ARTIGO

Excelência Operacional e a melhoria contínua dos processos
Leader Educa

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  • Como se diferenciar e ser reconhecido em mundo cada vez mais competitivo?
  • A missão de sua empresa está alinhada com a imagem/entrega de sua equipe?
  • Sua base de colaboradores realmente conhece os objetivos e a dimensão de sua empresa?

Estas perguntas aparecem constantemente dentro das companhias e o fato de surgirem com tanta frequência demonstra que há uma preocupação interna em criar fundamentos sólidos para gerar uma melhoria contínua em seus processos e resultados. No entanto, apesar deste conceito parecer familiar, muitas empresas não conseguem traduzir estes esforços para o dia-a-dia.

A Excelência Operacional é o melhor elemento de liderança organizacional para atingir estes objetivos. É uma filosofia de trabalho onde a resolução de problemas, o trabalho em equipe e a liderança capacitada são a base para a construção de uma melhoria contínua dentro da organização.

Este processo tem foco total nas necessidades dos clientes: é preciso entender e atender a seus desejos e necessidades, por isso é fundamental manter os funcionários motivados e capacitados, continuamente aprimorando a qualidade tanto do local de trabalho quanto do trabalho realmente desempenhado pelos colaboradores – muitas vezes as empresas capacitam seu corpo gerencial e deixam em segundo plano atendentes, supervisores, caixas, entre outros. Isto é um erro, pois são estes profissionais que começam a formar a imagem e a percepção de seus produtos e serviços, de sua empresa, junto aos clientes.

Um treinamento em Excelência Operacional aborda diversos temas, como por exemplo:

  • Propósito da empresa no mercado/sociedade;
  • Modelo de administração dos negócios, pilares fundamentais;
  • O DNA da empresa (jeito de ser/fazer);
  • Programas de remuneração, reconhecimento e carreira;
  • Riscos envolvidos na operação (capacitação para se antecipar e evitar perdas financeiras);
  • Prateleira de produtos;
  • Importância de entender o cliente (momento de vida, diferenciais importantes e levantamento de necessidades).

Para trabalhar estes temas de forma adequada algumas técnicas são necessárias. O círculo de controle e influência, por exemplo, é excelente para mudar a percepção do colaborador, fazendo-o perceber que ele deve ser o protagonista de sua carreira, ampliando sua visão sobre o negócio (Visão de Dono).

Com o simulador comportamental é possível colocar em discussão, através da abordagem de situações reais do dia-a-dia, como o grupo de colaboradores pode melhor encantar o cliente, aproveitando todas as oportunidades de contato. Esta ferramenta apresenta uma árvore decisória e a cada passo avançado há espaço para debater todas as possibilidades e consequências do passo dado.

Também é interessante realizar um quiz para testar o conhecimento sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa de forma leve, garantindo uma participação efetiva dos colaboradores e aproveitando as respostas para destacar os pontos críticos, as argumentações e os riscos da operação.

Mude a percepção de seus clientes sobre sua empresa e de seus colaboradores sobre seu ambiente de trabalho através da Excelência Operacional!

 

escudeiro

 

 

 

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