ARTIGO

Desenvolvendo o trabalho em equipe através do e-learning
Leader Educa

Leader Educa

Cada colaborador desempenha um papel vital dentro da estrutura de uma empresa, seja uma nova contratação ou um antigo chefe de departamento. Mas nenhum colaborador está sozinho dentro desta estrutura – por mais que seja capaz de conduzir determinado trabalho por conta própria em certo ponto terá de se conectar com outras pessoas que compartilham da mesma estrutura organizacional.

Muitos projetos de treinamento online se concentram em trabalhar habilidades relacionadas diretamente à execução de determinadas tarefas ou à resolução de problemas específicos, sem focar na importância do trabalho em equipe. Pensando nisso veremos algumas dicas de como podemos, através de um treinamento e-learning, desenvolver uma equipe coesa capaz de enfrentar qualquer desafio.

Desenvolva atividades em grupo que exijam colaboração

Atividades em grupo devem estimular os colaboradores a trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo comum. Estas atividades estimulam a criatividade, ajudam no compartilhamento de experiências e aptidões ao mesmo tempo em que aprimoram as habilidades de comunicação e negociação.

Defina metas

O estabelecimento de metas oferece a oportunidade de ver como as pessoas podem trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo comum, e que todos têm talentos e ideias para trazer à mesa. Os colaboradores devem estar cientes do papel que desempenham e para onde o grupo se dirige. Crie espaço para que os alunos dividam os objetivos maiores em sub-tarefas mais fáceis de gerir: cada colaborador terá então a oportunidade de desenvolver suas respectivas tarefas, definir suas metas pessoais e até mesmo ajudar e trabalhar em conjunto com outros membros do grupo que possam estar em apuros.

Providencie simulações que se concentram na resolução de conflitos

Certamente um dos aspectos mais difíceis do trabalho em equipe é quando os conflitos surgem. Pode ser através de um argumento ou uma diferença de opinião, ou simplesmente alguém que não se encaixa com o grupo, mas o importante é que cada colaborador desenvolva suas capacidades de resolução de conflitos. Crie algumas simulações e estimule seus colaboradores a identificar a raiz do problema, descobrir como apaziguar as partes envolvidas e, em seguida, como colocar a sua análise em ação para resolver o problema.

Estabeleça um ambiente acolhedor

Ninguém estará disposto a partilhar seus pensamentos e opiniões em grupo se desconfiar que pode ser ridicularizado por seus pares. Por esta razão é essencial criar uma comunidade de aprendizagem on-line que ofereça suporte. Certifique-se de que cada pessoa terá oportunidade de oferecer seu feedback de forma tranquila e respeitosa e acompanhe os profissionais que participaram do treinamento, garantindo que todos sejam envolvidos no processo. Proporcione uma lista de recursos suplementares, como artigos e vídeos, que desenvolvam habilidades secundárias ligadas ao trabalho em equipe.

Não podemos nos esquecer que cada membro de uma equipe é parte de um todo, que se trabalhar em conjunto explorando o potencial de cada integrante é capaz de atingir qualquer objetivo. Por isso construir um treinamento online capaz de engajar seus funcionários a colaborar e contribuir em conjunto para o sucesso da sua empresa é tão importante!


 

 

assinatura-gustavo

Sobre a LeaderSpin

A LeaderSpin é resultado da união da Spin Educar com a Leader Soluções Educacionais.

Somos uma empresa de soluções educacionais que acredita no talento humano. Nossa atuação tem como foco potencializar a manifestação destes talentos, que na maioria das vezes estão adormecidos e precisam ser exercitados.

leaderspin.com.br

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin