e a interação dos colaboradores entre si e com seus tutores. 

Nesse estilo de aplicação, os conteúdos costumam ser liberados de forma antecipada em uma plataforma virtual, onde os participantes se encontram de forma presencial para discutir os pontos de interesse em grupo.

Além disso, no blended learning com foco presencial, apesar das atividades e trabalhos serem desenvolvidos em sala de aula, as entregas são realizadas on-line.

B-learning com foco a distância

Nesse segundo formato, as plataformas online não funcionam apenas como uma base para o compartilhamento e armazenamento de trabalhos, mas também como um local para os colaboradores trocarem informações uns com os outros, compartilhar dicas de conteúdos e abrir fóruns de discussão.

No blended learning com foco a distância, é comum que os alunos façam todas as pesquisas, tarefas e exercícios em casa. Eles utilizam os encontros presenciais apenas para a realização de apresentações de trabalho ou avaliações.

Vale lembrar que as avaliações das aprendizagens podem variar de acordo com o intuito de cada curso que o colaborador for realizar. 

Além disso, os dois modos podem ser combinados conforme a necessidade e situação, sendo provas on-line ou presenciais, apresentação de trabalho, atribuição de nota por participação em discussões, entre outros.

Quais são os 5 tipos de ensino híbrido?

Existem 5 tipos principais de ensino híbrido. Confira a seguir quais são eles:

1. Sala de aula invertida

No modelo sala de aula invertida, o aluno estuda o material da aula antes do encontro presencial, buscando se aprofundar no assunto. Ele colhe informações úteis e separa suas dúvidas para que sejam tiradas em grupo.

Diferente do ensino tradicional, o aluno tem o contato com o material em primeira mão, estudando o conteúdo sozinho para depois aplicar os conceitos e tirar dúvidas entre os colegas e com os professores.

2. Flex

Esse modelo foi muito utilizado como metodologia do ensino híbrido no período da pandemia

O Flex dá protagonismo ao aluno e coloca o professor na função de tutor e mediador para tirar dúvidas, motivar e organizar o programa de estudo. 

Dessa forma, as atividades podem variar entre individual e coletivo trazendo interação para a turma.

3. Laboratório rotacional

Nesse modelo, a turma é dividida em dois grupos de forma alternada, onde uma parte realiza atividades online e a outra tem o apoio do professor em sala de aula. 

Assim, o colaborador possui autonomia no estudo com apoio da tecnologia, mas continua com o suporte do professor presencialmente para a realização dos exercícios e para tirar dúvidas.

4. À la carte 

Aqui a estrutura física tradicional é mantida, porém, o modelo oferece disciplinas que devem ser realizadas 100% no ambiente virtual. 

Sendo assim, a instituição de ensino pode oferecer cursos com assuntos diversos para que o próprio aluno escolha o que deseja estudar.

5. Rotação por estações

Por fim, no modelo de rotação por estações, os alunos são divididos por grupos baseado em estações de aprendizagem, ou seja, cada um tem objetivos de aprendizagem diferentes e complementares. 

Esse formato, além de auxiliar no desenvolvimento do protagonismo dos estudantes, dá a responsabilidade ao professor de atuar como mediador e organizador do revezamento nas estações de aprendizagem.

Quais são as vantagens do ensino híbrido?

O blended learning apresenta diversas vantagens para as empresas. Veja quais são elas:

Redução de custos de treinamento

A redução de custos é uma das vantagens mais perceptíveis em todo o processo híbrido, desde o desenvolvimento dos conteúdos até o valor final do curso para o aluno.

Dessa forma, as organizações podem diminuir despesas com o espaço das aulas, preparando um lugar mais estratégico para receber os colaboradores apenas nos dias em que acontecem os encontros presenciais.

Geração de maior autonomia para os colaboradores

A aplicação do ensino híbrido proporciona maior autonomia para os estudantes. 

Dependendo do modelo escolhido pela empresa, os alunos podem fazer seus próprios cronogramas, além de definir suas prioridades entre os conteúdos, sendo uma metodologia flexível e personalizável.

Maior flexibilidade de aprendizagem

Existem diversas formas de aplicar o ensino híbrido em sua organização. 

Esses diferentes modelos permitem que a empresa avalie e escolha aqueles que são mais interessantes para determinado curso ou disciplina, e que estão alinhados com as possibilidades e necessidades do negócio.

Dentre eles, existem os modelos sustentados, focados em atividades majoritariamente presenciais e os modelos disruptivos, onde a maior parte das atividades se dão em um ambiente online. 

Em ambos os modelos, as tecnologias digitais contemporâneas são utilizadas com o objetivo principal de trazer conteúdo e aprendizado de qualidade para os colaboradores.

É importante frisar que ambos os modelos de ensino híbrido podem ser aplicados no Brasil. Basta que a empresa desenvolva aquele que é mais coerente com sua necessidade e objetivo.

Como implantar o b-learning na empresa?

Agora que você já sabe como o blended learning funciona, é hora de conhecer como ele funciona na prática!

Não existem roteiros prontos ou uma receita mágica para sua implementação. 

Porém, é importante seguir alguns passos para ter sucesso na aplicação desse modelo de ensino. Confira abaixo:

Incentive a interação dos colaboradores

O encontro presencial é um momento especial dentro do blended learning, que deve ser muito bem aproveitado. 

Portanto, trabalhe os encontros buscando incentivar a participação de todos os colaboradores. Quando os colaboradores trocam experiências, as chances de haver um melhor aprendizado e da criação de novos conhecimentos aumentam.

Por isso, incentive a conexão mais profunda dos colaboradores neste momento e acompanhe o desenvolvimento de cada um em suas funções após os treinamentos, sejam eles presenciais ou online.

Monitore o desempenho de aprendizagem

Independente da forma como o conteúdo é disponibilizado (on-line ou presencial), é importante acompanhar o desempenho dos colaboradores.

Para isso, após cada módulo finalizado, é recomendado fazer uma avaliação para monitorar o nível de aprendizado. 

Assim, os colaboradores sentem que a organização está preocupada em oferecer um conteúdo de qualidade e a empresa ainda recebe um feedback sobre os treinamentos.

Ofereça treinamentos de acordo com a necessidade dos colaboradores

Os conteúdos oferecidos no ambiente virtual e no modelo presencial devem estar alinhados entre si, sendo coerentes.

Dessa forma, os alunos seguem um cronograma de ensino que faz sentido com a necessidade deles, melhorando o aprendizado e a motivação para participar dos treinamentos.

Escolha uma plataforma completa

Existem diversas plataformas de gestão do conhecimento e compartilhamento de conteúdos nas organizações, que podem ser úteis para a aplicação do e-learning em sua empresa.

Por isso, é importante analisar e escolher aquela que mais se enquadra na realidade da sua empresa.

A Leader Educa, por exemplo, oferece soluções de aprendizagem em educação corporativa presencial e a distância. 

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