ARTIGO

Facilitação virtual: aprendizado da sala de aula para a tela do computador
Leader Educa

Leader Educa

Pesquisas mostram que matrículas em cursos online cresceram 425% com o distanciamento social exigido pela pandemia do Covid-19. A Facilitação virtual torna-se uma ótima alternativa para treinamentos corporativos com interação em real time.

Por Leader Educa

Em tempos de pandemia, onde o distanciamento social é o novo normal, os cursos online registraram um boom de procura. De acordo com dados divulgados pela Udemy, as matrículas em cursos online cresceram 425%. Empresas e governos também estão aderindo mais a cursos online: aumento de 80%.

Outros dados recentes, coletados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mostram que, aproximadamente, 1,7 milhão de brasileiros realizou matrículas em cursos EAD, o que representa mais de 20% de todas as matrículas. Já um levantamento do Google registrou um salto de 130% nas buscas por especializações a distância.

Estes dados apontam para um cenário que certamente não terminará com o fim da pandemia. Na verdade, a quarentena funcionou como uma aceleradora e antecipou o que aconteceria em um tempo muito maior, aumentando o número de pessoas que estão se adaptando e aderindo definitivamente aos treinamentos digitais.

Os dados deixam claro que a busca por novos aprendizados continua em alta, mas agora com o auxílio de novas ferramentas e em um novo cenário. As empresas estão se adaptando a esta nova realidade. O home office, as videoconferências já fazem parte da rotina do setor corporativo, principalmente das grandes corporações e a facilitação virtual chega para preencher a lacuna dos treinamentos presenciais, afinal o desenvolvimento não pode parar.

Consultores e instrutores, com décadas de experiência em treinamentos presenciais, estão desenvolvendo novas habilidades para se adaptar às exigências destes novos tempos. Muda o espaço, a forma de transmitir o conteúdo – que precisa ser virtual, mais dinâmico -, mas o objetivo continua o mesmo: desenvolver novas competências na equipe para superar os desafios do negócio.

“A facilitação virtual Leader utiliza estratégias educacionais com o apoio da tecnologia. Temos um amplo acervo de recursos didáticos para o desenvolvimento de treinamentos avulsos ou trilhas de conhecimento. Estar presente ultrapassa o contato físico!”, reforça Flávia Rodrigues, diretora da Leader Educa. Assim que o distanciamento social começou, Flávia convocou toda sua equipe para enfrentar este novo desafio e o resultado foi o desenvolvimento de novas estratégias para transmitir o conhecimento via internet, através de plataformas de transmissão ao vivo, como Zoom, Teams ou pela própria plataforma do cliente.

O grande diferencial da Facilitação Virtual da Leader está justamente em transmitir, mesmo que pela internet, o DNA da Leader, que é o acolhimento, ouvir e dar voz às pessoas. “Nós trabalhamos para levar o clima da sala ade aula para o virtual, para que os participantes se sintam ouvidos e tenham vontade de trocar e participar, como normalmente acontece nos encontros presenciais”, explica Flávia.

Os temas abordados nas Facilitações Virtuais da Leader Educa são os mais diversos possíveis, inclusive customizados para as necessidades da empresa. Entre os mais procurados atualmente, segundo dados da Udemy, estão Habilidades de comunicação (aumento de 131%) e Mindset de crescimento (avanço de 206%), duas competências ainda mais fundamentais neste momento de mudanças profundas.

Dicas práticas

O ambiente digital pode proporcionar uma aprendizagem mais acessível, dinâmica e personalizada, mas para que a Facilitação Virtual seja um sucesso são necessários alguns combinados, que podem ser enviados como orientações, junto com um pre work, muito utilizados nos cursos online.

– Garanta um lugar com internet estável de boa qualidade. Escolha o local da casa onde você sabe que o sinal é melhor!

– Travar a transmissão é comum e quando acontecer, avise no chat e reinicie;

– Use um notebook, desktop ou smartphone com câmera e microfone. O fone de ouvido ajuda muito na qualidade do áudio;

– Mantenha seu microfone no mudo para não entrar ruídos e dar eco;

– Ao participar, abra o microfone e comece falando seu nome, principalmente se a câmera não estiver habilitada;

– Prefira deixar a câmera ligada, pois isso aproxima e facilita a comunicação, afinal a comunicação não verbal é responsável por 93% da transmissão da mensagem;

– Levante a mão ou avise no chat que quer a palavra. Espere sempre a outra pessoa terminar antes de começar a falar;

– Pratique escuta ativa;

– Utilize ferramentas para deixar a facilitação mais dinâmica, como o Mentimenter para saber a opinião dos participantes sobre o tema;

– Desenvolva atividades e exercícios em grupo. Alguns aplicativos possibilitam a criação de salas com participantes escolhidos de forma aleatória.

– Faça as leituras e o pre work sugerido

EaD, E-learning, curso online e Facilitação virtual

Neste novo contexto de aprendizagem online surgem novos termos e alguns podem confundir. Então vamos entender o que significa cada um destes termos.

EaD – Diferente do que muita gente pensa, o EaD não é uma modalidade de ensino moderna. Existe desde o início do século passado no Brasil. Você se lembra dos antigos Institutos de Ensino por correspondência? Pois é, esse já era um EaD. Assim como os cursos, muito conhecidos na década de 90, transmitidos pela televisão. Basicamente o EaD é uma modalidade de ensino em que professor e aluno não se encontram no mesmo local. Simples assim.

E- learning/cursos online – Já o e-Learning e curso online são sinônimos, ambos tem o mesmo objetivo de levar aprendizagem digital via internet e são muito utilizados na Educação Corporativa.

O autor Marc Rosenberg definiu o e-learning como a modalidade de ensino em que são usadas tecnologias da internet para transmitir conhecimento e melhorar desempenho. É um curso online que deve ser distribuído por meio de dispositivos conectados à internet como computadores, smartphones ou tablets. A tecnologia possibilita armazenar, atualizar e distribuir conhecimento com mais segurança, facilidade e alcance. O e-learning pode vir em diversos formatos, desde e-books, podcasts, infográficos, vídeos dos mais diversos estilos como whiteboards, motions, videoaulas, que podem ser acessados e distribuídos de várias maneiras como em plataformas educacionais ou por mensagens de e-mail e whatsapp.

O e-Learning pode ser dividido em duas categorias:

Síncrono: são cursos que ocorrem ao mesmo tempo em que o professor ensina, com o auxílio de uma ferramenta de videoconferência, ao vivo, o que possibilita a interação entre o facilitador e os alunos, por áudio, vídeo ou no chat, tudo em tempo real. A facilitação virtual entra nesta categoria dos cursos online.

Assíncrono: são cursos e treinamentos já gravados e armazenados, que o aluno acessa quando quiser. Esta modalidade dispensa o aluno das obrigações de horário. Uma das grandes vantagens do curso online sobre os cursos tradicionais de EAD é o formato dinâmico e interativo, que prendem a atenção do aluno e facilitam a absorção do conteúdo. Podem ser em formato de videoaulas, e-books, infográficos, revista digital e outros formatos de vídeos.

Facilitação virtual – A facilitação virtual é um e-learning síncrono, que ocorre rem real time, propiciando interação entre o facilitador e os participantes. Numa visão mais macro também é um curso de EAD, já que professor e aluno não estão no mesmo lugar físico. Se por um lado a Facilitação Virtual perde em praticidade, pois tem dia e hora para acontecer, ganha em humanização e aproximação, pois quando realizado com as ferramentas e técnicas adequadas consegue chegar bem próximo do resultado dos cursos presenciais. Além de poder ser gravado e assistido posteriormente para resgatar algum ponto.

Os cursos online ganharam mais força neste novo normal e a Leader Educa pode ajudar a sua organização neste desafio de fazer a transição do offline para o online. Conheça nossas soluções! https://leadereduca.com.br/solucoes/

Quer saber mais sobre o tema? Então clique e acesse o vídeo com as Dicas de Ouro para a Facilitação Virtual, com nosso consultor Alexandre Toledo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin