Leader Educa

feedback na prática

Através de laboratório e dinâmicas, todos os participantes puderam vivenciar o feedback de uma forma diferente e efetiva

Uma pesquisa de clima feita no hospital AC Camargo, com cerca de 1600 funcionários nas áreas de Operações e Hospitalidade, mostrou que os feedbacks não eram percebidos como consistentes ou aplicados de forma adequada, além de não serem associados à meritocracia.

No Hospital, a gestão de desempenho definia a vida do colaborador, pois era o referencial para bolsa de estudos, promoção e aumento salarial.

O desafio do RH: elaborar um treinamento com foco na aplicação de feedback completamente diferente, uma vez que todos tinham passado por uma formação no tema há pouco tempo. O mesmo treinamento deveria ser aplicado a todos os níveis de liderança, desde a equipe de segurança e limpeza (terceirizados), passando pela enfermagem, líderes administrativos até a superintendência, composta por cientistas e doutores.

Diante desse desafio a solução proposta foi um Módulo Avançado de Feedback, partindo da desconstrução para a construção de algo novo e bem vivencial. Foi desenvolvido um laboratório com casos práticos, baseados no mergulho que fizemos em algumas áreas indicadas pelo RH. Com isso, 100% dos participantes exercitaram a aplicação do feedback por meio de vídeo. Todos foram filmados e, na sequência, rodadas de feedback foram realizadas com todos da audiência sobre como foi a condução e os aprendizados aplicados ao dia a dia.

O impacto foi um efeito dominó, já que todos os líderes saíam sensibilizados e propagavam positivamente os benefícios vivenciados a seus pares. Depois das primeiras turmas, foi nítido que os participantes chegavam mais estimulados e curiosos.

No final da ação, o feedback do RH foi o mais positivo possível. “Eles nos contaram que o treinamento foi um sucesso e que as mudanças na liderança estavam sendo comentadas pelos colaboradores. Houve melhoras significativas nos resultados das Pesquisas de Clima realizadas pós treinamento e também no ano seguinte”

Ficou interessado?

Rolar para cima
×