A gestão do conhecimento nas organizações, do inglês Knowledge Management ou “KM”, é o processo responsável por reunir, estruturar, reter e compartilhar o conhecimento dentro da empresa.
O conceito tem como base uma abordagem multidisciplinar para alcançar os objetivos organizacionais, gerando valor significativo tanto para o capital humano quanto para o seu negócio.
Continue acompanhando a leitura e saiba como esse processo pode ajudar na sua empresa!
Qual a importância da gestão do conhecimento nas organizações?
A gestão do conhecimento consegue ajudar empresas a aproveitarem os dados de negócio, o capital intelectual e as tecnologias disponíveis.
Confira abaixo quais são os principais benefícios desse processo:
Proporciona a formação de multiplicadores internos
Os multiplicadores internos são profissionais que ajudam a fazer a gestão do conhecimento na empresa.
Isso é feito tanto compartilhando determinado assunto quanto atuando como o mentor da equipe, viabilizando e acelerando o treinamento e desenvolvimento das pessoas.
Além disso, o multiplicador também atua como um facilitador, servindo como uma ponte do saber, fazendo com que as informações cheguem aos seus colegas de forma mais clara e efetiva.
Esses fatores melhoram a comunicação interna e elevam o índice de satisfação da organização.
Auxilia no aprimoramento da comunicação organizacional
Como dito anteriormente, uma boa comunicação interna gera diversos benefícios para a empresa.
Ao construírem um relacionamento com base em confiança e compartilhamento de informações, líderes e liderados descobrem que suas competências, experiências e conhecimento podem conectar-se.
Dessa forma, os colaboradores começam a atuar de forma mais integrada.
Assim, a comunicação se torna fluída, diminuindo os ruídos internos e melhorando o clima organizacional, gerando maior produtividade e menor taxa de turnover.
Impulsiona o conhecimento organizacional
O processo de gestão do conhecimento nas organizações impulsiona o conhecimento e permite que colaboradores e gestores utilizem as informações obtidas para o crescimento da empresa.
Além disso, ele possibilita armazenar o conhecimento compartilhado de maneira mais estruturada, como em manuais, documentos, apresentações e artigos.
Essas ferramentas podem ser acessadas de forma fácil de acordo com a demanda dos colaboradores.
Em caso de dúvidas sobre determinado processo-padrão da empresa, é possível que o colaborador consulte um manual, por exemplo.
Essa ação faz com que o problema seja resolvido de maneira rápida, prática e eficiente, o que ajuda nas tomadas de decisão dos profissionais e as tornam mais seguras e ágeis.
Impacta no aumento da produtividade
Com o acesso do capital humano da empresa às informações compartilhadas, a tendência é que haja um aumento na produtividade das equipes.
Afinal, o acesso à informação foi facilitado, diminuindo a burocracia e aumentando a efetividade dos processos.
Quais são os 6 pilares da gestão do conhecimento?
A gestão de conhecimento, possui 6 pilares que compõem seu conceito e aplicação. Conheça quais são eles:
1. Inteligência competitiva
O primeiro pilar está ligado diretamente ao processo de inteligência competitiva.
Nesse pilar, ocorre o monitoramento constante do mercado em busca de tendências, além das análises estratégicas e de informações que podem agregar na empresa de forma competitiva.
Ao desenvolver uma estratégia e analisar riscos, ou quando alguma oportunidade é encontrada, a inteligência competitiva está sendo desenvolvida.
Todo este processo é essencial para gerar conhecimento e manter a empresa atualizada, ajudando no posicionamento da organização no mercado.
2. Educação corporativa
Quanto mais conhecimento, melhor! Mas, como tudo em uma empresa, deve haver organização e planejamento, se adequando a cultura organizacional do negócio.
A educação corporativa é uma ferramenta excelente, capaz de ajudar na estruturação da forma como os colaboradores recebem o conhecimento.
Isso possibilita que os membros de uma empresa sejam ensinados com base no alinhamento das informações aos objetivos e cultura da empresa.
3. Gestão de competências
Uma vez que a organização já tem definidos os seus objetivos, é necessário buscar os conhecimentos e habilidades necessárias para alcançá-los.
Para isso, a gestão de competências auxilia a empresa a identificar essas skills, que irão ajudar o negócio a se desenvolver mais rapidamente.
Um ponto importante dessa aplicação é delegar responsabilidades para diferentes áreas e identificar treinamentos necessários.
Por isso, a gestão de competências deve ser um processo organizado e contínuo dentro da sua empresa.
4. Gestão do capital intelectual
A gestão do capital intelectual é um processo onde se identifica e compartilha os conhecimentos adquiridos e acumulados da empresa, analisando cada integrante da equipe.
Esse processo é essencial, pois considera importante aquilo que cada indivíduo pode acrescentar à organização e aos outros colegas, gerando um ambiente de compartilhamento do saber.
Além disso, a gestão auxilia na identificação dos talentos que possuem um diferencial, valorizando esse capital intelectual.
5. Gestão da informação
A gestão do conhecimento nas organizações deve andar ao lado da gestão da informação.
É um processo que está relacionado à estruturação das informações importantes para a empresa, planejando e utilizando esse conhecimento nas tomadas de decisão e resolução de problemas.
6. Aprendizagem organizacional
Dentro de uma empresa, todo processo de aprendizagem deve ser desenvolvido de forma coletiva.
O ambiente deve ser progressivo, de pesquisa, análise, inovação, buscando sempre encontrar pontos de melhorias.
Uma vez que a organização motiva os colaboradores a trabalharem em conjunto e agregarem valor ao serviço, a gestão de conhecimento torna-se satisfatória aos profissionais.
Isso faz com que a identificação e correção de erros sejam possibilidades de melhoria, resultando em mais conhecimento, capacitação e crescimento para todos.
Quais são as melhores ferramentas de gestão do conhecimento?
Existem diversas ferramentas de gestão do conhecimento nas organizações. Por isso, é necessário que você analise e escolha aquela que mais se adequa a realidade da sua empresa.
A Leader Educa, por exemplo, oferece soluções de aprendizagem em educação corporativa presencial e a distância.
Com serviços de consultoria, treinamentos e universidade corporativa, nosso diferencial é transformar treinamentos em experiências de aprendizagem, oferecendo as seguintes soluções:
- Tech: ressignifique o saber, utilizando a tecnologia como sua aliada. Conteúdos digitais e facilitações virtuais que geram valor;
- Knowledge: eficiência e dinamismo no resultado com soluções customizadas presenciais e a distância;
- Flash: agilidade e facilidade nos processos de aprendizagem e desenvolvimento de trilhas do conhecimento, com conteúdos prontos para serem implementados.
Agora que você já descobriu a importância da gestão do conhecimento nas organizações, entenda a importância dos multiplicadores internos e como eles auxiliam nesse processo.