ARTIGO

Desenvolvendo habilidades de ensino
Leader Educa

Leader Educa

Nós acreditamos que o treinamento é a chave para alcançar o potencial maior que existe dentro das pessoas. E para seguir este caminho precisamos reconhecer que há líderes e talentos em todos os níveis de uma empresa – descobrir estes talentos de liderança é fundamental para o crescimento e sucesso tanto da empresa quanto dos colaboradores que fazem parte de sua estrutura.

Mas como aplicar as técnicas de “train the trainer” (treinar o treinador, em uma tradução literal) de forma a alcançar os objetivos? Como fazer com que o multiplicador seja orientado de forma eficaz? Os profissionais que se enquadram neste perfil também precisam ser treinados, para que possam ser capazes de planejar, desenvolver, fornecer e avaliar o treinamento de forma mais eficaz. Precisam aprofundar suas compreensões sobre o aprendizado de adultos e ter um conhecimento profundo dos conteúdos que deverão ser abordados, além de utilizar métodos qualitativos e quantitativos para medir a evolução do aprendizado.

Hoje veremos algumas sugestões para aperfeiçoar o treinamento destas lideranças para que possam se transformar em excelentes multiplicadores:

  • O primeiro passo é garantir que estes profissionais se sintam confortáveis a expor suas opiniões, a falar em público. Para vencer o “medo do palco” peça que façam algumas apresentações sobre seus pontos fortes, sobre o que fazem excepcionalmente bem – esta sensação de serem especialistas em algo é a chave para criar confiança, peça fundamental para um profissional se tornar um bom multiplicador;
  • Os primeiros desafios devem ser pequenos e bem conectados com seu dia-a-dia, com sua equipe de trabalho. Ao ganhar experiência o multiplicador poderá ser preparado para assumir desafios maiores e mais amplos;
  • Reserve um espaço para um feedback simples e rápido: pergunte aos alunos o que compreenderam ou se há algo que poderia ser apresentado de forma diferente, por exemplo. Com estas respostas o multiplicador poderá analisar por conta própria onde teve ou não êxito e o que pode fazer para aprimorar;
  • Reúna todos os seus multiplicadores regularmente, para que troquem ideias, analisem em conjunto suas anotações e tenham o apoio de uns aos outros para garantir um desenvolvimento pessoal e profissional intenso, aprimorando seus trabalhos e dividindo melhores práticas.

 

Ao final deste trabalho os multiplicadores serão capazes de:

  • Identificar as fases da aprendizagem, reconhecendo facilitadores e barreiras à aprendizagem;
  • Compreender e aplicar alguns conceitos da teoria educacional da aprendizagem de adultos (andragogia);
  • Refletir sobre seu desempenho e sobre como mudanças em sua prática impactam o ensino e a aprendizagem;
  • Compreender como é feita a avaliação da aprendizagem e dar exemplos de ferramentas e métodos de avaliação;
  • Aplicar um modelo de feedback eficaz;

 

Se tornar uma referência frente aos desafios normalmente encontrados no ambiente de trabalho.

 

battah

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin