Leader Educa

Mudança do sistema de RH mobiliza a empresa

Para acompanhar as exigências destes novos tempos, o Santander implantou um novo software de Gestão de RH. Esta mudança impacta toda a organização de diferentes maneiras, por isso foi necessário elaborar soluções diversas para capacitar os mais de 45 mil funcionários do banco no Brasil.

“Um dos projetos atuais mais ambiciosos do Santander”, foi a frase dita por vários profissionais envolvidos no projeto Workday, nome do novo software de Gestão de RH para toda a organização, mostrando a importância do mesmo. O novo sistema gera mais autonomia, responsabilidade e acessos diferenciados de acordo com o perfil do usuário, ou seja, é mais adequado às demandas atuais do negócio.

Para comunicar e capacitar todos os funcionários sobre o Workday, seus diferenciais e funcionalidades, a equipe da Leader Educa teve o desafio de criar uma estratégia educacional com soluções específicas para diferentes públicos.

As demandas do projeto de capacitação foram:

– Capacitar os diversos públicos de funcionários Santander no novo software de Gestão de RH, o Workday, por meio de books instrutivos;

– Preparar os multiplicadores responsáveis pelos processos de implementação do Workday, tornando a facilitação de conteúdos técnicos e específicos algo prático, didático e interessante;

– Apoiar os futuros multiplicadores no desenvolvimento da estrutura educacional, conteúdo e layout dos treinamentos que foram e serão aplicados internamente.

Para alcançar todos os objetivos de um projeto desta magnitude, foram desenvolvidos quatro books instrutivos, com conteúdos específicos para públicos diferentes: RH Operações, Business Partner, gestores, e funcionários. O desafio desta primeira etapa foi transformar fluxogramas e instruções técnicas em materiais fáceis de serem entendidos e que destacassem os pontos mais relevantes das mudanças que afetariam cada público.

Assim foi construído um Programa de Capacitação para os sponsors do projeto e especialistas dos processos (responsáveis pelos processos do Workday), se tornarem multiplicadores internos.

A Leader Educa treinou 34 profissionais envolvidos nos 14 processos do Projeto. Esta equipe, responsável por cascatear as informações para todo o RH e gestores, recebeu:  treinamento para serem Facilitadores do Conhecimento, que é um dos fundamentos da Academia Santander; orientação no desenvolvimento e estruturação educacional dos conteúdos de 14 processos; mentoria individual por processo, para a finalização da construção dos treinamentos; e tutoria no encontro final do programa.

“Me senti apoiada a inovar, a fazer diferente e passar esse conhecimento de uma forma leve e criativa”, contou Marina Aliano, especialista de benefícios, que participou do treinamento.

“Achei ótima a condução dos consultores Alexandre Toledo e Nelise Barbosa. Eles serviram de modelo para quando eu estiver no papel deles, como facilitadora (e isso é um super elogio!)”, ressaltou Gilda Resende, especialista de recrutamento.

Após essa grande etapa de compartilhamento de saberes, todo o conteúdo do Treinamento de Business Partner foi estruturado. A nossa equipe apoiou os multiplicadores na construção e facilitação do treinamento para esse público, e também no desenvolvimento do conteúdo do encontro estratégico para gestores. E para fechar com chave de ouro, a Leader apoiou na estruturação do evento e desenvolveu o vídeo para o lançamento do Workday para todo o RH Santander. “A implantação do Workday no Santander foi um projeto singular, desafiador, ambicioso e por isso, grandioso. Colaborar com a capacitação das pessoas nos deu uma alegria tão grande quando a dimensão deste projeto. A flexibilidade e a agilidade foram elementos adotados por nós para atendermos as constantes mudanças, tão naturais em uma implantação de um sistema que será usado direta ou indiretamente por todos no Santander Brasil BR”, ressaltou o consultor Alexandre Toledo, um dos facilitadores do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×