ARTIGO

Desenvolvimento de liderança: guia prático para desenvolvimento de líderes

Leader Educa

Leader Educa

Bons líderes geram impacto direto no funcionamento de uma empresa, desde o relacionamento interpessoal até os resultados. Por isso, é necessário utilizar as ferramentas e estratégias certas para o desenvolvimento de liderança.

Para ter um processo assertivo, que irá desenvolver nos profissionais as competências necessárias para liderar, é preciso se aprofundar no assunto. 

Por isso, confira agora qual o papel da liderança, seus benefícios, importância e como fazer um plano para desenvolvê-la com sucesso!

Qual é o papel da liderança numa organização?

Além de cumprir as suas funções, um bom líder define os resultados a serem alcançados pela equipe, colaborando com a organização.

Ou seja, a partir dos valores e da missão da empresa, a liderança desenvolve as ações e estratégias necessárias para que os colaboradores alcancem os objetivos da organização. 

Além disso, os líderes também determinam o papel de cada profissional por meio do mapeamento dos seus perfis comportamentais.

Portanto, o líder atua como uma ponte entre a empresa e os colaboradores, auxiliando e engajando cada um em suas funções, servindo sempre como uma inspiração para a equipe.

Qual a importância do desenvolvimento de liderança?

Ao implementar o plano de desenvolvimento de líderes na empresa, os primeiros impactos que podem ser observados na gestão de pessoas são as mudanças comportamentais e o engajamento dos profissionais.

Como já abordado, as estratégias aplicadas para desenvolver líderes incluem trabalhar as competências dos profissionais. 

Porém, não basta apenas oferecer treinamento a esses colaboradores, mas buscar fazer com que melhorem sua performance e conquistem novas posições dentro da empresa.

Além disso, todas as ações devem ser definidas conforme as necessidades dos talentos e do negócio como um todo, trazendo melhores resultados, elevando o nível de autoridade da marca e melhorando sua imagem no mercado.

Por trabalhar com a perspectiva de crescimento na carreira, o plano de desenvolvimento de liderança gera um impacto direto na atração e retenção de talentos. Consequentemente, trabalha o employer branding de maneira positiva e contínua.

Quais são os tipos de liderança

Conhecer os tipos de liderança é essencial para a organização aplicar estratégias para o desenvolvimento desses profissionais. Confira quais são!

Liderança autocrática

Tipo tradicional de liderança, onde as decisões são centralizadas no líder. Além disso, os colaboradores são submetidos a regras já definidas. 

Ela é considerada ultrapassada por não dar abertura para o posicionamento dos profissionais diante dos processos da empresa.

Liderança democrática

Esse tipo de liderança oferece maior abertura para a participação, sugestões e contribuições da equipe. Atualmente, é o modelo mais utilizado pelas empresas. 

Essa forma de liderar busca estratégias e ações motivadoras para engajar e desenvolver os liderados.

Liderança liberal

A liderança liberal é estabelecida por meio da autogestão do time.

Isso não significa a ausência de um líder, mas sim pontua a sua atuação como um direcionador. 

Esse modelo é recomendado principalmente para equipes com profissionais mais experientes, que exigem mais responsabilidade e possuem facilidade de trabalhar em um cenário com maior autonomia.

Liderança técnica

Também conhecida como liderança operacional, é caracterizada por buscar motivar as equipes através do exemplo, compartilhando conhecimentos e técnicas já utilizadas. 

Dessa forma, os líderes se empenham para inspirar as equipes, exigindo que esses profissionais estejam em constante atualização.

Liderança situacional

Trata-se de um método que trabalha com a variação dos tipos de liderança, definidos pela necessidade apresentada em cada cenário. 

Esse conceito foi criado no final da década de 1960. Ele defende que um bom líder conduz os times com capacidade técnica, habilidade e inteligência emocional, independente das adversidades e do momento atual da empresa.

Liderança coaching

O foco está na motivação e no desenvolvimento dos times, utilizando como base a ideia dos processos de coaching tradicionais. 

Aqui, o líder incentiva os colaboradores a alcançarem um determinado objetivo através de fortes estratégias.

Quais são os benefícios do Programa de Desenvolvimento de Liderança?

O programa de desenvolvimento de liderança impacta diretamente no crescimento pessoal e profissional dos colaboradores. 

Contudo, a empresa também sai ganhando com a melhora na qualificação para gerenciar o capital humano e a experiência das equipes. 

Confira a seguir outros benefícios!

Maior engajamento dos times após o PDL

Além de motivar a equipe no dia a dia, o líder possui um papel fundamental de dar feedbacks e facilitar processos. Por isso, buscar formas de engajar continuamente o time e mantê-lo motivado é um fator essencial.

O desenvolvimento de liderança irá trabalhar a conexão entre os colaboradores no trabalho em equipe e fomentar o potencial de cada um, direcionando-os em suas carreiras.

Fortalecimento da Cultura organizacional

O PDL é normalmente elaborado com base na cultura organizacional, desenvolvendo as lideranças nas competências e valores definidos pela empresa como seus principais pilares. 

Por isso, o programa leva os líderes a entenderem e valorizarem essa cultura, passando então para seus liderados.

Aumento da produtividade

Líderes de excelência estão sempre buscando desenvolver estratégias para manter os colaboradores motivados e produtivos. 

Aumentar a produtividade dentro da empresa e a efetividade dos serviços é uma questão de sobrevivência para os negócios!

Isso só é possível quando os colaboradores estão satisfeitos e engajados com os propósitos e planos organizacionais, gerando um melhor desempenho.

Garantia de colaboradores mais focados e eficientes

O desenvolvimento de liderança garante a produtividade e eficiência da equipe, extraindo o melhor de cada um. 

Isso porque o líder busca maximizar os pontos fortes e auxilia os colaboradores a desenvolverem os pontos fracos, sem críticas.

Dessa forma, ele demonstra ter confiança nas potencialidades do time, extraindo maior rendimento. 

Assim, as adversidades são contornadas e há um maior aproveitamento das qualidades dos colaboradores.

Ao investir no desenvolvimento de liderança, a empresa sai ganhando, tanto em produtividade quanto em lucro.

Queda nos índices de turnover

Outro grande benefício desse programa é a redução da taxa de turnover nas equipes. 

Perder mão de obra é sempre algo muito prejudicial para os negócios, ainda mais quando isso vem de colaboradores qualificados e treinados.

Por isso, o treinamento de liderança é responsável por motivar o líder a compartilhar com suas equipes os conhecimentos adquiridos, gerando um ambiente contagiante e motivador, diminuindo a possibilidade de alguém querer sair desse time.

Redução de custos operacionais

Líderes sem qualificação podem trazer grande prejuízo financeiro para a empresa por não saber utilizar os recursos de forma correta. Isso pode gerar desperdícios  e aumento nas despesas.

Decisões erradas também diminuem o engajamento das equipes e a produtividade dos colaboradores, causando erros e atrasos.

Portanto, para aumentar a rentabilidade do seu negócio, é importante implantar o programa de desenvolvimento de liderança. 

Dessa forma, os líderes vão aprender a reduzir gastos desnecessários, tanto de recursos financeiros quanto de tempo.

Comunicação interna mais assertiva

Ter líderes treinados e uma cultura organizacional alinhada facilita a comunicação interna e a torna mais eficiente. 

A consequência é um ambiente corporativo mais integrado, colaborativo e transparente.

Além disso, também irá desenvolver os valores e competências pilares da empresa, evidenciando a cultura organizacional como o centro da estruturação do programa de desenvolvimento de liderança.

Ambiente de trabalho agradável

Ao entender o seu papel dentro da empresa, o líder se empenha em proporcionar um clima organizacional melhor. 

Vale ressaltar que o ambiente de trabalho é capaz de impactar diretamente o comportamento dos colaboradores, tornando-os mais receptivos, engajados e motivados.

A liderança deve elaborar pesquisas de satisfação da equipe e estabelecer metas viáveis para o time, oferecendo programas de benefícios e realizando treinamentos com os colaboradores.

Melhora no desempenho financeiro

Líderes bem treinados orientam e motivam os colaboradores, incentivando-os a realizarem um trabalho mais eficiente e otimizado. 

Com isso, a companhia consegue melhores resultados, garantindo um maior desempenho financeiro.

Maior atração e retenção de talentos

Uma boa liderança melhora o clima organizacional e incentiva os colaboradores, fazendo com que eles realmente vistam a camisa da empresa e façam o melhor para o crescimento do negócio.

Isso garante um poder de atração e retenção da empresa muito maior, pois os candidatos estão engajados com o crescimento do negócio e desejam fazer parte disso.

Como fazer um plano de desenvolvimento de liderança?

Para elaborar um programa de desenvolvimento de líderes de sucesso, é necessário seguir alguns passos e tomar ações decisivas para a eficiência dos processos. Confira abaixo:

Realize o Planejamento

Planejar o programa é o primeiro passo a ser dado. 

Portanto, relacione as necessidades do programa (principalmente sobre treinamento e desenvolvimento) analisando as competências que os participantes já possuem e as que ainda precisam ser aprimoradas. 

Entre as características de um bom líder, estão:

  • Ética;
  • Organização;
  • Comunicação;
  • Inteligência emocional;
  • Capacidade de dar e receber feedbacks.

Sendo assim, adicione ao planejamento as competências necessárias que não estão presentes na equipe. 

Para identificá-las, elabore pesquisas rápidas com os colaboradores e peça feedbacks, avaliando os treinamentos e coletando dados para melhorias.

Contrate uma consultoria de desenvolvimento de líderes

Contar com uma consultoria de desenvolvimento de líderes permite que as empresas explorem ao máximo as oportunidades de seus negócios e tomem decisões mais assertivas.

Esse processo ocorre com a ajuda de consultores que possuem visão ampla e estratégica de mercado, além da experiência em sistemas de gestão.

É um recurso valioso para o crescimento da empresa e organização dos processos internos. Afinal, grande parte das empresas enfrentam problemas ligados a aspectos de liderança e gestão de pessoas, tendo dificuldade de encontrar soluções.

Nesse cenário, é importante poder contar com uma equipe que tenha uma capacidade analítica e sensibilidade apurada para avaliar o contexto e sugerir ações de melhorias personalizadas para cada negócio.

A Leader Educa possui consultores qualificados para analisar de forma criteriosa os principais fatores responsáveis pelo sucesso da sua empresa, realizando um diagnóstico do momento atual da liderança com recomendações de ações estratégicas

Quer saber mais? Clique aqui para descobrir como ter líderes comprometidos com os resultados e alta performance do seu negócio.

Faça o uso de uma plataforma de treinamento e desenvolvimento

Existem diversas opções de plataformas que ajudam a aprimorar os métodos aplicados e a estimular novas competências nos colaboradores. 

Esse tipo de ferramenta oferece um ambiente de ensino digital com todas as funções obtidas em uma sala de aula presencial. 

Algumas das vantagens desse formato de ensino são:

Flexibilidade

O conteúdo pode ser desenvolvido dentro da plataforma, de acordo com as necessidades da empresa, possibilitando alterações e melhorias;

Redução de custos

A economia se deve ao fato de não ser necessário o deslocamento dos colaboradores e dos profissionais responsáveis, a construção e outros gastos de um lugar físico, além do uso de papelada e outros materiais;

Inclusão de diferentes conteúdos em diferentes formatos

A plataforma de treinamento e desenvolvimento também permite o uso de diversos formatos e metodologias de conteúdos, como vídeos, podcasts, animações e gamificação. Assim, o processo de aprendizagem se torna mais fluido e interessante para os colaboradores;

Personalização

 É importante saber que cada colaborador possui sua forma única de assimilação dos conteúdos. Seja o formato dos estudos ou o horário de preferência de cada um, essas informações podem ser encontradas através de um mapeamento e diagnóstico das necessidades da equipe e inseridas dentro da plataforma de treinamento;

Diferencial competitivo

Através da eficiência gerada pela plataforma de treinamento e desenvolvimento, a empresa aumenta a chance de atingir seus objetivos de crescimento, elaborando um ambiente interno mais preparado para superar os desafios do mercado, se tornando mais competitiva.

Agora que você já sabe tudo sobre como ter um programa de desenvolvimento de liderança eficaz, confira agora os sete princípios chave para o sucesso de um projeto de educação corporativa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS