Leader Educa

Guia completo para implementação da universidade corporativa

a imagem tem seis pessoas reunidos em uma sala com blocos de anotação, enquanto uma delas explica algo para os demais, representando o que é a universidade corporativa

A universidade corporativa tem se tornado cada vez mais popular nas grandes empresas. Afinal, ela ajuda no crescimento e desenvolvimento dos colaboradores da melhor forma possível.

A UC trata-se de uma ação que utiliza a aprendizagem contínua como ferramenta estratégica no negócio. Ela traz muitas vantagens para a empresa sem precisar de uma grande estrutura para montá-la.

Confira as vantagens de uma universidade corporativa e o passo a passo para implantá-la com sucesso em sua organização!

Qual é o principal objetivo da universidade corporativa?

O foco da universidade corporativa está em desenvolver as competências estratégicas da organização. Os principais objetivos são:

  • Capacitar os colaboradores;
  • Despertar o interesse em aprender;
  • Alinhar o conhecimento transmitido com a missão da empresa;
  • Desenvolver competências críticas/estratégicas da organização;
  • Incentivar a postura de autodesenvolvimento e de protagonismo;
  • Capacitar colaboradores para trabalhar com novas técnicas e ferramentas.

Quais são as características das universidades corporativas?

Cada vez mais, as empresas têm buscado investir na capacitação de seu material humano, sabendo que ele é capaz de sustentar o desenvolvimento estratégico das organizações.

Isso é um reflexo das principais características das universidades corporativas. Confira abaixo:

Mensuração de resultados

Realiza uma mensuração dos cursos oferecidos, analisando o impacto de cada um deles nas atividades exercidas pelo colaborador.

Diferentes formas de aprendizado 

São utilizadas formas alternativas de aula que saem do modelo “sala de aula-professor-aluno”. Além de cursos online, também são utilizadas novas metodologias de ensino, como a sala de aula invertida.

Personalização e comprometimento mútuo 

Cada colaborador tem seu planejamento e capacitação desenvolvidos de forma individual, aproveitando o melhor da aprendizagem.

Compartilhamento de informações

Os colaboradores são estimulados a compartilhar o conhecimento adquirido com seus colegas. Há também a formação de multiplicadores internos, profissionais que se tornam aptos a compartilhar o conhecimento sobre determinados assuntos.

Quais são as vantagens da universidade corporativa?

Existem diversas vantagens em utilizar a UC na estratégia de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.

Com a implementação da universidade corporativa, é possível transmitir cursos 100% alinhados com a visão da companhia. Esse é um fator essencial, pois nem sempre os cursos externos transmitem a cultura e os valores compartilhados pela empresa.

Por isso, é comum utilizar a UC na integração de novos colaboradores. Cursos de ética profissional, missão, visão, valores e comunicação são oferecidos aos novos integrantes, facilitando sua integração e adaptação dentro da organização.

Confira abaixo as demais vantagens:

Treinamento contínuo e Capacitação personalizada

Um dos principais benefícios atribuídos à UC é a continuidade e foco do treinamento transmitido aos profissionais. Ou seja, existe um alinhamento daquilo que é dito, seguindo os valores e a cultura organizacional.

Como grande parte do treinamento é realizado online, a empresa não precisa investir em estrutura e na contratação de instrutores para cada treinamento. 

Tudo é realizado por meio de vídeos produzidos e disponíveis em uma plataforma, promovendo uma continuidade melhor.

Além disso, a UC garante maior foco ao treinamento por meio da abordagem de pontos que realmente interessam à empresa e aos talentos, evitando um conteúdo denso e demorado. 

Desta forma, a equipe é capacitada com maior agilidade e eficiência.

Incentivo da aprendizagem organizacional

Por ter seu funcionamento no espaço da empresa, as universidades corporativas fazem com que o compartilhamento de conhecimento entre os profissionais aconteça de forma mais fluida e eficaz. 

Essa ação promove a troca de informações e a criação de know-how. Além disso, investir em uma Universidade Corporativa auxilia no engajamento dos colaboradores com os processos e práticas da organização.

Assim, a empresa mostra o quanto valoriza o engajamento e capacitação de todos, instaurando uma cultura de aprendizado.

Desenvolvimento de novos talentos

Para uma empresa, é melhor investir no desenvolvimento e capacitação dos seus colaboradores do que ter que criar um novo processo de seleção para contratar novos talentos.

Um processo de recrutamento e seleção de sucesso exige tempo, dinheiro e nem sempre gera o resultado esperado. Sem contar todo o processo de onboarding e treinamento para exercer as funções exigidas.

A UC desenvolve programas de crescimento interno, trabalhando com o material humano que a empresa já possui, beneficiando tanto o colaborador quanto a organização.

Afinal, o profissional que já faz parte da equipe conhece a cultura da empresa e entende os seus processos.

Redução de custos e melhoria dos resultados da empresa

Todos os benefícios citados até aqui causam um impacto positivo na produtividade dos colaboradores. Há um aumento no engajamento deles com a missão da empresa.

Além disso, a capacitação desses profissionais os auxilia nas tarefas do dia a dia, promovendo mais habilidades de autogestão, organização e conhecimento técnico sobre seu setor de atuação.

Aumento das vantagens competitivas

O fato da UC facilitar o desenvolvimento dos colaboradores faz com que eles estejam mais capacitados para aproveitar as oportunidades existentes. Isso reflete diretamente na competitividade organizacional e na rentabilidade da empresa.

O valor investido no treinamento da equipe na Universidade Corporativa é inferior e os colaboradores podem acompanhar seu progresso em um ambiente totalmente digital, avaliando as competências já desenvolvidas e aquelas que ainda serão. 

