Os multiplicadores internos são colaboradores aptos a compartilhar o conhecimento dos processos com outros colegas de equipe.
Eles são peças fundamentais para a manutenção da qualidade dos processos e do clima organizacional.
Para ser um multiplicador interno, é necessário que o profissional tenha soft skills aprimoradas, como oratória e persuasão. Essas competências são essenciais para a transmissão do conhecimento e para uma boa gestão de pessoas.
Continue a leitura para entender qual é o papel dos multiplicadores de conhecimento e como formá-los!
Qual é o papel do multiplicador de conhecimento?
Existem diferentes papéis dentro da função de multiplicador e cada um possui uma responsabilidade específica.
Além disso, é importante ressaltar que nem todo colaborador possui o perfil ideal para integrar essa equipe. É necessário avaliar os profissionais que se encaixam melhor.
Assim, é possível dividi-los de acordo com as funções abaixo:
Conteudista
Responsável por realizar a curadoria do conteúdo para a ação do Treinamento e Desenvolvimento (T&D).
O conteudista junta as informações para a criação de conteúdo base para o treinamento. Cabe a ele determinar o melhor método para levar conhecimento aos alunos.
Multiplicador de aprendizagem
Capaz de repassar as informações, multiplicando o conhecimento da empresa. Isso pode ser feito de forma presencial ou digital.
Além disso, o multiplicador de aprendizagem é responsável por compartilhar o conhecimento dos processos com outros colegas de equipe, mantendo a qualidade dos processos e do clima organizacional.
Apoiadores da aprendizagem
Esse profissional deve auxiliar nas dúvidas dos colaboradores sobre tudo o que foi aprendido no treinamento.
Aqui, o treinamento já foi produzido pelo conteudista e já passou pelo multiplicador de aprendizagem.
Quais são as características de um multiplicador de conhecimento?
Existem diversas características que compõem um verdadeiro multiplicador.
Ele deve ser um profissional que compartilha conhecimentos e metodologias. O multiplicador é capaz de transmitir as informações de forma clara, envolvendo e engajando os demais colaboradores por meio do seu conteúdo.
Com os treinamentos internos, eles conseguem disseminar informações e trazer alinhamento para a empresa.
Normalmente, são colaboradores experientes e com vasto conhecimento em determinado assunto, função ou setor.
Competências de um multiplicador de conhecimento
É importante destacar que os multiplicadores de conhecimento devem ser engajados e interessados em se desenvolver cada vez mais, buscando melhorias para sua metodologia e skills.
Eles não retêm conhecimento e se dedicam a passar todas as informações necessárias adiante.
Um multiplicador também possui boa comunicação, com objetividade e interatividade.
Essas competências são essenciais para que a mensagem transmitida seja compreendida e aceita pelo público.
Quais são os benefícios da formação de multiplicadores de conhecimento?
Ter multiplicadores de conhecimento é essencial para a competitividade da empresa no mercado.
Existem vários outros benefícios em contar com esse tipo de profissional em seu negócio. Confira abaixo!
1. Qualificação de colaboradores
O multiplicador interno é capaz de auxiliar a empresa a desenvolver o treinamento necessário para uma melhor qualificação dos colaboradores.
Ele ajuda na realização das tarefas de treinamento com excelência e cria soluções para possíveis problemas internos.
2. Redução de custo da empresa
Formar multiplicadores de conhecimento é uma ótima forma de valorizar bons profissionais e reduzir os custos com treinamentos.
Ao reduzir os custos operacionais e melhorar a produtividade, a empresa gera um impacto positivo no ROI (Retorno sobre o Investimento). Assim, o lucro líquido começa a crescer.
3. Desenvolvimento de uma cultura de colaboração
Ao fortalecer os grupos de multiplicadores de conhecimento, é possível desenvolver uma cultura de colaboração e cooperação, incentivando os profissionais a reconhecerem suas limitações e buscarem ajuda quando necessário.
Além disso, incentivar a interação e o fortalecimento do relacionamento também evita a sobrecarga dos líderes, melhorando a comunicação e o clima da empresa.
4. Maior engajamento dos colaboradores
Ter colaboradores satisfeitos e engajados no ambiente de trabalho impacta diretamente na qualidade do clima organizacional.
Esse fator é extremamente importante para que os processos aconteçam de forma mais fluida, possibilitando que metas desafiadoras sejam alcançadas.
Afinal, a relação que o colaborador tem com sua rotina de trabalho é um dos pontos mais importantes para a sua satisfação e engajamento com a empresa.
5. Maior segurança para a empresa
É comum encontrar nas empresas profissionais-chave, ou seja, aqueles que dominam determinado conhecimento, função ou competência.
Porém, a empresa pode acabar se tornando dependente de um desses colaboradores, que a qualquer momento podem faltar, se afastar ou até se desligar da organização, afetando de forma negativa o negócio.
Ao investir em multiplicadores, a empresa evita que as informações sejam perdidas. Assim, é possível garantir a segurança do negócio e o sucesso do compartilhamento do conhecimento.
Como formar multiplicadores de conhecimento?
Para formar multiplicadores de forma efetiva, é importante criar um programa de formação onde os profissionais serão capacitados para atuar como facilitadores dentro da empresa.
Crie um programa de multiplicadores de conhecimento
Criar um programa facilitará o processo de formação de multiplicadores. Veja abaixo as ações necessárias:
- Fazer identificação dos colaboradores com potencial: identifique os colaboradores que possuem potencial para ser um multiplicador;
- Orientar os multiplicadores internos: oriente os multiplicadores em seu desenvolvimento como treinadores e mentores, apresentando um panorama do funcionamento de um treinamento;
- Realizar o planejamento dos treinamentos: o treinamento precisa ser desenvolvido com base em um planejamento prévio;
- Investir em métodos de treinamento inovadores: com o uso de tecnologias aplicadas à educação ganhando cada vez mais força, é interessante investir em novos métodos para aumentar o engajamento, como a gamificação;
- Estimular os Multiplicadores Internos: as empresas precisam estimular os colaboradores a trocarem conhecimentos e assumir esse papel de multiplicadores de conhecimento.
Quer saber mais sobre quais são as etapas para criar uma formação de multiplicadores e como realizá-las? Explicamos tudo aqui! Não deixe de conferir!