ARTIGO

Santos Dumont ganha exposição gratuita no Itaú Cultural
Leader Educa

Leader Educa

Entre os dias 26 de novembro e 29 de janeiro de 2017, o Itaú Culturalrecebe uma exposição que apresenta a trajetória do pai da aviação, Santos Dumont.  A mostra de nome “Santos-Dumont na Coleção Brasiliana Itaú” ocorre de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h. A entrada é Livre.

Com curadoria da jornalista Luciana Garbin, a exposição apresenta um acervo com cerca de 600 peças, como objetos, documentos e fotos de Dumont, como também imagens que mostram balões, dirigíveis e aeroplanos que revelam detalhes não somente dos projetos e de sua maior invenção, o 14 Bis, mas também de sua personalidade. Há ainda uma reprodução de sua biblioteca, com publicações que o inspiraram, além de algumas de sua autoria.

Cada chapa tem cerca de 2,30 x 1,60 m, pesam 80 kg cada uma, num total de 1,6 toneladas de vidro em aproximadamente 150 m2 de instalação final. Com impressão digital aplicada sobre placas de vidro de 80 kg, Flemming usa uma técnica desenvolvida especialmente para esta nova obra, obtendo efeitos de multiplicidade de visões para retratar a diversidade e a pluralidade étnica.

Diferentemente da série no metrô Sumaré, no qual excertos literários de grandes escritores brasileiros foram sobrepostos a retratos que remetiam a documentos de identidade de anônimos, desta vez AlexFlemming incorpora uma aura de tridimensionalidade às imagens.

Paulistano, radicado há muitos anos na Alemanha, Flemming possui relação intensa com São Paulo desde o início de sua carreira, quando mostrou suas gravuras da Série Paulistana no MASP em 1980. Atualmente o artista tem retrospectiva com obras dos últimos 40 anos de sua carreira no Museu de Arte Contemporânea MAC-Ibirapuera.

 

 

Fonte: Catraca Livre

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin