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O que é andragogia e como ela pode melhorar a aprendizagem organizacional de adultos?

na imagem possui duas mulheres em um escritório digitando cada uma em seu no computador e ao fundo duas pessoas conversando. Representando o que é andragogia

Você sabe qual o significado etimológico da palavra “andragogia”? Esta palavra de origem grega é derivada de dois radicais: ANDRAS (homem) + AGOGE (guiar) e se assemelha muito a outro conceito que conhecemos bem: pedagogia, que vem de PAIDOS (criança) + AGOGE (guiar).

Neste artigo, vamos explorar os pilares da andragogia, seus seis princípios, as principais técnicas de andragogia e como ela pode ser aplicada no treinamento corporativo. Continue a leitura!

O que é andragogia?

A Andragogia tem como conceito “a arte e a ciência de ajudar os adultos a aprender”. Trata-se de uma teoria de aprendizagem que se concentra em adultos e na forma como eles aprendem. 

Foi introduzida pela primeira vez por Malcolm Knowles, em 1950, como uma alternativa à abordagem pedagógica tradicional voltada principalmente para crianças. 

Este termo, apesar de usado desde o fim do século XIX, passou a ser mais presente no nosso dia a dia nas décadas de 1970 e 1980, quando Knowles passou a usar a palavra Andragogia como sinônimo direto para educação de adultos.

Em seus estudos, foi determinado algumas premissas que guiam a educação voltada para um público mais maduro. Assim, ele estabeleceu a Andragogia como uma ciência que estuda quais são as melhores práticas para orientar este aprendizado. 

Pilares da andragogia

De acordo com Knowles, os pilares da andragogia são baseados em alguns pressupostos que diferenciam os alunos adultos das crianças. 

Os principais são: necessidade de saber, prontidão para aprender, orientação para o aprendizado e motivação para aprender. Confira a seguir mais sobre eles!

Quais são os 6 princípios da andragogia?

Knowles propôs seis princípios de andragogia que podem ser aplicados à aprendizagem de adultos:

1. Necessidade de saber

Os adultos querem saber o porquê precisam aprender algo antes de investir seu tempo e esforço nisso. Ou seja, eles não se abrem para o novo enquanto não entendem os motivos de uma capacitação. 

No conceito da andragogia, é necessário explicar ao adulto o motivo pelo qual seria interessante se aprofundar em um determinado assunto.

2. Autonomia do aprendiz

Os adultos preferem assumir seu próprio aprendizado e são mais propensos a participar de atividades sobre as quais têm controle.

Além disso, adultos têm um autoconceito de serem aprendizes independentes e autodirigidos, que desejam assumir o controle de seu próprio aprendizado. 

Por isso, é necessário proporcionar a eles o senso de autonomia.

3. Experiências anteriores

Os adultos trazem experiências e conhecimentos anteriores para o processo de aprendizagem. Essa bagagem pode ser utilizada como um recurso valioso nos treinamentos corporativos!

É fundamental mapear essas experiências para facilitar e alavancar o potencial da aprendizagem.

4. Prontidão para aprender

Os adultos estão dispostos a aprender quando vêem uma necessidade pessoal ou profissional para isso. 

Por exemplo, as crianças estão muito mais propícias a ver a educação como uma obrigação. Já os adultos se predispõem a aprender e procurar por conhecimento quando encontram necessidade. 

5. Orientação para aprendizagem

Os adultos são mais motivados a aprender quando o conteúdo é centrado no problema e aplicável nas situações da vida real, atendendo às suas necessidades e interesses. Ou seja, eles focam no conhecimento voltado à resolução de problemas. 

6. Motivação e aprendizagem

Os adultos são mais motivados a aprender quando sentem que estão progredindo em direção aos seus objetivos. 

Isso se dá por serem mais centrados no problema e por desejarem aplicar seu aprendizado para solucionar situações ou trazer benefícios em determinados cenários cotidianos.

Quais são as principais Técnicas da Andragogia?

Existem várias técnicas usadas na andragogia para facilitar a aprendizagem de adultos. Confira abaixo:

Sala de aula invertida

A abordagem da sala de aula invertida envolve fornecer aos alunos palestras ou aulas pré-gravadas que eles podem ouvir antes da aula. 

O tempo em sala de aula é então usado para discussão, resolução de problemas e atividades em grupo.

Aprendizagem Profunda

A aprendizagem profunda é um método que enfatiza a compreensão e a criação de conexões entre conceitos, em vez de apenas a memorização. 

Essa abordagem ajuda os alunos a reter melhor as informações e aplicá-las em situações da vida real.

Tutoria entre pares

A tutoria entre pares envolve alunos ensinando e aprendendo uns com os outros, o que pode ser especialmente eficaz para adultos que trazem uma riqueza de experiência e conhecimento para o processo de aprendizagem.

Gamificação

A gamificação envolve o uso de elementos semelhantes a jogos para tornar o aprendizado mais engajador e motivador. 

Essa abordagem pode ser particularmente eficaz para adultos que gostam de competição e desafios.

Técnica de perguntas

Essa técnica envolve fazer aos alunos perguntas instigantes que desafiem suas suposições e os encorajem a pensar criticamente sobre o assunto abordado.

Como aplicar a andragogia no treinamento corporativo?

Para aplicar a andragogia no treinamento corporativo, os treinadores devem considerar o seguinte:

  • Avalie as necessidades dos alunos: identifique as metas e objetivos dos alunos, bem como quaisquer lacunas de conhecimento ou habilidades que possam ter;
  • Forneça conteúdo relevante: forneça conteúdo relevante e aplicável às funções e ao desenvolvimento profissional dos alunos;
  • Use uma variedade de técnicas: ese uma variedade de técnicas de andragogia, como a sala de aula invertida, aprendizado profundo e tutoria entre pares, para manter os alunos envolvidos e motivados;
  • Incentive a colaboração: Incentive a colaboração entre os alunos, pois isso pode promover um senso de comunidade, além de aumentar a motivação

Dicas finais para a aplicação da andragogia na educação corporativa

É necessário levar em consideração que muitas vezes os alunos adultos possuem mais responsabilidades paralelas e menos tempo para estudo, ou que estão pressionados a prosseguir nos estudos em função de suas atividades profissionais ou planos de carreira. 

Por isso, preparamos mais algumas dicas para engajá-los mais nos treinamentos:

  • Comece listando os benefícios que o treinamento trará aos alunos. Às vezes, uma simples descrição basta, mas adicione um pouco de emoção para que lembrem o quão excitante é adquirir novos conhecimentos;
  • Crie experiências de aprendizagem úteis e relevantes, enfatizando o conhecimento prático através de um curso que forneça material de estudo que tenha relevância imediata;
  • Facilite a exploração do conteúdo através de materiais dinâmicos e interativos (referências, infográficos, vídeos curtos, palestras, podcasts, etc.), criando um ambiente de aprendizagem mais inspirador e que estimule a curiosidade;
  • Construa uma comunidade através das redes sociais, que são uma poderosa ferramenta para colaboração e compartilhamento. Espaços que facilitem discussões e tragam a sensação de “comunidade” propiciam a troca de conhecimento e podem ser vistas como algo divertido;
  • Por falar em diversão, bom humor é fundamental, um apelo menos “sisudo” e mais espirituoso pode motivar o aluno mais desmotivado, puxando sua atenção para o conteúdo e melhorando sua resposta ao treinamento;
  • Adicione um toque mais pessoal. Convide especialistas no assunto, autores, professores e outros especialistas para discussões on-line ao vivo e sessões de perguntas e respostas;
  • Desenvolva jogos para providenciar diferentes exercícios e estudos de caso;
  • Pílulas de conhecimento ajudam a lembrar e assimilar melhor as informações. Faça uso do microlearning para ampliar as bases de seu treinamento;
  • Tente acomodar os interesses individuais e objetivos de carreira de forma mais individualizada, capacitando os alunos a trabalhar sobre suas próprias metas, permitindo que o treinamento atenda às suas necessidades;
  • Permita que erros aconteçam. É a prática que leva a perfeição;
  • Desenvolva exemplos baseando-se na realidade de trabalho de seus alunos, associando o aprendizado à aplicação do conteúdo. Não se trata de uma arquitetura muito complexa. Às vezes, uma pequena pista pode ajudá-los a fazer essa conexão;
  • Por fim, peça feedback aos seus alunos – é muito motivador saber que sua opinião importa e contribui para o desenvolvimento do curso.

Aqui, na Leader Educa, nós trabalhamos com soluções de aprendizagem corporativa que colocam o aprendiz no centro do processo de conhecimento.

Construímos projetos educacionais com foco em práticas que buscam colocar situações da realidade em sala de aula, utilizando saberes:

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  • Aprendizagem ativa 
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