ARTIGO

O impacto da tecnologia mobile na educação
Leader Educa

Leader Educa

Hoje, por volta 4 bilhões de pessoas tem acesso a algum tipo de dispositivo móvel conectado a internet. No Brasil, mais de 54% da população está conectada, ou seja, mais de 100 milhões de brasileiros têm acesso à internet e, na média, passam mais de 07 horas por dia conectados. Praticamente não existe mais divisão entre On e Offline, estamos conectados o tempo todo, no trabalho, em casa, na escola, até mesmo nas nossas férias e tempo de descanso.

A tecnologia móvel está mudando o jeito como vivemos e, com certeza, também está mudando o modo como aprendemos. Qual será o futuro da educação neste cenário?

O que é Mobile Learning?

Basicamente o Mobile Learning é quando o processo de ensino/aprendizagem ocorre através de dispositivos móveis, tais como smartphones e tablets etc.

Mas em um segundo momento podemos ver que o Mobile Learning oferece muito mais do que simplesmente um novo ponto de interação. Através desta modalidade de ensino somos capazes de responder a determinados desafios de agenda e acesso, complementar e tornar o ensino mais rico e desafiador e fazer com que a aprendizagem seja mais acessível e flexível.

É tudo questão de construção de mensagens responsivas, que apontem para um caminho mais interativo, como questionários online ou através de SMS, atividades de campo interativas, jogos, produção de vídeos e podcasts, etc..

Existem muitos motivos para se pensar que a educação mobile será uma realidade muito ampla no futuro, tanto para públicos adultos no campo da Educação Corporativa quanto para nossas crianças em sala de aula – certamente estamos testemunhando uma pequena revolução de hábitos.

Três palavras são essenciais para entender o conceito por trás do uso desta tecnologia: acesso, interação e compartilhamento. Para começar, é fácil entender que através do Mobile Learning podemos acessar facilmente recursos e conteúdos educacionais. Mas e depois? Bem, aí começa a revolução de aprendizado. Esqueça estruturas estanques: estamos falando de um espaço onde, até mesmo durante as aulas, as pessoas se conectarão umas às outras para compartilhar, discutir e desenvolver novas aprendizagens, criando conteúdo enquanto aprendem. Desafiador, não?

Sabemos que no futuro a educação passará cada vez mais a apresentar um alto nível de interação e compartilhamento. O Mobile Learning é uma das tendências mais fortes em educação e não poderia ser diferente!

rosangela

Sobre a LeaderSpin

A LeaderSpin é resultado da união da Spin Educar com a Leader Soluções Educacionais.

Somos uma empresa de soluções educacionais que acredita no talento humano. Nossa atuação tem como foco potencializar a manifestação destes talentos, que na maioria das vezes estão adormecidos e precisam ser exercitados.

leaderspin.com.br

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin