Leader Educa

Guia completo sobre aprendizagem organizacional

O capital humano é o fator principal de uma empresa, seja para o seu sucesso ou fracasso. Por isso, é fundamental que a organização fomente o desenvolvimento dos seus colaboradores visando criar oportunidades de inovação e otimização de processos. É aí que entra a aprendizagem organizacional!

Para entender como e porque a aprendizagem organizacional impacta seu funcionamento e pode alavancar seus resultados, continue a leitura!

O que é aprendizagem organizacional?

A aprendizagem organizacional busca alcançar novos conhecimentos sobre as dinâmicas e demandas corporativas, seja de forma direta ou indireta, dentro ou fora da empresa.

O processo de aprendizagem é o caminho que leva o colaborador a obter novas habilidades, capacidades e conhecimentos.

Isso funciona tanto para otimizar o seu desempenho profissional quanto para trazer melhorias às mais diversas áreas da sua vida. Afinal, a inteligência emocional impacta diretamente diferentes contextos.

O objetivo é usar diferentes ferramentas e metodologias da empresa para aprimorar os conhecimentos e habilidades dos colaboradores. 

Confira abaixo os principais tipos de aprendizagem organizacional:

  • Aprendizagem em grupo: troca de conhecimentos que ocorre entre os membros de uma equipe ou departamento;
  • Aprendizagem a partir do líder: provém do contato com os coordenadores e gestores do cargo que se ocupa;
  • Aprendizagem sistemática: está associada à observação do funcionamento da organização e das práticas das funções isoladas em relação ao todo;
  • Aprendizagem por meio das universidades corporativas: centralizam o compartilhamento de conhecimentos, da cultura da organização, de práticas desejadas e inúmeras outras vertentes de aperfeiçoamento;
  • Endomarketing: ferramenta de aprendizagem responsável por direcionar as técnicas e soluções do Marketing ao ambiente interno da empresa, identificando possibilidades de melhoria por parte dos colaboradores e da gestão.

Quais as principais características da aprendizagem organizacional?

Confira agora as principais características da aprendizagem organizacional baseado nas “Cinco Disciplinas das Organizações que Aprendem” do livro “A quinta disciplina”, de Peter Senge, que continuam válidas atualmente:

Pensamento sistêmico

Onde se pensa na empresa de forma conjunta, sem separar os setores e também de como é possível mudar sua realidade.

Modelos mentais

Informações utilizadas que implicam em normas, valores e comportamentos que precisam ser contestados e até mesmo descartados por colaboradores e pela organização.

Domínio pessoal

Onde cada um trabalha o autocontrole para ver a realidade de forma objetiva, buscando analisar aquilo que realmente importa.

Aprendizagem em equipe

Conhecimento adquirido em grupo através do diálogo, onde todos possuem liberdade para compartilhar, aprender e crescer de forma mais rápida.

Visão compartilhada

Conjunto de visões de cada colaborador, independente do cargo. Quando compartilhadas, fazem muita diferença na competitividade da organização.

Quais os três níveis de aprendizagem organizacional?

A aprendizagem organizacional também pode ser divida em 3 níveis:

Nível 1 – Aprender para melhorar o conhecimento organizacional

O processo de aprendizagem é fundamental para o ser humano, principalmente para um profissional ativo no mercado de trabalho. O conhecimento garante o alcance de novos objetivos!

Vale ressaltar que, além do colaborador aprender sobre a empresa e suas funções, a instituição também melhora.

Afinal, o processo gera um ambiente de trabalho harmonioso e efetivo, elevando o nível da marca e a competitividade no mercado.

O primeiro benefício da implementação da política de aprendizagem organizacional é a maior eficácia das atividades desempenhadas dentro da empresa. 

A partir do conhecimento adquirido e da troca de informações e experiências que acontecem, a performance dos colaboradores é potencializada.

Isso torna a execução das demandas mais eficientes e a organização competitiva em seu mercado de atuação. 

Nível 2 – Aprendizagem voltada para a inovação

A implementação da cultura de aprendizagem organizacional é capaz de tornar os colaboradores da empresa cada vez mais criativos, trazendo grandes benefícios para o negócio como um todo. 

Ao contar com profissionais criativos, a probabilidade de que eles encontrem soluções inovadoras para oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades dos clientes, aumenta significativamente, tornando os negócios ainda mais competitivos. 

