ARTIGO

Modelos Primários de Blended Learning
Leader Educa

Leader Educa

O Blended Learning é uma estratégia de ensino muito rica e desafiadora, capaz de ampliar o engajamento dos alunos enquanto permite a criação de uma aprendizagem criativa, divertida e customizada.

Existem muitos motivos para optar por uma abordagem mista de ensino. Para auxiliar nesta questão separamos a seguir os três modelos primários de Blended Learning:

Suplementar

O modelo suplementar de b-learning utiliza componentes do curso on-line para ajudar a enriquecer a sala de aula face-a-face. No modelo suplementar geralmente não há redução real no tempo de sala de aula, mas os componentes do curso on-line são cuidadosamente planejados para complementar as atividades e estender a aprendizagem para além deste espaço. Alguns benefícios:

  • Aprofunda a interação;
  • Aumenta a eficiência no uso do tempo;
  • Oferece flexibilidade de acesso a conteúdos;
  • Permite revisão e repetição de tópicos que demandem mais atenção.

Empório

O modelo empório substitui todas ou algumas reuniões de classe tradicionais pelo trabalho colaborativo, baseado em atividades realizadas em espaços de aprendizagem compartilhada, que normalmente oferecem muitas opções de conectividade e promovem a aprendizagem colaborativa desde a concepção do espaço. Alguns objetivos deste modelo:

  • Encorajar o trabalho independente de cada aluno;
  • Flexibilizar o uso do tempo em sala de aula;
  • Promover a colaboração e a aprendizagem através de atividades práticas entre os alunos;
  • Garantir uma melhor utilização dos espaços compartilhados, para aprimorar a aprendizagem e repensar a eficácia do modelo tradicional de ensino.

Substituição

O modelo de substituição no Blended Learning substitui o conteúdo e as atividades online por pequenas ações em sala de aula, mudando a forma como o tempo de aula face-a-face é estruturado ao dedicar mais tempo a atividades interativas ou de colaboração aluno-professor – que não podem ser realizadas tão facilmente no ambiente online. Este modelo é um dos mais utilizados, especialmente por promover maior eficiência tanto no ambiente de sala de aula presencial quanto no ambiente online e também por envolver os alunos ao explorar de forma mais ampla os benefícios destas duas modalidades de ensino.

 

Sem Título-1

Sobre a LeaderSpin

A LeaderSpin é resultado da união da Spin Educar com a Leader Soluções Educacionais.

Somos uma empresa de soluções educacionais que acredita no talento humano. Nossa atuação tem como foco potencializar a manifestação destes talentos, que na maioria das vezes estão adormecidos e precisam ser exercitados.

leaderspin.com.br

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin