Sabemos que o Blended Learning oferece o melhor de dois mundos: on e off juntos, trabalhando pelo melhor resultado em treinamento. Mas também vimos recentemente que o Blended Learning vai além: é uma combinação maior de métodos de ensino, um novo conceito de aprendizagem contínua e irrestrita, uma vez que se dá em diferentes contextos e espaços.
Mas e agora, como desenvolver cursos de aprendizagem combinada ou módulos que combinem com sucesso essas duas abordagens? Como criar e desenvolver ambientes de aprendizagem combinados que sejam informativos, interativos, imersivos, completos, garantindo a flexibilidade do aprendizado ao mesmo tempo em que preserva a estrutura do ensino?
Temos três dicas principais para ajudá-los nesta construção:
Identifique de forma clara os objetivos do curso
Como em qualquer projeto será preciso definir objetivos e metas antes mesmo de começar a criar o conteúdo. Que competências devem ser desenvolvidas? Que informações constarão do plano de ensino? Quais as ferramentas e modelos de design instrucional ou teorias de aprendizagem ajudarão a entregar este conteúdo? Ao definir os objetivos você também determina o roteiro que guiará o desenvolvimento do seu projeto, permitindo correções de rota ao longo do caminho (se forem necessárias);
Determine o nível de interação
Ao optar por uma estratégia de aprendizagem mista você consegue determinar exatamente quão interativo será o curso e como, de forma geral, se dará a experiência e-learning dos alunos, podendo determinar o nível, o tempo e o aprofundamento de cada ponto de contato.
Uma estratégia de blended learning dá oportunidade de escolher entre uma infinidade de ferramentas de aprendizagem on e off-line e entre diversos métodos de entrega. O ideal é que cada tópico seja analisado individualmente, para garantir que cada conteúdo seja apresentado da forma mais eficaz do ponto de vista da comunicação e interação.
Estabeleça um plano de avaliação eficaz
Nenhuma estratégia é completa sem um plano de avaliação. Você deve estabelecer como este trabalho será feito: será através de um questionário simples? Fóruns online? Grupos de discussão presenciais? Será ao término do curso geral ou após o final de cada módulo? Lembrando que as avaliações devem ser tabuladas em um sistema de gestão para que se tornem melhorias futuras.
Criar uma estratégia de blended learning é um processo complexo, mas se a construção for feita de forma planejada seguindo estas três dicas básicas certamente trará excelentes resultados. O importante é manter espaço para uso da criatividade e livre circulação de ideias, essenciais para explorar todas as potencialidades deste sistema. Por falar em troca de ideias, vamos acrescentar mais um item a estas dicas, como um bônus:
Promova e integre as atividades em grupo
A colaboração em grupo é um componente extremamente importante de uma estratégia de aprendizagem combinada, já que é uma excelente forma de promover o compartilhamento do conhecimento. O blended learning permite a utilização de diferentes ferramentas e aplicações online – por exemplo, o grupo de alunos pode se reunir em fóruns e chats online, ou participar através de alguma rede social. Garanta esta troca e o aprendizado será muito mais enriquecedor!