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Descubra como desenvolver habilidades de ensino para formar multiplicadores internos

a imagem tem quatro pessoas reunidas em um escritório observando um quadro de anotações, enquanto uma delas explica algo para os demais, representando o que é o habilidades de ensino

A importância de desenvolver habilidades de ensino nunca foi tão evidente quanto nos últimos tempos. Com a mudança para o aprendizado remoto e o surgimento de novas tecnologias, o papel tradicional dos professores se expandiu. 

Como resultado, a necessidade de multiplicadores internos tornou-se mais urgente, e o desenvolvimento dessas habilidades tornou-se um componente crítico desse processo. 

É necessário reconhecer que há líderes e talentos em todos os níveis de uma empresa – descobrir esses talentos de liderança é fundamental para o crescimento e sucesso tanto da empresa quanto dos colaboradores que fazem parte da organização.

Mas como aplicar as técnicas de “train the trainer” (treinar o treinador, em uma tradução literal) de forma a alcançar os objetivos? Como fazer com que o multiplicador seja orientado de forma eficaz? 

Os profissionais que se enquadram neste perfil também precisam ser treinados para que possam ser capazes de planejar, desenvolver, fornecer e avaliar o treinamento de forma mais eficaz.

Continue a leitura e aprofunde suas compreensões sobre como desenvolver habilidades de ensino!

O que são competências e habilidades no ensino?

As competências e habilidades de ensino são os atributos específicos que permitem aos educadores engajar e apoiar seus alunos de forma eficaz. 

Essas habilidades incluem uma combinação de soft skills e hard skills, como: comunicação, pensamento crítico e conhecimento de conteúdo. Também há planejamento, design instrucional, entrega e avaliação.

Para ser um professor eficaz, é preciso ter um conjunto dessas competências e habilidades. Veja abaixo outros exemplos mais específicos:

  • Identificar as fases da aprendizagem, reconhecendo facilitadores e barreiras para o ensino;
  • Compreender e aplicar alguns conceitos da teoria educacional da aprendizagem de adultos (andragogia);
  • Refletir sobre seu desempenho e sobre como mudanças em sua prática impactam o ensino e a aprendizagem;
  • Compreender como é feita a avaliação da aprendizagem e dar exemplos de ferramentas e métodos que podem trazer melhorias ao processo;
  • Aplicar um modelo de feedback eficaz.

Quais são as habilidades de ensino necessárias para a escolha de multiplicadores?

Existem diversas habilidades de ensino que auxiliam a organização na hora de escolher seus multiplicadores. Confira as principais: 

Identificar as fases e barreiras da aprendizagem

Antes de selecionar os seus multiplicadores, é essencial entender os vários estágios de aprendizagem e as possíveis barreiras que os alunos podem encontrar. Esses estágios incluem: pré-contemplação, contemplação, preparação, ação e manutenção. 

A identificação desses estágios ajudará você a escolher multiplicadores que possam apoiar os alunos de maneira eficaz ao longo da jornada de aprendizado.

Além disso, entender as possíveis barreiras ao aprendizado, como barreiras cognitivas, emocionais e ambientais, permitirá que você escolha multiplicadores que possam enfrentar esses desafios e ajude os alunos a superá-los.

Compreender e aplicar andragogia

A andragogia é uma abordagem de ensino que enfatiza a aprendizagem autodirigida e a independência de alunos adultos. Essa abordagem reconhece que esse perfil de aluno têm necessidades, interesses e motivações diferentes das crianças e exigem um estilo de ensino diferente.

Como tal, compreender e aplicar a andragogia é fundamental ao selecionar multiplicadores. Isso garantirá que os multiplicadores escolhidos possam criar um ambiente de aprendizagem favorável que promova a independência e a aprendizagem autodirigida entre os alunos adultos.

Refletir sobre seu desempenho e aplicar mudanças

O ensino eficaz é um processo contínuo de reflexão e aperfeiçoamento. 

Assim, é fundamental estimular os multiplicadores a refletirem sobre seu desempenho e aplicar continuamente mudanças em seus métodos de ensino. Isso pode ser alcançado por meio de feedback regular e avaliações de desempenho.

Os multiplicadores também devem ser encorajados a buscar novas oportunidades de aprendizado, participar de sessões de treinamento e programas de desenvolvimento profissional para melhorar continuamente suas habilidades de ensino.

Compreender como é feita a avaliação da aprendizagem

Avaliar a aprendizagem é um aspecto crucial do ensino e os multiplicadores devem ter uma compreensão completa do processo de avaliação.

Isso inclui conhecimento de métodos e ferramentas, como interpretar os resultados avaliativos e como usar essas informações para melhorar o ensino.

Além disso, os multiplicadores devem entender a importância de fornecer feedback construtivo aos alunos e como usar os dados da avaliação em sua orientação.

Aplicar um modelo de feedback eficaz

Como já abordado, um modelo de feedback eficaz é essencial no desenvolvimento de habilidades de ensino em multiplicadores. 

O modelo deve ser focado na promoção da melhoria contínua, encorajando a reflexão e a autoavaliação. Além disso, deve fornecer um feedback construtivo que apoie o desenvolvimento do aluno.

Os multiplicadores devem ser treinados para aplicar um modelo de feedback eficaz que seja específico, acionável e oportuno. Eles também devem ser encorajados a buscar feedback dos alunos para melhorar suas habilidades de ensino e orientação.

Como desenvolver habilidades de ensino nos multiplicadores?

Para desenvolver um programa de habilidades de ensino, é necessário seguir os seguintes passos:

1. Garanta que os profissionais estejam confortáveis

É essencial criar um ambiente de aprendizado favorável. Isso pode ser alcançado garantindo que os profissionais se sintam confortáveis com o conteúdo do treinamento, os métodos de entrega e as ferramentas de avaliação.

Além disso, os multiplicadores devem ser incentivados a fazer perguntas, buscar esclarecimentos e dar feedback durante todo o processo de treinamento.

2. Ofereça desafios pequenos no primeiro momento

O próximo passo é oferecer pequenos desafios no início do processo. 

Esses desafios ajudam os colaboradores a desenvolver gradualmente suas habilidades de ensino. Essa abordagem também auxilia a identificar áreas em que precisam melhorar.

Comece pedindo aos colaboradores que ensinem uma breve aula sobre um tópico com o qual estão familiarizados. Pode ser uma aula de 10 a 15 minutos sobre uma habilidade ou tarefa específica. Peça para que preparem um plano de aula curto e entregue a um pequeno grupo de colegas.

Depois que os colaboradores tiverem concluído esses pequenos desafios, você pode aumentar gradualmente a complexidade de cada etapa, pedindo para que eles elaborem aulas mais longas ou até mesmo criem programas de treinamento.

3. Reserve um espaço para feedback

O feedback é crucial para melhorar as habilidades de ensino. Ele ajuda os colaboradores a identificar áreas em que precisam melhorar e fornece orientação sobre como fazê-lo. Portanto, é essencial reservar um espaço para esse momento.

Certifique-se de dar feedbacks após cada sessão de ensino. Seja específico em seus comentários e forneça orientações sobre como melhorar, trazendo a solução para aquele problema. O colaborador precisa se sentir amparado e entender o caminho para o êxito.

4. Reúna os multiplicadores regularmente

Por fim, é essencial reunir os multiplicadores regularmente. Isso os ajuda a compartilhar seus conhecimentos e experiências. Também ajuda a construir uma comunidade de apoio de alunos onde podem compartilhar suas jornadas de ensino.

Para isso, é possível organizar reuniões ou eventos regulares onde os multiplicadores possam se reunir. Incentive-os a compartilhar seus sucessos e desafios. Isso ajuda a criar um ambiente de apoio onde os funcionários podem aprender uns com os outros.

Quais são os próximos passos para disseminação da aprendizagem?

Após desenvolver habilidades de ensino em multiplicadores, o próximo passo é disseminar o aprendizado por toda a organização. 

Aqui estão algumas etapas que você pode seguir:

Realizar o planejamento dos treinamentos

O primeiro passo para disseminar o aprendizado é realizar o planejamento do treinamento. Isso envolve a identificação das habilidades e conhecimentos que precisam ser disseminados e o público-alvo.

Depois de identificar as habilidades e conhecimentos, você precisa decidir sobre os métodos de treinamento. Isso pode ser feito por meio de treinamento em sala de aula, e-learning, treinamento no local de trabalho ou a combinação desses métodos.

Além disso, você precisa desenvolver um plano de treinamento que descreva os objetivos, os métodos de ensino que serão utilizados e o cronograma.

Investir em métodos de treinamento inovadores

Os métodos de treinamento tradicionais, como palestras e apresentações, nem sempre são a forma mais eficaz de disseminar o aprendizado. 

Ao investir em métodos de treinamento inovadores, como gamificação ou microlearning, você pode criar uma experiência de aprendizado mais interativa. Esses métodos podem ser particularmente eficazes para alunos mais jovens ou para aqueles que podem ter períodos de atenção mais curtos.

Portanto, disseminar o aprendizado não é apenas fornecer treinamento. Trata-se também de criar uma cultura de aprendizado em sua organização. 

Isso envolve promover a aprendizagem contínua e o desenvolvimento profissional, além de incentivar o compartilhamento de conhecimento entre todos.

Confira agora quais são as principais competências que um multiplicador interno deve ter!

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