Nível 3 – Disseminação do conhecimento para diversas áreas da organização

Por fim, a aprendizagem organizacional torna o ambiente corporativo mais propício ao compartilhamento de conhecimentos. 

Isso porque cada experiência adquirida por um profissional traz um aprendizado que, ao ser absorvido, pode ser compartilhado entre os colegas. 

Dessa forma, todos possuem a oportunidade de aprender algo novo constantemente, compartilhando pensamentos, informações e ideias a todo momento.

Quais os tipos de aprendizagem organizacional?

Existem diversos tipos de aprendizagem organizacional. Confira quais são as principais e mais utilizadas:

1. Educação à distância (EAD)

A melhor forma de investir em aprendizagem organizacional, sem precisar gastar muito e de maneira prática, é através do formato EAD

Essa ferramenta permite a criação de uma plataforma virtual, totalmente interativa. 

Nela, é possível o compartilhamento de materiais escritos, videoaulas e outros conteúdos, que possibilitam aos colaboradores o acesso ao ensino corporativo a qualquer hora e de qualquer lugar.

A educação a distância gerou diversas mudanças para os processos de aprendizado. 

Atualmente, o ensino se tornou mais flexível e acessível. Os profissionais podem acessar os conteúdos educativos de onde estiverem de forma totalmente personalizada, estudando de acordo com seu ritmo e disponibilidade.

O EAD pode ser utilizado para a aplicação de capacitações técnicas como também em assuntos diversos, servindo como um método que engloba a abordagem de diversos assuntos.

2. Gamificação

A gamificação é uma estratégia que junta o lado lúdico dos jogos com a tecnologia e inovação do EAD. 

Esse tipo de aprendizagem trabalha o treinamento corporativo, onboarding de novos colaboradores e suas tarefas cotidianas de forma imersiva e interativa. 

Assim, o aprendizado se torna um processo leve, dinâmico e eficiente, contribuindo para a fixação dos conhecimentos adquiridos na atividade.

Essa ferramenta permite treinar os profissionais e mostrar como é a realização das atividades diárias de forma interativa e interessante. 

Isso permite que o conhecimento aprendido se torne mais interessante e de fácil assimilação, gerando maior engajamento por parte dos profissionais.

3. Multiplicadores internos

Os multiplicadores internos são colaboradores que auxiliam a organização a fazer a gestão do conhecimento interno. 

Além de compartilhar aquilo que sabem, também podem atuar como mentores dos seus colegas, viabilizando, acelerando e tornando mais efetivo o treinamento e desenvolvimento dos profissionais.

4. Universidade corporativa

A Universidade corporativa, ou empresarial, trata-se de uma organização educacional que serve como ferramenta auxiliar de forma estratégica nas empresas, oferecendo treinamentos aos colaboradores. 

Essa é uma forma de educar os profissionais em vários níveis, possibilitando que a organização opere de maneira mais eficiente e produtiva, gerando melhores resultados.

Vale lembrar que, mais do que oferecer treinamentos que buscam apenas o desenvolvimento de habilidades específicas de cada colaborador, as empresas estão interessadas cada vez mais com o valor estratégico de cada treinamento e capacitação oferecida.

5. Sala de aula invertida

No modelo tradicional de uma sala de aula, o professor explica a matéria no quadro para que depois os alunos façam sua lição de casa sozinhos. 

Contudo, esse conceito muda na sala de aula invertida

Neste modelo, o aluno faz a internalização dos conceitos essenciais antes da aula e depois, junto com seus colegas, discute os conhecimentos adquiridos. 

Assim, ele tira suas dúvidas sobre cada conteúdo debatido com a ajuda e orientação do professor.

6. Design thinking

O Design Thinking consiste em uma abordagem que teve sua origem na área de design e foi adaptada às empresas. O termo significa “pensar como um designer”. 

A ideia é criar as condições necessárias para que o time tenha insights e os coloque em prática.

O foco aqui está em construir um processo criativo de maneira coletiva e colaborativa, reunindo o máximo de ideias e visões diferentes.

7. Metodologias ativas

As metodologias ativas de aprendizagem são técnicas pedagógicas que têm como base as atividades instrucionais. 

Elas aumentam o desejo dos estudantes em se tornarem protagonistas no processo de construção do próprio conhecimento.

