Uma decisão que deu mais certo do que foi prevista? Fatores externos incontroláveis? Mudanças nos processos ou na cultura da organização? Tudo isso ao mesmo tempo? As variáveis que determinam um resultado são muitas. Resultados bons dependem dos fatores certos. E quando eles são ruins, onde é que está o erro?
O grande segredo é saber o que está por trás de cada resultado que a sua empresa entrega ao longo do ano: pessoas.
Independente de estratégias, fatores externos, mercado, concorrência, cenário econômico e mais uma dezena de variáveis que podem impactar os resultados, são as pessoas que dão vida às ações que moldam os resultados.
Fortalecer os vínculos com os colaboradores e revisar os objetivos estratégicos é fundamental para restabelecer compromissos e engajar o time aos propósitos do negócio.
Por isso, planejar um encontro ou evento entre dezembro e janeiro é uma excelente estratégia das empresas para celebrar e fortalecer vínculos. Para muitas organizações, faz parte de um plano decisivo para o sucesso no alcance dos resultados ao longo do ano.
A Leader Educa destaca seis motivos para que a sua empresa planeje ações de final ou começo de ano pensando em pessoas e resultados:
Celebração e Reconhecimento: Reconhecer publicamente o trabalho árduo e as realizações dos colaboradores é fundamental para fortalecer a moral e a motivação. E a gente já sabe: quando as pessoas se sentem reconhecidas, elas têm maior sentimento de pertencimento, que é uma ligação psicológica que une o colaborador à empresa, fazendo com que a pessoa se sinta parte de uma comunidade.
Fortalecimento do Vínculo: Reunir a equipe em um ambiente mais descontraído e festivo ajuda a fortalecer os relacionamentos e o senso de equipe. Isso pode melhorar a colaboração e a coesão no ambiente de trabalho.
Comunicação de Objetivos Estratégicos: Proporcionar momentos oportunos para compartilhar e comunicar os objetivos estratégicos da empresa para o próximo ano. Isso alinha a equipe em relação às metas e estratégias futuras.
Feedback e Avaliação: É uma oportunidade para coletar feedback dos colaboradores sobre o desempenho da empresa, suas práticas e políticas. Essas informações podem ser valiosas para aprimorar a cultura organizacional e as operações.
Motivação para o Futuro: Ao definir metas e estratégias para o próximo ano durante esses eventos, a equipe fica mais motivada e orientada para enfrentar os desafios do futuro. Isso pode aumentar a produtividade e o comprometimento.
Networking e Interação: Incentivar oportunidades para networking e interação entre departamentos e níveis hierárquicos, promovendo um ambiente de trabalho mais inclusivo e colaborativo.
Se você quer saber como planejar e realizar encontros de final ou começo do ano com objetivos estratégicos, a Leader Educa tem diversas soluções. Realizamos Team Building com pequenos times, além de grandes eventos envolvendo diversas áreas da empresa. Entre em contato que a gente explica como pode ajudar.