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Descubra quais são as 5 competências de um multiplicador interno

a imagem tem três pessoas reunidos em um escritório com blocos de anotação, enquanto uma delas explica algo para os demais, representando quais são as competências de um multiplicador interno

O multiplicador interno é um profissional apto a compartilhar seu conhecimento com outros colegas de equipe, função fundamental para a manutenção da qualidade dos processos e do clima organizacional. Porém, as competências de um multiplicador interno precisam ser aprimoradas para realizar tal função.

Isso será essencial para a transmissão do conhecimento e para uma boa gestão de pessoas. 

Continue a leitura e entenda qual é a função dos multiplicadores de conhecimento e as suas principais competências!

Qual a função de um multiplicador interno?

Ter multiplicadores internos é essencial para a competitividade da empresa no mercado. Existem diferentes papéis dentro da função de multiplicador e cada um possui sua importância. Confira abaixo quais são:

Ampliar as experiências e o conhecimento técnicos dos colaboradores

O multiplicador interno é capaz de auxiliar a empresa no desenvolvimento do treinamento necessário para um trabalho mais qualificado, criando soluções para possíveis problemas internos.

Portanto, por meio do seu trabalho, é possível ter a ampliação das experiências dos colaboradores, maior qualificação, fluidez nos processos e inovações para o negócio.

Proporcionar o reconhecimento dos talentos e a disseminação do conhecimento

Um bom multiplicador interno também sabe reconhecer os talentos à sua volta. Ele é apto para identificar competências e pontos fortes em seus colegas de equipe. 

Isso auxilia a empresa a considerar possíveis promoções de cargo e a extrair o melhor de cada profissional. 

Além disso, o multiplicador dissemina o conhecimento na organização e sabe orientar o time com êxito.

Promover a melhoria da gestão e qualidade dos serviços

Com todos os benefícios já citados, não tem como não ocorrer a melhoria da gestão e da qualidade dos serviços. 

A cultura de colaboração, melhora do clima organizacional e o compartilhamento do conhecimento são funções do multiplicador que trazem impactos positivos na empresa, melhorando o desempenho do time e, consequentemente, os resultados do negócio.

Estimular constantemente o desenvolvimento de competências e integração

Estar em constante desenvolvimento e aprendizado é um fator-chave para o sucesso de qualquer empresa.

Portanto, esse também é um papel fundamental do multiplicador interno. Ele traz o incentivo ao conhecimento e integra toda a equipe em uma só missão. 

Desenvolver uma cultura de compartilhamento de conhecimento

É comum encontrar profissionais-chave nas organizações, considerados autoridade em determinado conhecimento ou competência. 

No entanto, caso esses profissionais precisem se desligar da empresa ou se afastar, isso pode afetar de forma negativa todo o time. 

Em empresas que possuem multiplicadores internos, isso não será um problema. 

Afinal, eles promovem a cultura do compartilhamento do conhecimento, onde as informações e técnicas não ficam presas em um só colaborador, mas são disseminadas para outros colegas de equipe.

Quais são as competências de um multiplicador interno?

Como dito anteriormente, os multiplicadores internos precisam ser profissionais munidos de soft skills que os tornem aptos a realizar tal função.

Veja a seguir as principais competências que esse colaborador possui:

1. Ter tempo de experiência na execução da atividade

O profissional escolhido para ser um multiplicador interno precisa ser um colaborador com tempo de experiência na execução da sua atividade. 

Afinal, não há como ensinar outros colegas de equipe sem ter tempo suficiente para dominar a função e conhecê-la em seus mínimos detalhes. É preciso ter confiança para passar o conhecimento ao time!

2. Ser altamente engajado e curioso

Ser curioso e engajado são duas características fortes de um multiplicador

Se você está a procura de um em sua organização, observe se o profissional que está de olho veste a camisa da empresa e se é envolvido na cultura organizacional. 

Também é importante checar se ele se interessa de fato pelas questões do negócio. 

Um profissional com essas características costuma ter mais facilidade para estar à frente desta missão e colaborar com seus colegas de equipe.

3. Estar disposto a aprender sobre todos os aspectos do negócio

Não há como repassar a cultura da organização sem conhecê-la de verdade. Profissionais que não se empenham em conhecer a história e cultura da empresa não são aptos para serem multiplicadores. 

Caso contrário, você pode correr o risco de disseminar informações que não representam a marca. 

4. Possuir um perfil colaborativo

Um multiplicador interno não pode pensar apenas em sua função. Ele precisa se importar com o desempenho de todos, auxiliando em tudo o que puder. 

Ele entende que os resultados do negócio podem ser alcançados de forma mais produtiva e rápida quando todos pensam de forma colaborativa.

5. Dispor de habilidades de comunicação

Ter uma comunicação clara facilita o compartilhamento do conhecimento, que deve ser sempre objetivo e eficaz. Portanto, fique de olho nos colaboradores que possuem boas habilidades de comunicação! 

Como formar multiplicadores de treinamento?

Para formar multiplicadores internos de forma efetiva, é necessário seguir alguns passos, como:

Identificar colaboradores com potencial

A principal característica de um multiplicar em potencial é gostar e ter facilidade de compartilhar conhecimento. Não force um colaborador a ser multiplicador. Antes, observe aqueles que possuem as competências e o perfil ideal para a função;

Orientar os multiplicadores internos

Auxilie os multiplicadores em seu desenvolvimento como treinadores e mentores, mostrando como funciona um treinamento e as principais teorias de aprendizagem;

Investir em métodos de treinamento inovadores

O formato do treinamento também é um ponto muito importante. Atualmente, com o uso de tecnologias aplicadas à educação cada vez mais em alta, é possível apostar em estratégias como gamificação, flipped learning e microlearning.

Agora que você já sabe quais são as competências de um multiplicador interno, descubra como a formação de multiplicadores pode transformar a sua organização!

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