ARTIGO

A importância da aprendizagem organizacional na formação de lideranças
Leader Educa

Leader Educa

O que o aperfeiçoamento contínuo de habilidades e competências tem a ver com o ambiente empresarial?

Tudo.

Se o capital humano é o principal fator de sucesso ou insucesso de uma empresa, é essencial que ela fomente o desenvolvimento de seus colaboradores, a fim de criar oportunidades de inovação e otimização de processos e práticas.

É justamente aí que entra a aprendizagem organizacional!

Se você deseja entender como e porquê a aprendizagem sistemática dentro de uma organização impacta seu funcionamento e pode alavancar seus resultados, continue lendo.

O artigo de hoje aborda justamente a dinâmica do “aprender e evoluir” corporativo.

A aprendizagem organizacional

Dentro de uma organização, a aprendizagem pode assumir diversas formas. Ela pode ser formal ou informal, interna ou externa, presencial ou a distância.

Em resumo, estamos aprendendo a todo momento, mesmo sem perceber.

Temos, por exemplo, a aprendizagem por experiências, na qual os indivíduos evoluem à medida que vivenciam situações em sua vida profissional e aprendem com elas.

Já a aprendizagem em grupo diz respeito à troca de conhecimentos que ocorre entre os membros de uma equipe ou departamento.

Há a aprendizagem a partir do líder, aquela que provém do contato com os coordenadores e gestores do cargo que se ocupa.

Há, ainda, a aprendizagem sistemática, associada à observação do funcionamento da organização e das práticas das funções isoladas em relação ao todo.

Há também a aprendizagem por meio das universidades corporativas, que ganham cada vez mais espaço no Brasil e no globo, uma vez que centralizam o compartilhamento de conhecimentos, da cultura da organização, de práticas desejadas e inúmeras outras vertentes de aperfeiçoamento.

Por fim, citamos o Endomarketing como ferramenta de aprendizagem, uma vez que direciona as técnicas e soluções do Marketing ao ambiente interno da empresa, identificando possibilidades de melhoria por parte dos colaboradores e da gestão.

O capital humano e sua evolução

Mesmo na alvorada da inteligência artificial, o capital humano continua sendo uma vantagem competitiva nas organizações.

Sabe por quê? Porque os seres humanos estão em constante evolução e aprendizado, adaptam-se a mudanças e possuem uma capacidade infinita para a inovação.

Somos predispostos a aprender, pois aprendizado é o mesmo que movimento, que evolução.

No passado, esse ímpeto de buscar aperfeiçoamento pessoal e profissional não necessariamente era valorizado.

Com a competitividade de hoje, contudo, vemos o oposto acontecer. Quem não se atualiza logo fica para trás.

Atualmente, o indivíduo que se destaca é aquele proativo, que está em um constante processo de melhoria, que assume responsabilidades sem que um superior precise lhe delegar tarefas e que tem um perfil autogerenciável.

Nesse contexto, a aprendizagem organizacional é fundamental para a manutenção e maximização desse potencial humano.

A formação de novos líderes

Podemos afirmar que a formação de líderes acontece naturalmente em um ambiente que estimula o desenvolvimento pessoal e profissional.

Essa formação emana do fato de que os colaboradores têm a oportunidade de identificar em si mesmos e desenvolver as características essenciais à liderança.

Com a aprendizagem organizacional e a criação de uma matriz de treinamento, constrói-se um ambiente favorável ao aperfeiçoamento de competências-chave para um líder, como comunicação, empatia, assertividade, capacidade de priorização de tarefas e tomada de decisão.

Ao estimular essa dinâmica, a organização está agindo em benefício alheio e próprio, investindo em seu próprio futuro, pois se beneficiará do conhecimento intelectual e comportamental adquirido por seus colaboradores.

Por muito tempo, pensou-se que liderança era uma característica inata, que algumas pessoas naturalmente possuíam, ao passo que outras não.

Hoje, entende-se que a liderança engloba um conjunto de comportamentos e posturas passíveis de serem trabalhadas e desenvolvidas em todos os colaboradores.

Assim, a aprendizagem organizacional facilita esse processo de gestão de novos líderes, justamente porque define as rotas de aperfeiçoamento pelas quais passa um indivíduo dentro de uma empresa, removendo os empecilhos e criando espaço para sua decolagem.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin