Nos últimos anos, o conceito de sala de aula invertida, no inglês flipped classroom, vem ganhando popularidade, inclusive no setor corporativo.
Embora esse modelo tenha sido originalmente desenvolvido para o ensino fundamental e médio, ele também foi adaptado para se adequar ao aprendizado nas empresas.
Neste artigo, exploraremos o método da sala de aula invertida e seu impacto nos treinamentos corporativos.
O que é o método Flipped Classroom?
O método Flipped Classroom, ou sala de aula invertida, é uma abordagem de ensino que envolve a inversão do modelo tradicional de sala de aula.
Ao invés de o professor ministrar uma palestra durante o horário de aula, os alunos têm acesso a palestras em vídeo pré-gravadas, que podem assistir quando quiserem. Isso libera o tempo de aula para atividades mais interativas, como debate, solução de problemas e colaboração.
O conceito da Sala de Aula Invertida apareceu a primeira vez a partir de uma reflexão do professor de Ciências, Aaron Sams, em 2007 (Bergmann e Sams, 2020):
“O momento que os alunos realmente precisam da minha presença física é quando empacam e carecem de ajuda individual. Não necessitam de mim pessoalmente ao lado deles, tagarelando um monte coisas e informações; eles podem receber o conteúdo sozinhos”
Partindo desse pensamento, Sams e o também professor Jonathan Bergmann, tiveram a ideia de gravar vídeo aulas para que os alunos assistissem como trabalho de casa e usassem o tempo livre em sala de aula para tirar dúvidas quanto aos conceitos que não compreenderam.
Dessa forma, era possível realizar atividades práticas e dinâmicas com a turma, proporcionando o protagonismo do aluno na construção dos seus conhecimentos.
Qual é o papel do professor na sala de aula invertida?
Em uma sala de aula invertida, o papel do professor muda de uma abordagem tradicional baseada em palestras para o de facilitador que ajuda os alunos em seu aprendizado.
Os professores em um modelo de sala de aula invertida criam vídeos pré-gravados e outros materiais de aprendizagem para os alunos acessarem antes da aula.
Durante o horário de aula, eles podem atuar como treinadores, respondendo a perguntas e fornecendo suporte aos alunos conforme necessário. O professor não é mais a única fonte de informação, mas sim um guia que facilita as discussões e estimula a exploração de conceitos.
Qual é a diferença entre o modelo tradicional e a sala de aula invertida?
O modelo tradicional de sala de aula envolve um professor dando uma palestra na frente de uma turma de alunos. Os alunos recebem trabalhos de casa para fazer fora do horário de aula.
Em contraste, o modelo de sala de aula invertida envolve os alunos assistindo a palestras em vídeo pré-gravadas antes da aula, o que libera tempo de aula para discussão e colaboração.
Em uma sala de aula tradicional, o professor é a principal fonte de informação, enquanto em uma sala de aula invertida, os alunos têm acesso a palestras pré-gravadas e outros materiais.
O modelo de sala de aula invertida permite que os alunos aprendam em seu próprio ritmo, pausem e retrocedam as aulas conforme necessário e participem de atividades de aprendizado mais interativas e colaborativas durante o horário de aula.
Quais são as vantagens da sala de aula invertida?
Existem várias vantagens em usar o método flipped classroom no aprendizado corporativo. Confira quais são os principais:
Vantagens para o professor
Para o professor, pode ajudar a reduzir a carga de trabalho, pois eles podem criar aulas pré-gravadas e outros materiais uma vez e reutilizá-los em aulas futuras. Ele também permite que os professores passem mais tempo interagindo com seus alunos e forneçam suporte personalizado.
Nesse caso, o professor deixa de ser o centro das atenções e passa a ser alguém disposto a auxiliar o estudante no processo de aprendizagem.
Ele passa a ser como um mentor quando há necessidade e um especialista nos assuntos estudados. Assim, passa a conhecer melhor seus alunos, conseguindo identificar necessidades específicas de ensino e de avaliação mais adequadas a cada indivíduo.
Vantagens para o aluno
Para os alunos, o modelo de sala de aula invertida oferece uma experiência de aprendizado mais flexível e personalizada.
Essa abordagem permite que os alunos tenham maior controle de seu aprendizado e possam se concentrar nas áreas em que precisam de mais suporte, tornando o estudante no protagonista do seu processo educacional.
Esse modelo se adequa à realidade de pessoas que possuem muitas atividades, permitindo que haja maior liberdade de programação dos seus estudos.
Além disso, é capaz de auxiliar os estudantes que possuem dificuldades de aprendizagem, disponibilizando mais tempo para o professor acompanhá-los e ajudar os alunos a se superarem, melhorando a sua autoestima.
Quais são os 4 pilares da sala de aula invertida?
O modelo de sala de aula invertida é construído sobre quatro pilares, cada um dos quais contribui para sua eficácia na promoção da aprendizagem.
Ambiente flexível
O primeiro pilar da sala de aula invertida é a criação de um ambiente flexível. Em uma sala de aula tradicional, os alunos têm pouco controle sobre o ambiente de aprendizagem.
Em uma sala de aula invertida, o estudante possui mais controle sobre seu ambiente de aprendizagem, o que pode levar a um maior envolvimento e motivação. Um ambiente flexível pode incluir acesso a uma variedade de recursos, ferramentas tecnológicas e espaços colaborativos.
Ou seja, o aluno tem a possibilidade de criar espaços flexíveis onde pode escolher quando e onde aprende, assim como sua sequência de aprendizagem e forma de avaliação.
Cultura de aprendizagem
O segundo pilar da sala de aula invertida é o estabelecimento de uma cultura de aprendizagem. O modelo de sala de aula invertida enfatiza a importância do aprendizado ativo e centrado no aluno.
Os professores são incentivados a criar uma cultura de investigação, onde os alunos são livres para fazer perguntas, compartilhar ideias e colaborar uns com os outros. Uma cultura de aprendizagem pode ajudar a promover a criatividade, o pensamento crítico e as habilidades de resolução de problemas.
No modelo tradicional, a principal fonte de informação é o professor. Já na abordagem invertida, a responsabilidade passa a ser do estudante.
Conteúdo intencional
O terceiro pilar da sala de aula invertida é a criação de conteúdo intencional. Em um ambiente de sala de aula tradicional, os professores muitas vezes têm tempo limitado para cobrir todo o material necessário.
Em uma sala de aula invertida, os professores podem criar conteúdo intencional adaptado às necessidades de cada aluno. Esse material pode incluir palestras em vídeo, podcasts, materiais de leitura e simulações interativas.
Educador profissional
O quarto pilar da sala de aula invertida é o papel do educador profissional. Em um ambiente de sala de aula tradicional, os professores são frequentemente vistos como a principal fonte de informação.
Em uma sala de aula invertida, os professores assumem o papel de facilitador, orientando os alunos no processo de aprendizagem.
Educadores profissionais podem fornecer feedback, responder a perguntas e oferecer suporte aos alunos enquanto trabalham em problemas desafiadores e avaliam o seu trabalho. Ele também se conecta com outros facilitadores, aceita críticas e controla o caos em sala de aula.
Como trabalhar com a sala de aula invertida?
O modelo de sala de aula invertida pode ser dividido em três fases distintas: antes da aula, durante a aula e depois da aula.
Antes da aula
Antes da aula, os alunos têm acesso a materiais instrucionais que devem revisar em seu próprio ritmo. Esses materiais podem incluir palestras pré-gravadas, tarefas de leitura e recursos online.
Ao revisar esses materiais antes da aula, os alunos podem vir preparados com perguntas e ideias para compartilhar com seus colegas e com o professor. Nesse momento de preparação para as atividades em sala, o estudante também pode participar de um fórum sobre o assunto
É importante que o professor disponibilize os recursos didáticos com antecedência de três a cinco dias antes da aula. Dessa forma, o aluno pode realizar o estudo conforme sua disponibilidade de tempo, anotando suas dúvidas para serem esclarecidas em sala de aula e comentários que podem agregar aos seus colegas.
Durante a aula
Durante a aula, o primeiro passo é buscar ter um feedback dos estudantes em relação aos recursos didáticos fornecidos, identificando se fizeram o estudo necessário e como foi a experiência.
Nesse momento, os alunos devem ser incentivados a trabalhar de forma colaborativa e se envolver em atividades de resolução de problemas. Isso pode incluir discussões em grupo, atividades práticas e simulações interativas.
O professor tem a responsabilidade de orientar os alunos durante o processo de aprendizagem e fornecer feedback e apoio conforme necessário.
Depois da aula
Depois da aula, os alunos têm a oportunidade de refletir sobre o que aprenderam e aplicar seus novos conhecimentos em cenários do mundo real.
Isso pode incluir a conclusão de tarefas, a participação em fóruns on-line ou o trabalho em projetos em grupo. Ao aplicar o que aprenderam a cenários do mundo real, os alunos podem aprofundar sua compreensão e reter mais informações ao longo do tempo.
Além disso, é importante que cada aluno elabore um relatório realizando uma revisão do conteúdo. Dessa forma, o professor, a partir do feedback dessas atividades, pode avaliar como será a próxima aula e quais conteúdos devem ser abordados.
Como implementar a sala de aula invertida?
Para implementar a sala de aula invertida com sucesso, é importante se atentar a alguns pontos:
Avalie as necessidades de aprendizado
Antes de implementar a flipped classroom, é importante avaliar as necessidades de aprendizado de sua organização. Quais são os objetivos de aprendizagem? Quais são as áreas em que os alunos estão tendo dificuldades?
Desenvolva o conteúdo do curso
A próxima etapa é desenvolver o conteúdo do curso que seja atraente e interativo. Isso pode incluir vídeos, podcasts e outros recursos multimídia. É importante garantir que o conteúdo seja acessível a todos os alunos, independentemente de seu nível de experiência ou especialização.
Forneça suporte
É importante fornecer apoio e orientação para ajudar os alunos a navegar pelos materiais e atividades do curso. Isso pode incluir fóruns de discussão on-line, tutoriais ou suporte individual de instrutores ou mentores.
Incentive a colaboração
A colaboração é um aspecto importante do modelo de sala de aula invertida. Incentive os alunos a trabalharem juntos em projetos e atividades e ofereça oportunidades para que compartilhem suas ideias e perspectivas;
Avalie os resultados de aprendizagem
Por fim, avalie os resultados de aprendizagem do programa. Isso pode incluir questionários, testes ou outras avaliações, bem como feedback de alunos e instrutores. Isso possibilita que sejam feitos ajustes que garantem que os alunos atinjam seus objetivos.
Aqui, na Leader Educa, utilizamos o modelo de sala de aula invertida em nossas soluções de aprendizagem. Nosso jeito de fazer educação corporativa considera vivências e histórias, colocando o aprendiz no centro do processo de conhecimento.
Construímos projetos educacionais com foco em práticas que buscam colocar situações da realidade em sala de aula, utilizando estratégias como o flipped classroom.
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