ARTIGO

Multiplicadores internos: A importância de compartilhar conhecimento
Leader Educa

Leader Educa

Os seres humanos são a maior riqueza da humanidade.

Parece que esta é uma frase redundante, mas não é. Quando olhamos a fundo as organizações, percebemos que poucas dão o real valor ao capital humano.

Fala-se muito em inovação, disseminação correta de informações e crescimento sustentável. Atribui-se propósito, valores e ainda um código de ética para criar uma identidade do negócio, inserida da melhor forma, no mundo corporativo.

Mas será que os colaboradores estão identificados com o negócio a ponto de reconhecerem-se como ativo de conhecimento?

Qual é a abordagem utilizada na corporação para disseminar informações? Centralizada? Amarrada? Segura? Formal?

Se você não conhece a Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers, vale a pena fazer uma imersão no livro Liberdade para Aprender.

Se você ainda não identificou nenhum deles, basta pensar: quanto você compartilha, de tudo o que sabe, ao longo do seu dia com sua equipe, seu pares ou com qualquer colaborador de sua corporação.

Ser multiplicador é ter esta atitude, isto deve acontecer em qualquer oportunidade ou espaço. Não é preciso estar em uma sala de aula para compartilhar conhecimneto. Bastar saber e ser. Olhar e perceber o outro. Falar a linguagem do outro. De ser humano para ser humano.

Muitas vezes nos perguntam quais são as características de um bom multiplicador?

Apenas ser humano.

Temos muitas ferramentas para compartilhar informações, mas conhecimento é somente adquirido por aqueles que o vivenciaram. Esta é a sua riqueza, da sua corporação e da humanidade.

O modelo de ensino tradicional não mais alcança sua simples finalidade, que é retenção da informação pelo aprendiz.

Como seres humanos somos capazes de fazer muito mais. Somos capazes de transformar informação em conhecimento. Conhecimento relevante e importante para o outro. Conhecimento que produz novos saberes. Saberes que produzem novos processos, negócios…

Quem em sua corporação tem as habilidades descritas acima?

Este é um grande candidato a ser um multiplicador interno.

 

assinatura

Sobre a Leader 

Somos uma empresa de soluções educacionais, com 26 anos de história, que acredita no talento humano. Nossa atuação tem como foco potencializar a manifestação destes talentos, que na maioria das vezes estão adormecidos e não são exercitados. Utilizamos metodologias andragógicas que contextualizam e suavizam o processo de aprendizagem, garantindo sua eficácia. Estimulamos desta forma a transformação das equipes e organizações.

leaderconsultores.com.br

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin