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Entenda qual é o papel dos multiplicadores de conhecimento e como formá-los

a imagem tem três pessoas reunidos em um escritório com blocos de anotação, enquanto uma delas explica algo para os demais, representando o que são multiplicadores de conhecimento

Os multiplicadores internos são colaboradores aptos a compartilhar o conhecimento dos processos com outros colegas de equipe. 

Eles são peças fundamentais para a manutenção da qualidade dos processos e do clima organizacional.

Para ser um multiplicador interno, é necessário que o profissional tenha soft skills aprimoradas, como oratória e persuasão. Essas competências são essenciais para a transmissão do conhecimento e para uma boa gestão de pessoas. 

Continue a leitura para entender qual é o papel dos multiplicadores de conhecimento e como formá-los!

Qual é o papel do multiplicador de conhecimento?

Existem diferentes papéis dentro da função de multiplicador e cada um possui uma responsabilidade específica. 

Além disso, é importante ressaltar que nem todo colaborador possui o perfil ideal para integrar essa equipe. É necessário avaliar os profissionais que se encaixam melhor. 

Assim, é possível dividi-los de acordo com as funções abaixo:

Conteudista

Responsável por realizar a curadoria do conteúdo para a ação do Treinamento e Desenvolvimento (T&D).

O conteudista junta as informações para a criação de conteúdo base para o treinamento. Cabe a ele determinar o melhor método para levar conhecimento aos alunos.

Multiplicador de aprendizagem

Capaz de repassar as informações, multiplicando o conhecimento da empresa. Isso pode ser feito de forma presencial ou digital.

Além disso, o multiplicador de aprendizagem é responsável por compartilhar o conhecimento dos processos com outros colegas de equipe, mantendo a qualidade dos processos e do clima organizacional.

Apoiadores da aprendizagem

Esse profissional deve auxiliar nas dúvidas dos colaboradores sobre tudo o que foi aprendido no treinamento.

Aqui, o treinamento já foi produzido pelo conteudista e já passou pelo multiplicador de aprendizagem.

Quais são as características de um multiplicador de conhecimento?

Existem diversas características que compõem um verdadeiro multiplicador. 

Ele deve ser um profissional que compartilha conhecimentos e metodologias. O multiplicador é capaz de transmitir as informações de forma clara, envolvendo e engajando os demais colaboradores por meio do seu conteúdo. 

Com os treinamentos internos, eles conseguem disseminar informações e trazer alinhamento para a empresa.  

Normalmente, são colaboradores experientes e com vasto conhecimento em determinado assunto, função ou setor. 

Competências de um multiplicador de conhecimento

É importante destacar que os multiplicadores de conhecimento devem ser engajados e interessados em se desenvolver cada vez mais, buscando melhorias para sua metodologia e skills.

Eles não retêm conhecimento e se dedicam a passar todas as informações necessárias adiante.

Um multiplicador também possui boa comunicação, com objetividade e interatividade. 

Essas competências são essenciais para que a mensagem transmitida seja compreendida e aceita pelo público.

Quais são os benefícios da formação de multiplicadores de conhecimento?

Ter multiplicadores de conhecimento é essencial para a competitividade da empresa no mercado. 

Existem vários outros benefícios em contar com esse tipo de profissional em seu negócio. Confira abaixo!

1. Qualificação de colaboradores

O multiplicador interno é capaz de auxiliar a empresa a desenvolver o treinamento necessário para uma melhor qualificação dos colaboradores.

Ele ajuda na realização das tarefas de treinamento com excelência e cria soluções para possíveis problemas internos.

2. Redução de custo da empresa

Formar multiplicadores de conhecimento é uma ótima forma de valorizar bons profissionais e reduzir os custos com treinamentos.

Ao reduzir os custos operacionais e melhorar a produtividade, a empresa gera um impacto positivo no ROI (Retorno sobre o Investimento). Assim, o lucro líquido começa a crescer.

3. Desenvolvimento de uma cultura de colaboração

Ao fortalecer os grupos de multiplicadores de conhecimento, é possível desenvolver uma cultura de colaboração e cooperação, incentivando os profissionais a reconhecerem suas limitações e buscarem ajuda quando necessário.

Além disso, incentivar a interação e o fortalecimento do relacionamento também evita a sobrecarga dos líderes, melhorando a comunicação e o clima da empresa.

4. Maior engajamento dos colaboradores

Ter colaboradores satisfeitos e engajados no ambiente de trabalho impacta diretamente na qualidade do clima organizacional. 

Esse fator é extremamente importante para que os processos aconteçam de forma mais fluida, possibilitando que metas desafiadoras sejam alcançadas.

Afinal, a relação que o colaborador tem com sua rotina de  trabalho é um dos pontos mais importantes para a sua satisfação e engajamento com a empresa.

5. Maior segurança para a empresa

É comum encontrar nas empresas profissionais-chave, ou seja, aqueles que dominam determinado conhecimento, função ou competência. 

Porém, a empresa pode acabar se tornando dependente de um desses colaboradores, que a qualquer momento podem faltar, se afastar ou até se desligar da organização, afetando de forma negativa o negócio.

Ao investir em multiplicadores, a empresa evita que as informações sejam perdidas. Assim, é possível garantir a segurança do negócio e o sucesso do compartilhamento do conhecimento.

Como formar multiplicadores de conhecimento?

Para formar multiplicadores de forma efetiva, é importante criar um programa de formação onde os profissionais serão capacitados para atuar como facilitadores dentro da empresa.

Crie um programa de multiplicadores de conhecimento

Criar um programa facilitará o processo de formação de multiplicadores. Veja abaixo as ações necessárias:

  • Fazer identificação dos colaboradores com potencial: identifique os colaboradores que possuem potencial para ser um multiplicador;
  • Orientar os multiplicadores internos: oriente os multiplicadores em seu desenvolvimento como treinadores e mentores, apresentando um panorama do funcionamento de um treinamento;
  • Realizar o planejamento dos treinamentos: o treinamento precisa ser desenvolvido com base em um planejamento prévio;
  • Investir em métodos de treinamento inovadores: com o uso de tecnologias aplicadas à educação ganhando cada vez mais força, é interessante investir em novos métodos para aumentar o engajamento, como a gamificação;
  • Estimular os Multiplicadores Internos: as empresas precisam estimular os colaboradores a trocarem conhecimentos e assumir esse papel de multiplicadores de conhecimento.

Quer saber mais sobre quais são as etapas para criar uma formação de multiplicadores e como realizá-las? Explicamos tudo aqui! Não deixe de conferir!

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