O primeiro passo para alcançar melhores resultados profissionais de uma organização é buscar conhecer as forças e fraquezas dos colaboradores. A principal ferramenta que pode ajudar nesse processo de diagnóstico é o assessment.
Confira o que significa assessment e como ele pode contribuir para o desempenho da sua empresa!
O que é Assessment?
O Assessment é um conceito que tem como diferencial o foco nas tendências comportamentais e no desempenho do profissional.
Ele analisa os aspectos mais difíceis de serem descobertos em um indivíduo por meio de ferramentas específicas, como dinâmicas em grupo e testes de perfil.
Dessa forma, com o uso das ferramentas de Assessment, é possível fazer uma avaliação mais assertiva a respeito de cada profissional.
Isso significa analisar se ele está apto a cumprir com as responsabilidades e exigências do cargo que estiver ocupando, otimizando o trabalho de gestão de pessoas.
Portanto, o objetivo do Assessment é trazer compreensão para a empresa acerca das habilidades e aptidões dos seus colaboradores, identificando as características e expertises que podem ser utilizadas para potencializar sua performance.
Por isso, seja para contratação, promoção ou realocação, o Assessment possui grande utilidade.
Quais são os benefícios do Assessment?
Veja a seguir os principais benefícios do Assessment para as empresas:
Aumenta o desempenho
O Assessment utiliza métodos e dinâmicas que ajudam a empresa a identificar aquilo que está certo e errado. Ele também identifica melhorias, aplicando os indicadores de desempenho mais adequados para cada demanda da organização.
Otimiza processos operacionais
A ferramenta contribui com a análise de operações e processos internos, buscando identificar pontos fortes e aquilo que deve ser melhorado, formando um modelo de sucesso.
O método ajuda no mapeamento de operações, proporcionando uma perspectiva mais ampla sobre os procedimentos operacionais, o que facilita a identificar gargalos, gaps e outros problemas que afetam a produtividade do negócio.
Proporciona uma visão ampla e imparcial sobre os candidatos
Os resultados obtidos por meio do Assessment indicam as melhores ações a serem tomadas em uma contratação. Isso é feito com um método de avaliação imparcial que promove uma noção justa sobre a conduta do colaborador.
Quais são os tipos de Assessment?
Existem 3 tipos de assessment. Veja a seguir quais são eles!
1. Assessment Pessoal
Tem como objetivo entender a personalidade dos colaboradores e traçar suas características e capacidade intelectual.
Por meio dessa análise, é possível verificar se o cargo em que o profissional está atuando é compatível com seu perfil e em qual função ele pode gerar mais resultados.
Portanto, o assessment pessoal ajuda no remanejamento dos colaboradores da empresa de acordo com seus talentos, extraindo ao máximo a capacidade desses profissionais.
2. Assessment Cultural
O assessment cultural foca nos valores, ideias e motivações de cada profissional.
Ele analisa se o colaborador está alinhado à realidade da empresa, sua cultura organizacional e se possui capacidade de manter o engajamento no trabalho a longo prazo.
3. Assessment para Desempenho
Este tipo de Assessment busca analisar a produtividade dos colaboradores e sua atuação na equipe.
Porém, este modelo não considera as individualidades dos profissionais, deixando de fora da avaliação um fator que possui certa influência no trabalho e produtividade de cada profissional.
Por isso, não é recomendado usar os tipos de assessment de forma isolada, mas adotá-los de maneira conjunta na empresa.
Como usar Assessment na empresa?
Existem diversas formas de usar o assessment na sua empresa.
O primeiro passo é alinhar as estratégias e definir quais métodos, ferramentas de avaliação comportamental e sistemas serão utilizados.
Além disso, é importante saber quais hard e soft skills a empresa procura em um profissional, além das competências que deseja desenvolver em seus colaboradores.
As ferramentas mais comuns nesse processo são:
DISC
Essa é uma das ferramentas mais populares no setor de RH. Ela é capaz de apresentar um diagnóstico das preferências do colaborador, com base em quatro tendências:
- Dominância;
- Influência;
- Estabilidade;
- Cautela/Conformidade.
Esse assessment pode ser aplicado por meio de um teste em formato de questionário.
Ele irá identificar o perfil comportamental dos colaboradores e ajudar a saber como melhorar sua carreira e trazer mais benefícios para a empresa.
Inteligência emocional
Essa ferramenta é usada para compreender o perfil do colaborador, revelando seus pontos fortes e os que precisam ser desenvolvidos.
A forma como os colaboradores lidam com estresse, pressão e conflitos impactam diretamente o seu desempenho profissional e o clima da equipe. Portanto, essa solução é essencial para os negócios.
Assessment de Competências
Essa ferramenta trabalha a capacidade intelectual dos profissionais, avaliando suas competências, como raciocínio abstrato, solução de problemas e pensamento crítico.
Além disso, esse modelo possibilita uma análise dos traços de personalidade do profissional, mostrando as consequências que afetam no trabalho. Ele é muito utilizado no remanejamento dos talentos.
Qual é o principal objetivo da universidade corporativa?
O foco da universidade corporativa está voltado para o desenvolvimento de competências estratégicas da organização. Os principais objetivos da instituição de ensino empresarial são:
- Desenvolver competências críticas;
- Despertar o interesse pelo aprendizado;
- Formar colaboradores mais capacitados;
- Alinhar o conhecimento transmitido com a missão da empresa;
- Desenvolver competências críticas/estratégicas da organização;
- Incentivar a postura de autodesenvolvimento e de protagonismo;
- Desenvolver colaboradores para trabalhar com novas técnicas e ferramentas.
Quais são as características das universidades corporativas?
O investimento das empresas na capacitação de seu material humano tem aumentado cada vez mais, visto que ele é capaz de sustentar o desenvolvimento estratégico das organizações.
Tudo isso encontra-se nas principais características das universidades corporativas. Confira abaixo:
- Mensuração de resultados: é realizada uma mensuração dos cursos oferecidos para saber o impacto de cada um deles nas atividades exercidas pelo colaborador;
- Diferentes formas de aprendizado: as atividades não são restritas ao modelo “sala de aula-professor-aluno”, além de cursos online, também são aplicadas novas metodologias de ensino, como a sala de aula invertida;
- Personalização e comprometimento mútuo: cada profissional tem seu planejamento e desenvolvimento desenvolvidos de forma individual, aproveitando o melhor da aprendizagem;
- Compartilhamento de informações: os colaboradores são estimulados a dividir o conhecimento adquirido com seus colegas. Há também a formação de multiplicadores internos, profissionais da empresa que se tornam aptos a compartilhar o conhecimento de determinados assuntos.
Agora que você já sabe quais são os tipos de assessment e como aplicar em sua empresa, descubra como a formação de multiplicadores pode transformar a sua organização!