ARTIGO

Levantamento de Necessidades de Treinamento – Oportunidades e Ameaças
Leader Educa

Leader Educa

A efetividade de um treinamento está diretamente relacionada com o conhecimento que se tem sobre as necessidades que precisam ser atendidas, sejam elas individuais, referentes à determinada área ou à organização como um todo.

No cenário atual, onde grande parte das companhias atua com orçamentos limitados e ainda enfrentam grandes e repentinas mudanças de cenário, é ainda mais necessário garantir que os recursos investidos em treinamento destinem-se a áreas onde a formação
e desenvolvimento são realmente necessários, promovendo um retorno positivo sobre o investimento realizado.

O LNT é particularmente vital para uma construção correta do projeto de treinamento, especialmente quando pensamos nas novas tecnologias e práticas de trabalho flexíveis cada vez mais comuns hoje em dia, o que nos conduz a mudanças nas abordagens, habilidades e conhecimentos necessários a um treinamento de sucesso.

De forma geral o levantamento realizado pelo LNT pode ser dividido em três partes principais: questões que você pode antecipar; questões que surgem com o monitoramento realizado dentro do próprio trabalho de levantamento; questões que surgem como resultado de problemas inesperados.

Partindo destas questões o gestor que endereça o LNT deve considerar:

  • As necessidades atuais do negócio, antecipando falhas ou problemas futuros;
  • Quais as competências e performances atuais;
  • Os métodos de treinamento existentes (e possíveis) no cenário observado;
  • Custos;

Este profissional deve se concentrar sempre em realizar uma análise profunda do cenário, pois um LNT mal concebido pode levar a abordagens incorretas de competências, indivíduos e métodos de treinamento. Mas como impedir um resultado tão desastroso? Mantendo o foco no levantamento de informações reais sobre a organização, abordando de forma sistemática o LNT – mas o gestor também deve evitar:

  • Fazer suposições sobre os problemas de desempenho da companhia. Fazer suposições é um péssimo comportamento quando se pensa em LNT;
  • Organizar formatos e conteúdos sem ainda ter estabelecido uma necessidade real;
  • Pensar que uma solução “tamanho único” é capaz de solucionar os mais diversos problemas. É preciso pensar os desafios e customizar as soluções de acordo;
  • Tomar uma opinião individual como algo definitivo, visto que o treinamento deve cumprir as necessidades de um grupo diversificado de pessoas, que precisam e devem ser ouvidas ao longo do planejamento;
  • Manter o foco nas questões mais óbvias, destinando tempo e recursos para questões simples enquanto deixa de lado o que só pode ser resolvido através de uma abordagem mais profunda e sistemática.

O Levantamento de Necessidades de Treinamento é um ponto fundamental para qualquer projeto educacional e um ponto muito instigante para os profissionais que atuam neste segmento. Em um próximo artigo vamos divulgar algumas dicas que ajudarão a realizar um levantamento bem sucedido!

gustavo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin