Você já ouviu falar em ROI? Inicialmente, o ROI era uma métrica restrita ao mundo das finanças. No entanto, passou a ser muito utilizado nas empresas e hoje também tem sido usado para medir os resultados obtidos dos investimentos feitos em treinamento.
No entanto, segue sendo um desafio para os profissionais da área de treinamento demonstrar, na prática, quais foram os retornos obtidos em um projeto de educação corporativa, por exemplo.
Medir o ROI em programas de aprendizagem mostra que mensurar resultados de investimentos em educação é bem diferente de analisar dados financeiros.
O desafio aqui é identificar métricas que mostram os resultados pensando em médio e longo prazo, já que uma visão imediatista e com escopo limitado são os principais problemas para cálculo de retorno nesta atividade.
Continue a leitura e saiba mais como deve ser feito o cálculo de ROI de treinamento e como mensurar os resultados!
O que é ROI de treinamento?
O retorno sobre investimento ou ROI, do inglês “Return On Investment” é um indicativo usado para medir o retorno obtido a partir de um determinado investimento.
Ou seja, o quanto de dinheiro se ganhou ou se perdeu como resultado de algum tipo de aplicação.
O ROI do treinamento é o cálculo dos benefícios financeiros recebidos de um programa de treinamento dividido pelo seu custo.
A fórmula para calcular o ROI de um programa de treinamento é:
ROI = (Resultado obtido – Investimento) / Investimento
Quais são os benefícios de calcular o ROI de treinamento?
Calcular o ROI de um programa de treinamento é crucial para organizações que desejam medir a eficácia de seu investimento em treinamento.
Confira abaixo o que é possível fazer com os resultados:
- Medir a eficácia do programa de treinamento: ao calcular o ROI do programa, a organização pode determinar se o treinamento foi eficaz e atingiu seus objetivos;
- Identificar áreas de melhoria: o cálculo também pode ajudar a organização a identificar áreas que precisam ser melhoradas. Isso pode auxiliar a empresa a aprimorar o programa de treinamento para sessões futuras;
- Justifique os investimentos em treinamento: a organização pode justificar seus investimentos em treinamento para as partes interessadas;
- Maximize o ROI do treinamento: ao calcular o ROI de um programa de treinamento, a empresa pode identificar maneiras de maximizar o ROI dos programas futuros.
Como calcular o ROI de um treinamento?
Calcular o ROI de um programa de treinamento envolve várias etapas. Veja abaixo quais são elas:
1. Entenda a Fórmula ROI do Treinamento
A fórmula para calcular o ROI de um programa de treinamento é:
ROI = (Resultado obtido – Investimento) / Investimento
Esta fórmula pode ser dividida em duas partes. A primeira parte é o ganho com o investimento, que é o benefício financeiro recebido com o programa de treinamento.
A segunda parte é o custo do investimento, que inclui o custo do programa de treinamento, incluindo custos diretos e indiretos.
2. Realize o levantamento dos custos do treinamento
Para calcular o custo do programa de treinamento, uma organização deve considerar os custos diretos e indiretos.
Os custos diretos incluem o custo de materiais, instrutores e outras despesas relacionadas ao programa.
Os custos indiretos incluem o custo do tempo dos funcionários, perda de produtividade e outras despesas que podem surgir ao longo do treinamento.
3. Selecione os resultados que deseja avaliar
Depois de calcular o custo do programa de treinamento, a empresa deve selecionar os resultados que deseja avaliar. Esses resultados podem ser quantitativos ou qualitativos.
4. Atribua um valor aos resultados
Para calcular o ganho do investimento, uma organização deve atribuir um valor aos resultados que deseja avaliar. Este valor pode ser em termos monetários ou não monetários.
5. Isole os efeitos do treinamento
Para calcular o ROI de um programa de treinamento com precisão, a organização precisa isolar os efeitos do treinamento de outros fatores que podem afetar os resultados.
Por exemplo, se uma empresa implementa um novo programa de treinamento de vendas, ela deve isolar os efeitos desse programa de outros fatores que possam impactar as vendas, como mudanças no mercado ou mudanças na equipe de vendas.
Exemplo de cálculo de ROI na prática
Confira abaixo um exemplo na prática de cálculo de ROI de treinamento:
- Situação atual: uma equipe comercial faz 5 visitas para fechar uma venda.
- Objetivo do treinamento: essa mesma equipe, 90 dias após o treinamento, deve conseguir fechar uma venda a cada 4 visitas.
- Impacto no negócio: comparar os resultados dos indicadores, antes e depois do treinamento da equipe comercial.
- Antes do treinamento: o custo de cada visita é de R $150,00 e o ticket médio de cada venda é de R $5.000,00. Isso significa que o custo para fechar uma venda é de R $750,00, o que representa 15% da receita bruta.
- Depois do treinamento: se o objetivo do treinamento for atingido, o custo de uma venda passa a ser de R $600,00, com uma economia de R $150,00. O custo para fechar uma venda passa a representar 12% da receita bruta.
Cenário da equipe de vendas antes do treinamento:
Cada vendedor faz 20 visitas/mês, ou seja, realiza 4 vendas por mês, totalizando em média R $20.000,00 de receita bruta e um custo de R $3.000,00. A equipe tem 20 vendedores, o que resulta em um faturamento de R $400.000,00 e custo total das visitas de R $60.000,00.
- Resultado atual: R$ 340.000,00
Cenário da equipe de vendas depois do treinamento:
- 20 visitas = 5 vendas
- 5 vendas x 20 vendedores = 100 vendas.
- 100 vendas x R$ 5.000,00 (ticket médio por venda) = R$ 500.000,00
- Custo de vendas: R$ 60.000,00
- Resultado projetado: R$ 440.000,00
- Lucro com o treinamento = R$ 100.000,00
Cálculo do ROI para este exemplo:
- Lucro obtido com o investimento em treinamento: R$ 100.000,00
- Custo do investimento: R $20.000,00 para treinar a equipe em conceitos e práticas para fechamento efetivo de vendas.
- Cálculo ROI: R$ 100.000,00 – R$ 20.000,00 = 5
R$ 20.000,00
Este resultado significa que o retorno do investimento é 5 vezes maior do que o custo do investimento.
Como saber o ROI ideal?
Não existe um ROI de treinamento “ideal” que se aplique a todas as empresas, pois o retorno sobre o investimento (ROI) varia dependendo de uma série de fatores, incluindo o tipo de treinamento, o nível de habilidade dos funcionários, a indústria em que a empresa está inserida, o tamanho da empresa, entre outros.
No entanto, em geral, o ROI de treinamento ideal deve ser positivo, o que significa que os benefícios financeiros gerados pelo treinamento devem superar os custos do investimento.
Cada empresa deve avaliar seus próprios objetivos e necessidades em relação ao treinamento de funcionários e usar essas informações para determinar o ROI que é considerado “ideal” para seus negócios.
No entanto, existem algumas diretrizes gerais que uma organização pode seguir para determinar o ROI de treinamento ideal para o seu programa. Essas diretrizes são:
Não considere a duração do investimento
A duração do investimento não deve ser um fator para determinar o ROI ideal de um programa de treinamento.
Em vez disso, as organizações devem se concentrar nos benefícios financeiros recebidos do programa de treinamento em comparação com o seu custo.
Mensure apenas o retorno em dinheiro
As organizações devem medir apenas o retorno em dinheiro e não considerar outros fatores, como moral ou produtividade dos colaboradores.
Calcular o ROI de um programa de treinamento é crucial para organizações que desejam medir a eficácia de seu investimento em treinamento.
Ao entender a fórmula do ROI, realizar o custeio do treinamento e selecionar os resultados a serem avaliados, a empresa consegue organizar melhor seus investimentos e desenvolver um programa mais assertivo e eficaz.
Agora que você já sabe como calcular o ROI de treinamento, descubra como utilizar os indicadores de treinamento para rastrear e medir a eficácia dos programas de educação corporativa.