Ou seja, o objetivo principal não é a transmissão de informações, mas o desenvolvimento de skills de forma altamente participativa e autônoma.

8. Aprendizagem centrada no aprendiz

A metodologia de Rogers, conhecida como aprendizagem centrada no aprendiz, busca estimular no estudante o gosto pelo aprendizado, incentivando-o a permanecer em constante aprendizado.

Nesta prática, a hierarquia entre estudantes e professores, como ocorre no sistema tradicional, deixa de existir.

Dessa forma, o professor é visto como um facilitador, alguém que auxilia os educandos no processo de aprendizagem.

Já os estudantes são vistos como indivíduos complexos, dotados de uma trajetória de vida única e de sentimentos e experiências que impactam diretamente na sua formação.

9. Lifelong learning

O Lifelong learning, ou  “aprendizado ao longo da vida” em sua tradução literal, possui um conceito empregado de que nunca é cedo ou tarde demais para aprender algo novo.

Trata-se de um pensamento que busca preconizar a educação contínua. Ou seja, os estudos devem ser permanentes e não fazer parte de apenas um momento curto da vida de um indivíduo.

10. Estruturas libertadoras

As Estruturas Libertadoras são uma seleção de 33 estruturas alternativas, responsáveis por facilitar reuniões e conversas, com curadoria de Henri Lipmanowicz e Keith McCandless.

Seus formatos possibilitam, de forma rápida e simples, que um grupo de pessoas melhore sua forma de interagir e trabalhar junto.

As estruturas são capazes de libertar os participantes para contribuir com as suas ideias, e dessa forma, incentivam o potencial do grupo. 

Esta metodologia é ideal quando a organização busca interações e extrair ao máximo a inteligência coletiva dos seus colaboradores.

11. Mobile learning

Mobile learning, ou m-learning é um modelo de aprendizado que tem sua aplicação por meio dos dispositivos móveis, buscando facilitar as interações, treinamentos e capacitações de todos.

O termo pode ser traduzido como aprendizagem móvel e se refere tanto às formações feitas totalmente por meio de smartphones e tablets, quanto para atividades complementares ou específicas, dando suporte aos conteúdos passados presencialmente.

12. Microlearning

Microlearning (do inglês micro aprendizagem), trata-se de uma metodologia de ensino que transmite pequenas doses de conhecimento em um espaço curto de tempo.

O objetivo é desenvolver um conteúdo complexo e distribuí-lo em pequenos fragmentos, como sessões de aprendizagem. 

As aulas e atividades acontecem em um tempo curto e devem conter uma linguagem simples, de fácil compreensão. 

Para ajudar em sua aplicação, podem contar com o apoio de recursos multimídia, como vídeos e slides para maior assimilação.

13. Learning Management System

A plataforma LMS (Learning Management System) é uma plataforma de ensino capaz de transportar o ambiente educacional presencial para o espaço virtual. 

Ela viabiliza o ensino online através de ferramentas que tornam o aprendizado mais dinâmico e completo.

Ela foi feita para desenvolver as competências dos colaboradores, ajudando a agregar experiências de aprendizagem que permitam entregar melhores resultados ao negócio.

Atualmente, é possível encontrar diversas LMS no mercado. Para escolher a ideal para sua organização, é preciso entender a finalidade, o tipo de público que deseja alcançar e os resultados que pretende adquirir. 

14. E-learning

O e-learning pode ser traduzido por “aprendizagem eletrônica”.

Trata-se de um método de aprendizado não presencial, que tem como base os pilares tecnológicos, como as plataformas de ensino online ou como o ensino à distância, que tem ganhado cada vez mais força no mercado.

Atualmente, o e-learning funciona através de um ambiente virtual de aprendizagem e utiliza ferramentas e recursos de uma plataforma digital para a distribuição de conteúdos, gestão e comunicação.

15. Blended learning

Por fim, o blended learning, ou b-learning, é uma modalidade de aprendizagem híbrida, que busca combinar práticas pedagógicas de ensino presencial e a distância.

Seu objetivo é melhorar o desempenho dos alunos em ambas as modalidades, agregando adequadamente o ensino de tecnologias em uma sala de aula tradicional.

Agora que você já sabe tudo sobre aprendizagem organizacional, descubra como a falta dela pode gerar muitos problemas em sua empresa e como você pode evitar isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×