ARTIGO

Como a cultura de aprendizagem estimula a criatividade da equipe!
Leader Educa

Leader Educa

Ter uma equipe altamente criativa é o desejo de muitos gestores, não é verdade? É claro que todo colaborador de uma empresa tem um papel fundamental na organização, e a diversidade de características, habilidades e experiências são o que capacitam um time para tomar decisões e resolver problemas em uma empresa. 

Porém, a criatividade não precisa (e nem deve!) ser uma habilidade especial de alguns membros selecionados. Aliás, já falamos em diversas oportunidades sobre o assunto, como no e-book sobre Novos Líderes, escrito pela equipe da Leader Educa. Dá uma olhada nesse material superbacana!

O interesse de universidades e empresas pelos impactos da criatividade nos negócios tem sido cada vez maior e, recentemente, um estudo publicado no “Journal of Applied Psychology”, realizado pelas pesquisadoras Dana Vashdi, Ella Miron-Spektor e Hadas Gopher, concluiu que empresas que orientam seus colaboradores para o aprendizado, mantendo uma cultura de feedback e incentivando a criatividade, conseguem ter soluções mais criativas, inovadoras e em um espaço curto de tempo.

No estudo, as pesquisadoras mapearam todas as ações criativas e trajetórias de cada colaborador pesquisado durante 7 anos, considerando o número de ideias sugeridas e a qualidade dessas ideias a cada ano. 

O resultado obtido foi que, em alguns colaboradores, apesar das boas ideias no início da sua jornada, a qualidade delas foram diminuindo com o passar dos anos, enquanto para outros, a criatividade parecia aflorar enquanto o tempo passava. 

O que havia de diferente entre esses trabalhadores? 

Os trabalhadores com orientação para o desempenho viam sua criatividade como inata e fixa (ou você tem, ou não). Eles não acreditavam que são necessariamente capazes de mudança e adaptação” 

Porém, os trabalhadores com orientação para o aprendizado, aprimoraram sua criatividade produzindo melhores ideias e sustentando sua criatividade ao longo do tempo.

Chegamos no resultado que estávamos procurando: O aprendizado contínuo dos colaboradores pode ajudá-los a terem melhores ideias e resultados ao longo do tempo.

Então… 

Como estabelecer uma cultura de aprendizagem nos colaboradores?

Você chegou até este momento do texto, já compreendeu que, para ter uma equipe mais criativa e inovadora, ela precisa estar dedicada em continuar aprendendo, se desenvolvendo e aperfeiçoando a forma como trabalha. Porém, apesar da consciência sobre essa necessidade de ter uma equipe orientada para o aprendizado, como saber o que a empresa precisa fazer? 

Aqui vão algumas dicas interessantes:

  • Segurança para errar: Estimule um ambiente de segurança psicológica, para que os erros sejam aceitos de forma natural e vistos como uma oportunidade de aprendizagem, servindo como processo de amadurecimento e aperfeiçoamento;
  • Colaboração: Crie espaços colaborativos e mostre a importância de aprender com a experiência do colega. Se a equipe é multigeracional, promova integração e troca de experiências entre eles para que o time conheça e aprenda o melhor que cada geração tem a oferecer.
  • Aprenda a aprender: Com novas tecnologias, habilidades necessárias e ferramentas, é necessário ter em mente que é necessário reaprender sob uma nova ótica, assim, é possível aprender novidades. O design thinking, por exemplo, pode ajudar a organizar o aprendizado de maneira facilitada. 

Dica extra: Ferramentas como Evernote e outras ferramentas de gestão do conhecimento online também podem contribuir para que o time crie uma biblioteca de troca de informações e conteúdos valiosa!

  • Biblioteca de conteúdo: Crie um canal para compartilhar conteúdos em diversos formatos, como TEDs, artigos, filmes e materiais interessantes com a equipe. Mostre que você está sempre pensando em como espalhar conhecimento e aprendizado. Utilize esse canal para pedir dicas de livros, puxar conversas sobre temas diversos (como assuntos de dentro da organização ou temas relevantes para o mundo).
  • Eventos de Aprendizagem: Crie um fórum mensal (ou bimestral) para que alguém do time compartilhe um tema que goste de falar. Pode ter relação com a organização, mas não precisa ser uma regra. O importante é incentivar o aprendizado na essência. 

Estabelecer uma cultura de aprendizagem na sua empresa, além de estimular que a criatividade permaneça em alta, ainda pode fazer uma grande mudança de mindset. Em vez do estoque de conhecimento, um valor muito prezado antigamente, com pessoas-chave que detinham a maior parte do conhecimento na empresa e não compartilhavam para não correr o risco de perder a relevância, você perceberá o fluxo de conhecimento, um novo valor, na base da troca de experiências e informações. Essa mudança é boa para o seu negócio não somente porque as verdades se tornam obsoletas com muita velocidade, mas também para trazer mais engajamento entre os membros da organização – que pode gerar frutos de longo prazo. 

Viu só como a  criatividade é uma habilidade que pode ser (re)aprendida e estimulada? Através da cultura de aprendizagem, sua empresa pode investir em ferramentas, treinamentos e atitudes para estimular essa soft skill tão desejada na atualidade.

Como funciona dentro da sua empresa hoje?

A Leader Educa é especialista em educação corporativa, e cocria projetos para desenvolver equipes mais criativas e estimular ambientes de aprendizagem contínua. Mergulhamos na realidade da empresa para transformar sua equipe de acordo com as necessidades específicas. Para saber mais como podemos ajudar a transformar a cultura, o desempenho e também as relações interpessoais dos colaboradores entre em contato com a gente!

É possível ser criativo! Descubra!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin