ARTIGO

Critérios SMART – desenvolvendo a gestão de objetivos
Leader Educa

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Podemos dizer que nossa sociedade se organiza em torno do esforço necessário para se estabelecer e alcançar nossas metas – o nosso foco cotidiano é priorizar estratégias e realizar objetivos. Mas como conquistar resultados?

A base de um projeto bem sucedido está no momento de planejar e desenhar seus objetivos. Sem estabelecer quais são as metas a serem alcançadas não há investimento realizado de forma correta, não há plano de ação, não há resultados – é preciso estabelecer o que se quer, construir uma visão de futuro, para então trabalhar pelo que se deseja. Por isso e fundamental estabelecer corretamente quais serão os processos de construção e gestão dos objetivos.

Critérios SMART

SMART é um acrônimo que representa uma junção de diretrizes capazes de orientar gestores na definição de objetivos, no gerenciamento de projetos e de desempenhos e desenvolvimento pessoal. A origem deste critério é associada a Peter Drucker e a George T. Doran e dentro deste conceito cada objetivo traçado deve ser guiado pelos seguintes critérios:

  • Ser simples, objetivo e específico;
  • Ser possível de ser mensurado durante todo o progresso dos esforços em direção ao objetivo traçado;
  • Ser algo palpável, possível de ser atingido;
  • Ser relevante para a organização;
  • Ser alcançado dentro de um prazo pré-estabelecido.

Para mostrar como estes passos podem ajudar na construção dos objetivos de treinamento vamos expandir estas definições através de algumas perguntas que o ajudarão a explorar como criar, desenvolver e atingir seus objetivos. Vamos lá?

Especificar

  • O que será feito, com quem e/ou para quem?
  • Por que esse objetivo é importante? Existem alternativas para chegar ao mesmo resultado?
  • Como isso será feito e que estratégias serão usadas?
  • O resultado está claro?
  • Quais são as condições e limitações?

Mensurar

  • Quem está envolvido na construção deste trabalho?
  • Quantas pessoas serão treinadas?
  • Quais as métricas/KPIs que serão utilizados?
  • Como saber se o objetivo foi atingido?
  • Quais os custos necessários para construção e conquista deste objetivo?
  • Estes custos são viáveis no atual ambiente socioeconômico?

Alcançar

Um objetivo precisa ser realista para ser bem sucedido. Por exemplo, treinar a totalidade de sua equipe de colaboradores é possível? Ou você tem uma séria restrição de recursos? Você quer ter como resultado de um treinamento um aumento de 200% em suas vendas – mas estudou a capacidade do seu mercado consumidor para identificar se um crescimento deste porte é viável? Um objetivo é atingível quando:

  • Você sabe que pode mensurar os resultados e como fazê-lo;
  • Você reconhece os meios pelos quais chegará ao resultado esperado;
  • Os recursos necessários existem e estão disponíveis;
  • Eventuais limitações já foram analisadas e resolvidas/descartadas.

Relevância

  • O objetivo traçado está alinhado às estratégias da organização?
  • Corresponde aos outros esforços e necessidades da companhia?
  • O objetivo conduz claramente os colaboradores envolvidos a um desenvolvimento profissional, para além de uma simples atualização?
  • Quais são os resultados esperados e qual o impacto deles na operação?

Tempo

Estabelecer o tempo de planejamento, desenvolvimento, aplicação e mensuração de um objetivo é essencial para mensurar os resultados do projeto. Mantenha uma agenda realista e flexível para estimular a ação e concentração dos envolvidos no projeto – não fixar um prazo reduz a motivação e o engajamento na execução dos objetivos.

As perguntas provocadas pelos critérios SMART conduzem os gestores por um caminho de clareza e foco na construção de seus objetivos – esta construção também oferece um alto nível de transparência nos processos de planejamento e tomada de decisões, o que pode ser utilizado pela companhia para motivar seus colaboradores a realizar um trabalho simples e altamente efetivo, acompanhando o desempenho dos projetos de treinamento de forma constante, gerando um ambiente propicio à inovação e criatividade.

 

battah

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