Academia Santander

Uma parceria de sucesso

Um dos projetos mais desafiadores que desenvolvemos, foi o desenho e a capacitação da trilha de formação de Multiplicadores Internos para a Academia Santander.

Colaboramos na elaboração de toda a estratégia e, implementação de diversas ações para aplicá-la.

Elaboramos o assessment cultural e de habilidades para os candidatos, etapa de formação dos multiplicadores, habilitamos os multiplicadores nos conteúdos específicos, até a certificação e sustentação de sua atuação.

Mesmo tendo uma grande expertise em programas de multiplicadores e, na gestão e aplicação de conhecimentos específicos do negócio a experiência com a Academia elevou o patamar de pensar nas soluções educacionais da Leader pois nos obrigou a desenvolver o plano educacional e a aplicação das soluções, que deveriam contemplar metodologias inovadoras e disruptivas, quebrando modelos mentais estabelecidos e qualquer zona de conforto existente.

Outro desafio do projeto era que 80% dos conhecimentos do negócio deveriam ser disseminados por multiplicadores internos.

Optou-se também,pela auto inscrição motivada pelos novos direcionamentos estratégicos do banco que reforçavam a cultura de autonomia e auto desenvolvimento.

Nossa entrega foi completa e autossustentável.

Desenvolvemos ferramentas e metodologias para garantir a qualidade, e o Protagonismo dos participantes em sua construção como facilitadores do programa, cuja missão principal era disseminar saberes.

Veja as soluções apresentadas

  1. Cultura Organizacional

Internalização da nova cultura de compartilhar conhecimentos, desenvolvendo e aplicando de metodologias de assessment direcionadas a estratégia do negócio e, levando em consideração a velocidade de implantação do projeto.

  1. Saber Inovador

Fizemos uma curadoria de conhecimentos, que de forma inovadora, digital e totalmente autônoma, colocou os multiplicadores em contato com as mais diferentes formas de pensar e de saber.

Saímos do óbvio e instigamos os participantes, cada um a sua maneira, saírem do senso comum, respeitando a curiosidade e amadurecimento de cada um.

  1. Formar Multiplicador Interno

Já, em etapas anteriores, tendo instigado a autonomia na busca pelo saber, utilizamos a metodologia de aula invertida, para aplicação da formação de multiplicadores.

Exploramos espaços, saberes e dilemas sobre como compartilhar o conhecimento para facilitar o aprendizado.

  1. Ação de Sustentação e Certificação

Utilizamos a nossa experiência bem como, o diferencial a expertise de nossos consultores, para acompanhar e gerenciar o conhecimento.

Garantimos assim, uma entrega totalmente alinhada com a estratégia do negócio e, criamos soluções para que o sistema se retroalimentasse. Utilizamos como direcionadores, ferramentas de coaching e de Co-criação.

  1. Ação de Inclusão

Desenvolvemos especificamente para esta etapa uma peça digital, que utiliza a metodologia de árvore de decisão, para retomar aspectos e metodologias que por ventura, ainda precisassem ser resgatados para os participantes.

KPI – Key Performance Indicators

1 ano de Academia Santander: Projeto lançado em 31 de outubro de 2016.

  • 539 experiências de aprendizagem
  • 94% dos funcionários treinados
  • 10.902 participantes presenciais
  • 78% dos treinamentos aplicados por multiplicadores internos
  • 697 funcionários no processo de multiplicação
  • 300 multiplicadores em atuação

Quando um projeto é desenhado criteriosamente a partir da direção estratégica da empresa, a entrega da solução educacional acelera a implementação da estratégia e, fundamentalmente, estabelece uma comunicação e compreensão do que precisa ser feito, como deve ser feito e muito importante: Por que as coisas devem ser feitas.

Isso contribui para que todos compartilhem do mesmo movimento e provoca uma mudança consciente no jeito de fazer contribuindo para a mudança de toda a organização.

 

“Acredito que a Leader não é apenas um fornecedor, mas sim um parceiro. É bacana poder contar com uma empresa que tem a capacidade de entender o nosso negócio e fazer isso propondo soluções que falam a nossa língua, complementando o projeto educacional de forma que o usuário final conseguirá fazer o paralelo entre o conteúdo e a realidade, colocando em prática aquilo que ele aprendeu. O que retrata a grande dificuldade que temos em nosso job: como fazer com que o treinando coloque em prática seu aprendizado.

Me sinto seguro e confortável em tocar projetos com a Leader, trabalhamos a muito tempo e sei que em qualquer projeto podemos contar com eles e esperar um bom resultado.”

Rafael Turchiai Gabriel, Gerente de Recursos Humanos do Santander

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Comentários
  • Silvio J do Sacramento
    Responder

    Parabéns!!!

    Esqueci o autor da frase “é preciso sair da ilha para ver a ilha”.

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