Introdução
Sobre a empresa

Há mais de 20 anos em parceria com o Banco Itaú em Programas Institucionais e Comerciais, a
Leader Educa entendendo que uma parceria de sucesso é aquela que possibilita o ganha-
ganha, acolheu a demanda do cliente e desenvolveu especialmente para seu parceiro uma
experiência de aprendizagem única, real e transformadora.

Desafios
Quais as dificuldades?

Integrar a área de RH, sensibilizar a equipe sobre a importância de compreender o outro, de criar sinergia e fortalecimento de laços para o trabalho em equipe, de maneira que todos os colaboradores pudessem entender melhor as dificuldades de seus pares, sendo capazes de
cooperar, confiar e conectar-se uns aos outros.

Área (demanda)

Coordenação que atende as VPS do Banco.
Todos os analistas e inclusive a coordenadora eram novos na equipe, estavam se formando como equipe, se conhecendo, criando sinergia e estruturando a área.

Objetivos

Sensibilizar a equipe sobre a importância de compreender o outro, tornando real essa prática em ações do dia a dia.

Resultado esperado

Entender melhor as dificuldades dos integrantes da equipe, analisar e compreender as situações com foco legítimo em apoiar o outro.

Solução
Como resolvemos?

A partir do entendimento dos dilemas do cliente, a Leader Educa propôs uma atividade de 4 horas em que os colaboradores da área pudessem trabalhar o tema Empatia de maneira vivencial, prática e reflexiva. A Atividade recebeu o nome de Encontro de Empatia, um workshop que envolveu a equipe da área de recursos humanos da instituição em uma manhã imersiva e divertida.

A facilitação do workshop se deu por meio de dinâmicas de Coaching Circle e por poderosas estratégias de estruturas libertadoras. Com essas ferramentas e com o apoio de cases reais o grupo pode ampliar o repertório comportamental, analisando e discutindo situações cotidianas, definindo novas posturas a serem adotadas em âmbito individual e coletivo que foram amplamente discutidas e pactuadas entre os participantes, resultando na construção de um Guia de boas práticas. A implementação do Guia realizada pelos participantes possibilitou maior engajamento da equipe, favorecendo uma mudança comportamental significativa e a introdução de um novo padrão de produtividade, conduzido de forma mais consciente e empática.

Opnião do cliente

“Sou agente de clima da área que atende VP’s do Banco Itaú, e junto com o time e líderes, nós mapeamos alguns temas comportamentais que precisávamos trabalhar para evoluir de patamar.

Quando pensamos o que poderíamos fazer para iniciar essa jornada, logo lembrei da Leader Educa, pois já havia trabalhado temas importantes anteriormente e tive uma experiência sensacional. Nossa experiência foi perfeita, desde o planejamento, briefing, treinamento e pós!

Trabalhar temas comportamentais não é fácil, não é algo que possamos sair de sala já transformados, mas conseguir sensibilizar, trazer a importância e a consciência dos gap’s para iniciar essa mudança é fundamental para uma longa jornada evolutiva. A Leader Educa desenvolveu cases bem alinhados ao nosso dia a dia e nos fez perceber nossos vieses e o quanto tínhamos e temos de oportunidade. A todo time da Leader Educa, muito obrigada!!”

Gabriella Rocha de Lima
Superintendência de Atração, Seleção e Escola