Como consequência, isso gera motivação e melhora o desempenho diário. Ou seja, colaboradores mais satisfeitos e engajamentos geram serviços de melhor qualidade.

Aumento da retenção de talentos

Empresas que valorizam os seus colaboradores fazem eles se sentirem mais motivados a retribuir isso, gerando maior engajamento com as metas e resultados da organização.

Dessa forma, os profissionais chegam a um nível de confiança e satisfação onde não há espaço para outras propostas de trabalho. 

Além disso, se tornam promotores da marca, gerando desejo em outros profissionais de trabalhar em um lugar que valoriza e acredita em seus colaboradores.

Como implantar a Universidade Corporativa na empresa?

Para implementar a Universidade Corporativa, é necessário seguir alguns passos. Eles irão fazer com que seu processo seja assertivo e traga bons frutos. Confira a seguir!

1. Avalie a necessidade de ter uma universidade corporativa

A Universidade Corporativa é extremamente interessante e eficaz para o desenvolvimento dos profissionais. Porém, nem toda empresa precisa de uma UC.

Empresas menores, por exemplo, podem promover treinamentos internos de forma mais fácil e assertiva. Já as franquias podem contar com as UCs criadas por suas franqueadoras.

Então, é importante analisar se uma universidade é realmente necessária para a sua organização, avaliando as alternativas existentes que podem ser mais viáveis. Uma boa opção é a parceria com universidades tradicionais e com outros centros de treinamento corporativo.

Para isso, considere os custos, as exigências em termos de know-how e a disponibilidade da equipe.

2. Monte uma equipe de T&D

Para implementar uma Universidade Corporativa, é necessário que haja o envolvimento de toda a equipe. 

Além do volume alto de trabalho, o projeto demanda pessoas com conhecimentos e habilidades diferentes.

O primeiro passo é definir um líder de projeto que será o gerente responsável pela criação da UC e por direcionar os outros profissionais envolvidos.

Os demais profissionais formarão o time de desenvolvimento, onde devem ser divididos entre roteiristas, instrutores e designers. Isso tudo é feito conforme o tamanho do projeto da UC que a empresa deseja realizar.

3. Levante as necessidades de treinamento

Antes de investir em uma estrutura para sua Universidade Corporativa, é preciso criar um planejamento, avaliando todos os gastos e as necessidades da empresa.

Evite investir em uma instituição desse tipo se a organização não tiver isso dentro de suas necessidades, podendo causar prejuízos.

Portanto, busque entender o momento da sua empresa e as necessidades de treinamento e capacitação de seus colaboradores. Dessa forma, ficará mais fácil saber como essa instituição vai te atender e o que precisa conter em sua estrutura.

Para isso, é necessário tomar algumas atitudes importantes nesse momento, como:

  • Estudar e entender seu público alvo (Identificar padrões de consumo, interesses, o perfil dos colaboradores, etc.);
  • Identificar as necessidades da empresa em relação ao aprendizado e entender como elas poderiam ser sanadas com a Universidade Corporativa;
  • Desenvolver um plano de aulas, definindo aquilo que vai ser ensinado, o porquê será ensinado e como vai ser feito.

4. Estabeleça metas e objetivos para a UC

Agora que você já sabe quais são as necessidades da empresa em relação ao ensino, chegou a hora de definir as metas e objetivos. 

Ou seja: como essas necessidades serão sanadas e onde a organização busca chegar com a UC.

Comece definindo os prazos, custos, padrões e formatos que devem ser seguidos para a criação da plataforma da Universidade Corporativa e dos próprios cursos. Dessa forma, será possível manter a organização a longo prazo.

As metas podem ser estabelecidas no formato de OKRs, onde há um objetivo genérico a ser conquistado e pequenos resultados-chave que contribuem para que ele seja alcançado. 

Assim, é possível manter o alinhamento, melhorar efetividade e atingir maiores resultados.

5. Escolha uma plataforma completa

Grande parte dos cursos da UC são disponibilizados online. Então, é necessário contar com uma boa plataforma para fazer o armazenamento e compartilhamento dos materiais com os alunos. 

Essa plataforma pode ser comprada ou desenvolvida do zero por engenheiros de software.

Atualmente, existem diversas plataformas no modelo SaaS construídas exclusivamente para as Universidades Corporativas. Os valores podem variar de acordo com o espaço de armazenamento, o número de alunos matriculados e o conteúdo disponível.

Como a leader Educa pode ajudar na implementação da UC?

A Leader Educa oferece soluções de aprendizagem em educação corporativa presencial e a distância. A empresa possui serviços de consultoria e  treinamento, além de oferecer a própria Universidade Corporativa.

Dessa forma, seu diferencial está em transformar treinamentos em experiências de aprendizagem.

Ou seja, ideal para quem busca um time mais eficiente e dinâmico diante dos desafios e necessidades da sua empresa, garantindo maior agilidade no processo de treinamento de equipes.

Além disso, a Leader traz soluções personalizadas que levam em conta a realidade do negócio. Ela estabelece KPIs adequados para medir a eficiência do projeto, abordando temas contemporâneos e imprescindíveis para o desenvolvimento de equipes em alta performance.

Os projetos educacionais são desenvolvidos com foco em práticas que colocam situações da realidade em sala de aula, contando com:

  • Aprendizagem ativa;
  • Sala de Aula Invertida;
  • Aceleração da aprendizagem; 
  • 6 Dimensões do Aprendizado; 
  • Aprendizado ao longo da vida.

Quer implementar uma Universidade Corporativa em sua empresa e ter todos esses benefícios no desenvolvimento dos seus colaboradores? Entre em contato com a Leader Educa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×