Atualmente, as empresas têm buscado ampliar o acesso às informações e capacitar seus colaboradores. A forma mais rápida e fácil de fazer isso é contando com o auxílio do multiplicador interno.
Esse profissional é capaz de potencializar o desempenho dos seus colegas de equipe! Mas afinal, o que é multiplicador interno?
Tanto líderes como os demais colaboradores podem atuar como multiplicadores. Além de cumprirem suas funções, eles ajudam no compartilhamento do conhecimento dentro da organização, trabalhando como mentores.
O foco está em acelerar o processo de treinamento e desenvolvimento dos demais colaboradores.
Quer saber como isso funciona? Continue acompanhando a leitura!
O que é multiplicador interno?
O multiplicador interno é um colaborador que possui autoridade em determinado assunto. Ele é capaz de compartilhar o conhecimento dos processos com outros colegas de equipe.
Dessa forma, esse profissional pode ser essencial para a manutenção da qualidade dos processos e para a qualidade do clima organizacional.
Para ser um multiplicador interno, é necessário que o profissional tenha soft skills aprimoradas, como oratória e persuasão. Essas habilidades são necessárias para a transmissão do conhecimento e uma boa gestão de pessoas.
Quais são os benefícios de ter multiplicadores internos?
Ter multiplicadores internos é extremamente importante para a competitividade da empresa no mercado.
Além disso, existem diversos outros benefícios em contar com esse tipo de profissional em seu negócio. Confira abaixo!
Melhora da qualificação dos colaboradores
O multiplicador interno ajuda a empresa a desenvolver o treinamento necessário para que os demais colaboradores realizem o trabalho de forma mais qualificada. Isso porque eles criam soluções para possíveis problemas internos.
Portanto, por meio do seu trabalho, é possível ter maior qualificação dos colaboradores, fluidez nos processos e inovações para o negócio.
Compartilhamento e descentralização do conhecimento
É comum em uma organização encontrar profissionais-chave, ou seja, aqueles que dominam determinado conhecimento, ferramenta ou competência.
Nesse caso, a empresa pode se tornar dependente de um desses colaboradores, que a qualquer momento podem pedir desligamento, se afastar ou faltar, afetando de forma negativa o negócio.
Quando a empresa investe em multiplicadores internos, ela evita que as informações sejam perdidas, garantindo o compartilhamento do conhecimento.
Redução de custos e Impacto positivo no ROI
Formar multiplicadores internos é uma excelente forma de valorizar bons profissionais e reduzir os custos com treinamentos.
Ao reduzir os custos operacionais e melhorar a produtividade, a empresa está gerando um impacto positivo no ROI (Retorno sobre o Investimento). Dessa forma, o lucro líquido do negócio entra em movimento crescente.
Dentro desse cenário, é importante destacar a importância de conciliar a tecnologia a favor dos multiplicadores internos.
Desenvolvimento de uma cultura de colaboração
Ao fortalecer grupos de multiplicadores internos, é possível desenvolver uma cultura de colaboração e cooperação.
Isso significa incentivar os colaboradores a reconhecer suas limitações e buscar ajuda quando necessário. Afinal, sempre é possível aprender algo novo com alguém.
Além disso, incentivar a interação e o fortalecimento do relacionamento também é uma forma de tirar a sobrecarga dos líderes, melhorando a comunicação e o clima da empresa.
Melhora do clima organizacional e engajamento da equipe
Ter colaboradores satisfeitos no ambiente organizacional impacta diretamente na qualidade do clima da empresa.
Esse fator é essencial para que os processos aconteçam de forma mais fluida para alcançar metas desafiadoras.
Afinal, a relação que o colaborador tem com suas atividades diárias é um dos pontos mais importantes para a sua satisfação com o trabalho.
Por isso, o alinhamento realizado com o aprendizado compartilhado pelos multiplicadores internos irá contribuir para isso, trazendo empoderamento às pessoas e gerando o engajamento necessário para a rotina de trabalho.
Uma vez que a equipe está engajada e motivada, os colaboradores respondem de forma mais positiva às demandas da organização. Essa ação irá impulsionar a criatividade para desenvolver um trabalho mais qualificado.
Fortalecimento do Employer Branding
O Employer Branding é um aspecto essencial para a atração e retenção de talentos.
Trata-se de uma forma de marketing com foco em profissionais, onde podem ser utilizados os mesmos canais e estratégias do marketing comercial. A diferença está na experiência do colaborador, pontos extremamente importantes para fortalecer a sua marca empregadora.
Ao investir em um programa de multiplicadores internos, haverá impacto nas seguintes frentes do desenvolvimento de pessoas:
- Alinhamento de expectativas;
- Estímulo à colaboração;
- Senso de meritocracia.
Quando investir nos multiplicadores internos?
São diversos os benefícios de investir em multiplicadores internos. Mas, qual será o momento mais adequado ou qual a melhor situação para fazer esse investimento?
Você deve investir nos multiplicadores internos quando quiser e necessitar:
- Aumentar o conhecimento técnico dos colaboradores;
- Desenvolver uma cultura de compartilhamento e coletividade;
- Diminuir custos;
- Gerar integração entre o público interno;
- Implementar a cultura de educação continuada;
- Melhorar a gestão e qualidade dos serviços.
Como formar multiplicadores internos?
Para formar multiplicadores internos de forma efetiva, é necessário seguir alguns passos. Confira abaixo quais são eles:
1. Faça a identificação dos colaboradores com potencial
Para ser um bom multiplicador interno, o colaborador precisa gostar e ter facilidade de compartilhar conhecimento.
Por isso, não tente forçar um colaborador a ser multiplicador. Antes, observe aqueles que possuem potencial e o perfil ideal para a função.
2. Oriente os multiplicadores internos
Auxilie os multiplicadores em seu desenvolvimento como treinadores e mentores.
Apresente todo o panorama de como funciona um treinamento para que eles entendam quais as principais teorias de aprendizagem: como ter didática, como se expressar oralmente, aplicar formatos de interação com os aprendizes, etc.
3. Realize o planejamento dos treinamentos
Todo treinamento precisa ser desenvolvido com base em um planejamento prévio. Para isso, é preciso responder às seguintes perguntas:
- Qual o objetivo do treinamento?
- O que será ensinado? Por quem?
- Qual será a duração do treinamento?
- Quais colaboradores serão treinados?
- Como os resultados serão mensurados?
- O treinamento será EAD, presencial ou misto?
- Quais os pré-requisitos para participar do treinamento?
- Quais resultados a empresa espera atingir ao fim do treinamento?
4. Invista em métodos de treinamento inovadores
Além do conteúdo, o formato do treinamento também é muito importante.
Com o uso de tecnologias aplicadas à educação ganhando cada vez mais força, é possível apostar em estratégias como gamificação, flipped learning e microlearning. Essas ferramentas têm como objetivo o engajamento dos profissionais.
A gamificação, por exemplo, consiste em trazer elementos dos jogos para a rotina dos colaboradores. Isso inclui definir objetivos e missões, recompensar as conquistas por meio de pontuação, montar um ranking para a equipe e propor desafios.
Já o microlearning, possui uma abordagem que busca sintetizar o conhecimento em pequenas cápsulas. Isso é feito por meio de sessões de aprendizagem mais curtas e com linguagem simples.
5. Mensure os resultados
Um dos pontos mais importantes da formação de multiplicadores internos é auxiliá-los a avaliar seus resultados, identificando seus erros e acertos.
Assim como esses mentores apoiam o desenvolvimento de seus colegas, eles também devem ser conduzidos ao alto desempenho. Por isso, precisam buscar melhorias para manter o rendimento como bons multiplicadores.
Donald Kirkpatrick desenvolveu um modelo de avaliação de treinamentos com base em quatro níveis. São eles:
- Formação;
- Aprendizagem;
- Comportamento;
- Resultados.
Ao dar feedback para seus multiplicadores internos, é interessante considerar cada um desses pontos.
6. Estimule os Multiplicadores Internos
As empresas precisam estimular os colaboradores a trocarem conhecimentos e assumir esse papel de multiplicadores internos.
Para isso, é necessário realizar algumas ações:
- Criar uma cultura de feedback;
- Difundir a cultura de colaboração;
- Investir em treinamentos para novos mentores;
- Melhorar o engajamento da equipe.
Agora que você já sabe o que é multiplicador interno, entenda a verdadeira importância de compartilhar conhecimento!