Leader Educa

Veja como o e-learning pode revolucionar o processo de aprendizagem da empresa

na imagem tem um homem em um escritório digitando no computador e ao fundo três pessoas conversando. Representando o que é e-learning.

O universo do treinamento corporativo vive em constante transformação. Dessa forma, o processo de capacitação dos colaboradores já não precisa obrigatoriamente ser realizado em uma sala de aula física. Afinal, com o uso do e-learning é possível construir um ambiente totalmente virtual e desfrutar dessa nova realidade.

Confira, a seguir, o que é o método e-learning, seus benefícios e como implementá-lo em sua empresa!

O que é o método e-learning?

O E-learning (electronic learning), cujo termo pode ser traduzido para aprendizado eletrônico, é uma modalidade de ensino à distância que utiliza recursos online para o compartilhamento de conteúdos educativos.

Assim, o método possibilita a autoaprendizagem por meio de ferramentas didáticas organizadas em uma plataforma tecnológica de armazenamento de informação.

Existem diversos formatos de conteúdos que podem ser usados, como:

  • Vídeos;
  • Tutoriais;
  • Animações;
  • Videoaulas;
  • Storytelling;
  • Entre outros.

Quais são as características do e-learning?

As principais características do e-learning incluem flexibilidade, conveniência, interatividade e acessibilidade.

Ele permite que os alunos aprendam em seu próprio ritmo, a qualquer hora e de qualquer lugar, usando dispositivos como laptops, tablets e smartphones. 

O método incentiva os alunos a assumirem a responsabilidade por seu aprendizado e oferece oportunidades de colaboração com outros alunos e instrutores.

O e-learning também pode incorporar recursos multimídia para aprimorar a experiência de aprendizado. No geral, o e-learning oferece uma abordagem moderna e eficaz para a educação.

Como funciona o e-learning nas empresas?

O funcionamento do e-learning corporativo está totalmente ligado à tecnologia. Por isso, é necessário ter uma plataforma de aprendizado virtual, também conhecida como Learning Management System, para a aplicação dos treinamentos.

Com esse tipo de sistema, é possível simular uma sala de treinamentos real por meio das diversas funcionalidades e recursos que ajudam a tornar a experiência de educação mais eficiente, dinâmica, exclusiva e inovadora. Também é possível personalizar as aulas com base nas preferências do novo perfil de talentos.

O foco do e-learning é proporcionar uma experiência de aprendizado remota e interativa, de forma que facilite o compartilhamento dos conteúdos, trazendo benefícios tanto para o colaborador quanto para a empresa.

Exemplos de e-learning

O e-learning pode ser aplicado de duas formas, a primeira é o e-learning educacional, voltado para escolas e universidades.

A segunda forma utilizada é o e-learning corporativo, que tem como foco desenvolver a educação nas empresas de forma dinâmica e efetiva. 

O ensino eletrônico corporativo busca alcançar resultados previamente estipulados e, por isso, é construído com base na prática coordenada dos recursos humanos ou de gestão de pessoas.

Quais são as vantagens do e-learning?

O e-learning é um método inovador de educação que ganhou imensa popularidade nos últimos anos. 

Ele transformou a abordagem tradicional de aprendizagem, proporcionando aos indivíduos uma maneira mais conveniente, acessível e econômica de adquirir conhecimentos e habilidades. 

Aqui estão algumas das vantagens do método e-learning:

Especialização dos recursos humanos

O e-learning permite aos indivíduos o acesso a formações e cursos específicos para as suas necessidades e interesses. Isso permite que eles adquiram o conhecimento e as habilidades necessárias para desempenhar melhor seus trabalhos. 

Isso permite que o RH esteja mais bem preparado para desempenhar as suas tarefas, conduzindo o setor a melhores resultados.

Redução de custos

O e-learning elimina a necessidade de configurações tradicionais de sala de aula, livros didáticos e outros materiais de aprendizagem. Isso reduz significativamente o custo da educação. 

Também elimina a necessidade de viagens, hospedagem e outras despesas associadas aos métodos tradicionais de aprendizado, tornando-se uma alternativa mais acessível.

Gestão das competências

O e-learning permite que as organizações monitorem o progresso e o desempenho dos seus colaboradores. 

Isso ajuda a identificar lacunas de competências e a desenvolver programas de treinamento para lidar com esses gaps. Também permite avaliar a eficácia dos programas de treinamento.

Nivelação de conhecimento

O e-learning fornece um campo de atuação nivelado para os alunos, independentemente de sua formação, educação ou experiência. Isso garante que todos tenham acesso à mesma qualidade de educação, independentemente de sua localização ou status socioeconômico.

Como implantar e-learning na empresa?

Desenvolver uma cultura educativa e treinar colaboradores é uma estratégia extremamente importante. Independente do tamanho da empresa, o e-learning pode ser aplicado. 

Para tornar essa metodologia uma realidade em seu cenário, confira um passo a passo para colocá-la em prática.

1. Faça um planejamento prévio

O primeiro passo é ter um planejamento prévio detalhado.

Nessa etapa, deve ser feito um levantamento das necessidades da organização, falhas, pontos fracos e fortes, deficiências comportamentais e de competências. Dessa forma, é possível entender como o treinamento pode auxiliar os colaboradores em seus resultados.

Além disso, é importante realizar uma análise de mercado, buscando entender os concorrentes e seus colaboradores. A partir das informações obtidas, você irá conseguir traçar temas, definir formatos, ferramentas, necessidades, objetivos e metas.

Com essas informações em mãos, é possível fazer um levantamento numérico da estratégia. Isso ajudará a definir os resultados que a empresa busca com a aplicação do e-learning. Alguns exemplos são: aumento de vendas, redução no tempo de execução das tarefas, redução de custos, melhorias no atendimento ao cliente, etc.

Neste momento, lembre-se de traçar metas que estejam dentro do orçamento. Os dados levantados podem auxiliar na escolha de estratégias de acordo com sua realidade financeira. Defina metas alcançáveis e realistas para que ao final do processo não haja frustrações.

2. Separe o conteúdo em módulos

Ter um conteúdo bem planejado e distribuído é fundamental para o sucesso da aprendizagem no e-learning. Por isso, essa é uma etapa essencial para a estruturação dessa metodologia.

Nesse passo, é necessário desenvolver roteiros e materiais, dividindo-os em módulos. É importante levar em consideração aqui que o aluno não terá o auxílio de professores enquanto estiver estudando. 

Portanto, faça conteúdos de valor e organize-os da melhor forma, para que o processo de aprendizagem seja simples e eficaz.

3. Realize a produção ou contrate uma plataforma

Defina quem irá realizar a produção dos conteúdos. Serão os gestores de cada área, profissionais especializados ou será contratada uma plataforma para isso?

Independente da aplicação escolhida, busque manter padrões para a elaboração dos temas e de fazer o conteúdo com uma linguagem direcionada ao seu público, roteirizando os treinamentos e conteúdos de acordo com quem irá acessá-lo.

O uso de plataformas terceirizadas facilita a aplicação do e-learning Afinal, os gestores não vão precisar se preocupar com a criação e aplicação dos conteúdos, podendo focar no planejamento e na análise das métricas.

O e-learning corporativo é uma metodologia totalmente personalizável. As plataformas de aprendizagem auxiliam na organização das informações de cada perfil do usuário e na aplicação personalizada de cada material.

Isso permite que os conteúdos sejam feitos de formas diferentes para cada setor e que haja uma maior aproximação com o colaborador.

4. Escolha a plataforma adequada

Ao optar por usar uma plataforma especializada, é necessário escolher a mais adequada para sua organização. 

É nela que os cursos e treinamentos são desenvolvidos e disponibilizados para acesso. Lá também ficam os dados de todos os participantes armazenados de forma organizada e disponibilizados para que os tutores e monitores possam acompanhá-los.

Esse ambiente corresponde a uma sala de aula, só que totalmente on-line! A plataforma oferece diversas possibilidades para o processo de ensino, como a disponibilização de ferramentas para interação entre tutores e alunos a distância.

5. Faça a divulgação interna dos cursos

Com a estratégia e o conteúdo pronto, é hora de divulgar para os colaboradores para que a plataforma comece a ser acessada e gere os retornos esperados. 

É essencial que esse momento não seja ignorado. Por isso, crie estratégias para uma boa divulgação interna dos cursos.

É possível utilizar algumas ferramentas, como o e-mail marketing, conversas diretas dos gestores com os times, jornal mural, rádio e televisão corporativa. O importante é que a informação chegue a todos os profissionais.

Lembre-se de não apenas divulgar, mas conscientizar os colaboradores sobre a importância do desenvolvimento e aprendizado, criando uma cultura de aprendizagem no ambiente.

Quanto mais os colaboradores se engajarem com a ideia e enxergarem os benefícios pessoais e profissionais dos treinamentos, mais eles se tornam divulgadores também.

Por isso, sempre que existir um novo treinamento e curso específico para um setor ou equipe, não se esqueça de reforçar a divulgação. Assim, você irá garantir que todos participem de fato daquilo que está sendo desenvolvido.

6. Realize a análise do ROI de treinamento

Após a aplicação dos treinamentos, a única forma de saber se o aprendizado está sendo eficaz, é realizando uma análise de ROI, abreviação do termo em inglês “Return Over Investment”, traduzido para “Retorno Sobre Investimento”. 

Trata-se de um indicador gerencial utilizado para analisar o resultado financeiro de um investimento realizado, seja ele positivo ou negativo.

Dessa forma, é possível saber se os colaboradores estão realmente engajados e participando dos cursos e atividades disponibilizados no e-learning.  Além de poder saber se as metas e objetivos traçados estão sendo alcançados e, se o desempenho do curso tem sido o esperado, visando ajustes e melhorias futuras.

As plataformas LMS facilitam esse tipo de acompanhamento e gerenciamento. Por meio delas, é possível encontrar relatórios e resultados individuais de provas, atividades, tempo gasto na plataforma, entre outras informações.

Por isso, explore todos os recursos da plataforma e utilize o que a plataforma fornece, definindo os indicadores mais importantes para o seu negócio.

Também é importante buscar feedbacks para entender o que os colaboradores estão pensando sobre a estratégia. Eles são os usuários da plataforma, ou seja, deles podem ser extraídos pontos de melhoria importantes sobre a metodologia do e-learning.

Como escolher uma plataforma e-learning corporativo?

Existem diversas plataformas de e-learning no mercado. Portanto, pode ser uma tarefa complicada escolher uma sem ter certa experiência com esse tipo de tecnologia

Porém, existem alguns pontos que, ao serem analisados, podem ajudar a filtrar as que mais se adequam ao seu negócio.

Para isso, faça um levantamento dos seguintes pontos: seu público-alvo, quantidade de usuários, tipos de estratégias educacionais, tipos de materiais que serão disponibilizados, a integração da plataforma com outras tecnologias que já foram adotadas pela empresa e tipos de relatórios de desempenho disponíveis.

Para iniciar sua busca e facilitar seu processo de filtragem, liste todos os seus requisitos e assim você encontrará a melhor plataforma.

Conheça os recursos da Leader Educa

A Leader Educa, por exemplo, oferece soluções de aprendizagem em educação corporativa presencial e a distância. 

Com serviços de consultoria, treinamentos e universidade corporativa, nosso diferencial é transformar treinamentos em experiências de aprendizagem, oferecendo as seguintes soluções:

  • Tech: ressignificamos o saber, utilizando a tecnologia como sua aliada. Desenvolvemos conteúdos digitais e facilitações virtuais que geram valor;
  • Knowledge: oferecemos eficiência e dinamismo no resultado com soluções customizadas presenciais e a distância;
  • Flash: proporcionamos agilidade e facilidade nos processos de aprendizagem e desenvolvimento de trilhas do conhecimento, com conteúdos prontos para serem implementados.

Clique aqui e saiba mais sobre as soluções de educação corporativa da Leader Educa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×