ARTIGO

A árvore de problemas e objetivos e a modelagem de projetos
Leader Educa

Leader Educa

Recentemente, falamos bastante sobre a metodologia PRINCE2 e hoje voltamos novamente a esta técnica para aprender sobre uma das ferramentas utilizada na fase de planejamento e brainstorm: a Árvore de Problemas e Objetivos.

De acordo com o autor Manuel Rojas Buvinich, a organização das árvores de problemas e objetivos ajuda a determinar qual o foco da intervenção. Elas são definidas da seguinte forma:

  • Árvore de problemas: é a representação gráfica de uma situação-problema (tronco), suas principais causas (raízes) e os efeitos negativos que ela provoca na população-alvo do projeto (galhos e folhas).
  • Árvore de objetivos: é a representação gráfica do objetivo central do projeto (tronco), dos meios para alcançá-lo (raízes) e dos efeitos positivos que o alcance dos objetivos provoca na população-alvo (galhos e folhas).

Agora, vocês já repararam que as palavras Projeto e Problema começam com a mesma letra? Não é por acaso…

“Quando se pensa em configurar um projeto é porque se tem um motivo para isso. Esse motivo é o problema que dá origem ao projeto. Identificar claramente o problema que se quer ver resolvido é, portanto, o primeiro passo na configuração do projeto”.

Hermano Roberto Thirry-Cherques

Pensando neste conceito o primeiro passo é construir a Árvore de Problemas, tomando como base a principal dificuldade identificada no propósito do projeto, para que seja possível realizar uma análise detalhada e cuidadosa de suas causas e efeitos. A finalidade aqui é configurar um panorama de problemas mais completo possível, para servir de fundamento para o segundo passo, que envolve a construção da Árvore de Objetivos.

É neste ponto do trabalho que acontece a mágica proposta por este exercício, quando transformamos os Problemas em Objetivos, quando todas as situações negativas serão convertidas em positivas. Neste ponto o trabalho deve centrar-se em:

  • Transformar o problema central da árvore de problemas em um objetivo;
  • Transformar as causas em meios para alcançar o objetivo geral.
  • Transformar as consequências em objetivos possíveis de serem alcançados.

Este trabalho, além de permitir uma análise acurada sobre os diversos pontos que permeiam um processo, pode garantir uma motivação maior junto às equipes envolvidas no projeto, pois agora há um objetivo a ser alcançado e o esforço necessário faz sentido. Este engajamento é essencial na busca pelos resultados esperados.

assinatura

Sobre a LeaderSpin

A LeaderSpin é resultado da união da Spin Educar com a Leader Soluções Educacionais.

Somos uma empresa de soluções educacionais que acredita no talento humano. Nossa atuação tem como foco potencializar a manifestação destes talentos, que na maioria das vezes estão adormecidos e precisam ser exercitados.

leaderspin.com.br

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin