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Descubra o que é multiplicador interno e como desenvolvê-los

a imagem tem três pessoas reunidos em uma mesa com blocos de anotação e notebook, enquanto uma delas explica algo para os demais, representando o que é multiplicador interno.

Atualmente, as empresas têm buscado ampliar o acesso às informações e capacitar seus colaboradores. A forma mais rápida e fácil de fazer isso é contando com o auxílio do multiplicador interno. 

Esse profissional é capaz de potencializar o desempenho dos seus colegas de equipe! Mas afinal, o que é multiplicador interno?

Tanto líderes como os demais colaboradores podem atuar como multiplicadores. Além de cumprirem suas funções, eles ajudam no compartilhamento  do conhecimento dentro da organização, trabalhando como mentores. 

O foco está em acelerar o processo de treinamento e desenvolvimento dos demais colaboradores.

Quer saber como isso funciona? Continue acompanhando a leitura!

O que é multiplicador interno?

O multiplicador interno é um colaborador que possui autoridade em determinado assunto. Ele é capaz de compartilhar o conhecimento dos processos com outros colegas de equipe.

Dessa forma, esse profissional pode ser essencial para a manutenção da qualidade dos processos e para a qualidade do clima organizacional.

Para ser um multiplicador interno, é necessário que o profissional tenha soft skills aprimoradas, como oratória e persuasão. Essas habilidades são necessárias para a  transmissão do conhecimento e uma boa gestão de pessoas.

Quais são os benefícios de ter multiplicadores internos?

Ter multiplicadores internos é extremamente importante para a competitividade da empresa no mercado. 

Além disso, existem diversos outros benefícios em contar com esse tipo de profissional em seu negócio. Confira abaixo!

Melhora da qualificação dos colaboradores

O multiplicador interno ajuda a empresa a desenvolver o treinamento necessário para que os demais colaboradores realizem o trabalho de forma mais qualificada. Isso porque eles criam soluções para possíveis problemas internos.

Portanto, por meio do seu trabalho, é possível ter maior qualificação dos colaboradores, fluidez nos processos e inovações para o negócio.

Compartilhamento e descentralização do conhecimento

É comum em uma organização encontrar profissionais-chave, ou seja, aqueles que dominam determinado conhecimento, ferramenta ou competência. 

Nesse caso, a empresa pode se tornar dependente de um desses colaboradores, que a qualquer momento podem pedir desligamento, se afastar ou faltar, afetando de forma negativa o negócio.

Quando a empresa investe em multiplicadores internos, ela evita que as informações sejam perdidas, garantindo o compartilhamento do conhecimento.

Redução de custos e Impacto positivo no ROI

Formar multiplicadores internos é uma excelente forma de valorizar bons profissionais e reduzir os custos com treinamentos.

Ao reduzir os custos operacionais e melhorar a produtividade, a empresa está gerando um impacto positivo no ROI (Retorno sobre o Investimento). Dessa forma, o lucro líquido do negócio entra em movimento crescente. 

Dentro desse cenário, é importante destacar a importância de conciliar a tecnologia a favor dos multiplicadores internos.

Desenvolvimento de uma cultura de colaboração

Ao fortalecer grupos de multiplicadores internos, é possível desenvolver uma cultura de colaboração e cooperação. 

Isso significa incentivar os colaboradores a reconhecer suas limitações e buscar ajuda quando necessário. Afinal, sempre é possível aprender algo novo com alguém.

Além disso, incentivar a interação e o fortalecimento do relacionamento também é uma forma de tirar a sobrecarga dos líderes, melhorando a comunicação e o clima da empresa.

Melhora do clima organizacional e engajamento da equipe

Ter colaboradores satisfeitos no ambiente organizacional impacta diretamente na qualidade do clima da empresa. 

Esse fator é essencial para que os processos aconteçam de forma mais fluida para alcançar metas desafiadoras.

Afinal, a relação que o colaborador tem com suas atividades diárias é um dos pontos mais importantes para a sua satisfação com o trabalho. 

Por isso, o alinhamento realizado com o aprendizado compartilhado pelos multiplicadores internos irá contribuir para isso, trazendo empoderamento às pessoas e gerando o engajamento necessário para a rotina de trabalho.

Uma vez que a equipe está engajada e motivada, os colaboradores respondem de forma mais positiva às demandas da organização. Essa ação irá impulsionar a criatividade para desenvolver um trabalho mais qualificado.

Fortalecimento do Employer Branding

O Employer Branding é um aspecto essencial para a atração e retenção de talentos. 

Trata-se de uma forma de marketing com foco em profissionais, onde podem ser utilizados os mesmos canais e estratégias do marketing comercial. A diferença está na experiência do colaborador, pontos extremamente importantes para fortalecer a sua marca empregadora.

Ao investir em um programa de multiplicadores internos, haverá impacto nas seguintes frentes do desenvolvimento de pessoas:

  • Alinhamento de expectativas;
  • Estímulo à colaboração;
  • Senso de meritocracia.

Quando investir nos multiplicadores internos?

São diversos os benefícios de investir em multiplicadores internos. Mas, qual será o momento mais adequado ou qual a melhor situação para fazer esse investimento? 

Você deve investir nos multiplicadores internos quando quiser e necessitar:

  • Aumentar o conhecimento técnico dos colaboradores;
  • Desenvolver uma cultura de compartilhamento e coletividade;
  • Diminuir custos;
  • Gerar integração entre o público interno;
  • Implementar a cultura de educação continuada;
  • Melhorar a gestão e qualidade dos serviços.

Como formar multiplicadores internos?

Para formar multiplicadores internos de forma efetiva, é necessário seguir alguns passos. Confira abaixo quais são eles:

1. Faça a identificação dos colaboradores com potencial

Para ser um bom multiplicador interno, o colaborador precisa gostar e ter facilidade de compartilhar conhecimento. 

Por isso, não tente forçar um colaborador a ser multiplicador. Antes, observe aqueles que possuem potencial e o perfil ideal para a função.

2. Oriente os multiplicadores internos

Auxilie os multiplicadores em seu desenvolvimento como treinadores e mentores. 

Apresente todo o panorama de como funciona um treinamento para que eles entendam quais as principais teorias de aprendizagem: como ter didática, como se expressar oralmente, aplicar formatos de interação com os aprendizes, etc.

3. Realize o planejamento dos treinamentos

Todo treinamento precisa ser desenvolvido com base em um planejamento prévio. Para isso, é preciso responder às seguintes perguntas:

  • Qual o objetivo do treinamento?
  • O que será ensinado? Por quem?
  • Qual será a duração do treinamento?
  • Quais colaboradores serão treinados?
  • Como os resultados serão mensurados?
  • O treinamento será EAD, presencial ou misto?
  • Quais os pré-requisitos para participar do treinamento?
  • Quais resultados a empresa espera atingir ao fim do treinamento?

4. Invista em métodos de treinamento inovadores

Além do conteúdo, o formato do treinamento também é muito importante. 

Com o uso de tecnologias aplicadas à educação ganhando cada vez mais força, é possível apostar em estratégias como gamificação, flipped learning e microlearning. Essas ferramentas têm como objetivo o engajamento dos profissionais.

A gamificação, por exemplo, consiste em trazer elementos dos jogos para a rotina dos colaboradores. Isso inclui definir objetivos e missões, recompensar as conquistas por meio de pontuação, montar um ranking para a equipe e propor desafios. 

Já o microlearning, possui uma abordagem que busca sintetizar o conhecimento em pequenas cápsulas. Isso é feito por meio de sessões de aprendizagem mais curtas e com linguagem simples.

5. Mensure os resultados

Um dos pontos mais importantes da formação de multiplicadores internos é auxiliá-los a avaliar seus resultados, identificando seus erros e acertos. 

Assim como esses mentores apoiam o desenvolvimento de seus colegas, eles também devem ser conduzidos ao alto desempenho. Por isso, precisam buscar melhorias para manter o rendimento como bons multiplicadores.

Donald Kirkpatrick desenvolveu um modelo de avaliação de treinamentos com base em quatro níveis. São eles:

  • Formação;
  • Aprendizagem;
  • Comportamento;
  • Resultados.

Ao dar feedback para seus multiplicadores internos, é interessante considerar cada um desses pontos.

6. Estimule os Multiplicadores Internos

As empresas precisam estimular os colaboradores a trocarem conhecimentos e assumir esse papel de multiplicadores internos. 

Para isso, é necessário realizar algumas ações:

  • Criar uma cultura de feedback;
  • Difundir a cultura de colaboração;
  • Investir em treinamentos para novos mentores;
  • Melhorar o engajamento da equipe.

Agora que você já sabe o que é multiplicador interno, entenda a verdadeira importância de compartilhar conhecimento!

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