ARTIGO

Cultura, arte e educação em um só lugar: conheça o Instituto Tear
Leader Educa

Leader Educa

“Arte como poesia; educação como política”. Este é o lema do Instituto Tear – Pontão de Cultura e Educação, instituição sem fins lucrativos que, desde os anos 80, desenvolve ações voltadas para crianças e adolescentes. Localizado no bairro da Tijuca, o espaço é uma alternativa de lazer aliado à cultura e educação para os pequenos.

Para os pais que se preocupam em transmitir para a criança a ideia do lazer como ato político e engajado com o ideal de cidade humanizada e acolhedora à infância e ao outro, o espaço é uma boa dica de passeio.

Conheça o Tear

Localizado em uma casa aconchegante, com um amplo quintal e muito verde, o Tear foi fundado por um grupo de arte-educadores e artistas do Movimento Escolinhas de Arte do Brasil (MEA).

O espaço oferece uma programação regular de cursos de formação em diversas linguagens (teatro, dança, música, literatura e artes visuais), colônias de férias para as crianças, saraus, oficinas, espetáculos, shows, exposições, aulas abertas, entre outros. Para o público adulto, tem também seminários sobre temas da arte-educação, capacitações para professores, eventos culturais e artísticos.

O espaço atua em três frentes:  formação artístico-cultural, produção artístico-cultural e mobilização local e comunitária. Além disso, o instituto também promove ações sociais em parceria com outras instituições, no âmbito das atividades de educação complementar e da discussão e implementação de metodologias de trabalho nos campos da Arte, Cultura e Educação Popular com crianças, adolescentes e jovens moradores de comunidades de baixa renda.

A organização teve seu trabalho reconhecido diversas vezes junto às iniciativas públicas, e já recebeu prêmios como o ASAS, do Ministério da Cultura, em 2009, o Prêmio Pontos de Valor e Pontinhos de Cultura, também pelo Ministério da Cultura, em 2009, e foi semi-finalista do Prêmio Itaú Unicef, em 2007.

 

 

Fonte: Catraca Livre

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin