Leader Educa

Academia Santander, multiplicando conhecimento

Em apenas um ano o programa de aprendizagem treinou mais de 10 mil participantes presenciais e capacitou 300 multiplicadores para levar conhecimento aos quatro cantos do Brasil

Capacitar os profissionais para assumir os inúmeros desafios que se apresentam é uma grande preocupação dos bancos.

Neste cenário, um dos projetos mais desafiadores desenvolvidos pela Leader Educa foi a trilha de formação de Multiplicadores Internos para a Academia Santander.

O plano consistiu em:

  • Fornecer amplo desenvolvimento de um plano educacional para os profissionais
  • Aplicar metodologias inovadoras e disruptivas
  • Quebrar modelos mentais estabelecidos e qualquer zona de conforto existente.
  • Disseminar 80% do conhecimento do negócio por meio dos multiplicadores internos

Os resultados do programa chamaram a atenção devido aos excelente retorno e números. Foram 10.902 participantes presenciais treinados e 300 multiplicadores em ação em apenas um ano. “Quando um projeto é desenhado criteriosamente a partir da direção estratégica da empresa, a entrega da solução educacional acelera a implementação da estratégia e estabelece uma comunicação e compreensão do que precisa ser feito, como deve ser feito e porque as coisas devem ser feitas.”

Quais foram as soluções apresentadas?

1. Cultura Organizacional

A equipe foi motivada a internalizar a nova cultura de compartilhar conhecimentos. Para isso foram desenvolvidas e aplicadas metodologias de assessment direcionadas à estratégia do negócio e levando em consideração a velocidade de implantação do projeto.

2. Saber Inovador

Uma criteriosa curadoria de conhecimentos colocou os multiplicadores em contato com as mais diferentes formas de pensar e de saber. O objetivo de sair do óbvio foi alcançado e os participantes, cada um à sua maneira, foram instigados a saírem do senso comum, respeitando a curiosidade e amadurecimento individual. Tudo de forma inovadora, digital e totalmente autônoma.

3. Formar Multiplicador Interno

Como a autonomia e o protagonismo fizeram parte de todo o programa de formação de multiplicadores, foi utilizada a metodologia da sala de aula invertida. Foram explorados espaços, saberes e dilemas sobre como compartilhar o conhecimento para facilitar o aprendizado.

4. Ação de Sustentação e Certificação

Fundamentados na experiência da equipe Leader Educa, bem como, na expertise dos consultores para acompanhar e gerenciar o conhecimento, a entrega foi totalmente alinhada com a estratégia do negócio e foram criadas soluções para que o sistema se retroalimente. Foram utilizados como direcionadores, ferramentas de coaching e de Cocriação.

5. Ação de Inclusão

Especificamente para esta etapa foi desenvolvida uma peça digital, que utiliza a metodologia de árvore de decisão, para retomar aspectos e metodologias que ainda precisavam ser resgatados para os participantes.

Nossos KPI (Key Performance Indicators) de 1 ano de Academia Santander

  • 539 experiências de aprendizagem
  • 94% dos funcionários treinados
  • 10.902 participantes presenciais
  • 78% dos treinamentos aplicados por multiplicadores internos
  • 697 funcionários no processo de multiplicação
  • 300 multiplicadores em atuação

Ficou interessado?

Rolar para cima
×