Esse texto é de PROPÓSITO!

ponto-proposito

Sim. PROPÓSITO!

Ando ouvindo muita gente falar em propósito de carreira e o desejo de buscar “algo a mais”. A pergunta é: O que é este “algo a mais”?

Então vamos começar juntos, definindo o que é PROPÓSITO.

A melhor definição de propósito que conheço é:

PROPÓSITO = LIBERDADE DE ESCOLHA + SENTIDO.

Isso significa que não é apenas a busca pelo sentido do que fazemos, mas também o quanto percebemos que somos livres para fazer nossas escolhas.

Diz respeito ao grau de autonomia que acreditamos ter para fazer as escolhas que acreditamos fazer sentido.

Sentido é um conceito muito amplo com significados diferentes para cada um, ou seja, o que faz sentido pra mim talvez não faça pra você. Por isso é tão difícil explicar o que é.

De acordo com Roman Krznaric, autor do livro Como Encontrar o Trabalho da sua Vida, existem 5 aspectos diferentes que tornam o trabalho significativo: ganhar dinheiro, alcançar status, fazer a diferença, seguir paixões e usar nossos talentos. Esses são os motivadores que impulsionam pessoas nas suas carreiras.

Fazer a diferença tem sido um fator relevante nas escolhas de carreiras. Isso significa que as pessoas tem considerado o desejo de impactar positivamente a sociedade e colocar seus valores em ação.

Essa busca por propósito existe porque somos seres inteiros, múltiplos e, por isso, desejamos uma carreira que seja não só fonte de realização, mas que seja percebida como uma vocação.

Por isso, o segredo para encontrar o propósito é descobrir o que estamos buscando!

Durante a maior parte da historia as pessoas tiveram poucas escolhas sobre suas carreiras. Era uma questão de “destino” somado à necessidade. Até pouco tempo atrás, durante a modernidade, era uma questão de liberdade e escolha. Hoje, é uma questão de propósito.

Se antes o trabalho não permitia muitas escolhas, agora temos escolhas demais.

Com tantas opções para escolher, precisamos descobrir quais são as nossas potencialidades, saber onde queremos investir e empreender em direção ao nosso propósito.

Para te ajudar nessa busca pelo seu propósito vai ai um exercício simples, mas muito bacana para mapear suas escolhas profissionais e refletir sobre elas.

 

EXERCÍCIO: MAPA DAS ESCOLHAS

Esta atividade foi criada para você refletir de onde você veio antes de traçar um plano para onde você vai.

Você vai precisar de uma folha em branco e um lápis ou caneta.

Da maneira que você quiser, trace um mapa do percurso da sua carreira até hoje. Pode ter qualquer formato linha, zig-zag, labirinto…

Nesse mapa coloque não apenas a função que você desempenhou, mas também as motivações que você teve em relação à escolha e ao seu trabalho durante sua carreira.

Passe alguns minutos olhando para o seu mapa.

Pare e pense:

 

Mapa das Escolhas de Carreira

 

assinatura

Sobre a Leader 

Somos uma empresa de soluções educacionais, com 26 anos de história, que acredita no talento humano. Nossa atuação tem como foco potencializar a manifestação destes talentos, que na maioria das vezes estão adormecidos e não são exercitados. Utilizamos metodologias andragógicas que contextualizam e suavizam o processo de aprendizagem, garantindo sua eficácia. Estimulamos desta forma a transformação das equipes e organizações.

leaderconsultores.com.br

Mostrando 3 comentários
  • Luis Farjo
    Responder

    Essencial o artigo. Estamos na era que tudo que fazemos tem que ter significado e propósito. Parabéns pela reflexão.

  • Paula Tirapelli
    Responder

    Adorei o artigo! Em uma epoca em que todos os caminhos nos sao possiveis e de facil acesso, ajudar a pensar sobre qual pode ser a contribuicao unica de cada um e mais do que importante, e essencial. Obrigada e parabens!

  • Edison do Nascimento Webster
    Responder

    Magnífica reflexão, parabéns pelo artigo e obrigado por compartilhar.. se não houver problemas vou compartilhar em minhas relações. Abraço a toda equipe da Leader, sucesso sempre.

    Tecnólogo Gestor de Cooperativas ESCOOP RS
    Mediador Judicial Cível Tribunal Justiça/RS (voluntário em estágio e treinamento)

Deixe um comentário