ARTIGO

Implantando um Learning Management System (LMS) com sucesso
Leader Educa

Leader Educa

Investir em educação é importante para as organizações e envolve uma série de perguntas e tomadas de decisão que são fundamentais para garantir o sucesso desta jornada.

Uma das questões mais importantes é definir qual será a plataforma a ser usada, ou na terminologia do mercado, qual o Learning Management System que será contratado. Os softwares, conhecidos pela sigla LMS, estão evoluindo rapidamente, especialmente com a incorporação de novas e animadoras ferramentas e tecnologias como aplicativos mobile, por exemplo. Mas como identificar corretamente qual o melhor LMS para sua demanda?

Separamos algumas dicas que podem ajudar no processo de escolha:


Design é essencial

Uma plataforma não amigável certamente afastará as pessoas. Um LMS deve ter apelo, deve ser fácil e divertido de usar. Uma plataforma de design inteligente também permite que os profissionais de design instrucional possam construir conteúdos direcionados e personalizados, garantindo que cada público tenha uma experiência única, que se conecte com seus objetivos.


Hierarquias são importantes

A maioria das plataformas LMS não funcionará de forma apropriada se não considerarem a estrutura da organização como um todo. É preciso estabelecer as estruturas corporativas, hierarquias de departamentos, os responsáveis pelos treinamentos individuais ou em grupo, etc.. Somente depois que este levantamento for feito será possível estabelecer as conexões necessárias para um aprendizado correto.


Estabeleça critérios para o tratamento de dados

Como todo sistema, a base do LMS é proveniente de dados, muitos provenientes da própria organização. O tratamento dado a estas informações é essencial para garantir o bom desempenho da ferramenta, então estabelecer quais dados deverão ser importados ou migrados e garantir que duplicadas ou qualquer outro resquício não desejado seja “limpo” é muito importante.


Conheça a proposta e limites de cada LMS

É preciso ter consciência de que o LMS sozinho não será capaz de resolver todos os desafios de treinamento do dia para a noite. É essencial entender o que o sistema é capaz de fazer, sem esquecer que upgrades podem implicar em custos, portanto antes de confiar em soluções inesperadas, tenha certeza do que o LMS que está prospectando pode entregar.


Gestão e controle são fundamentais.

Não adianta desenvolver centenas de módulos completos de aprendizagem se não for possível controlar e gerir a contento a distribuição e aplicação destes conteúdos, além dos relatórios e feedbacks relacionados. Um LMS bem desenvolvido deve ser capaz de permitir controle irrestrito de tarefas e uma gestão profunda de cada centímetro do projeto. Lembre-se: um projeto de educação corporativa por vezes vai contar com treinamentos presenciais e on-line, portanto, escolha uma ferramenta que seja capaz de fazer a gestão dessa forma.


Analise a jornada de aprendizado

Cada passo dado por um usuário pode ser registrado, e cada byte de informação é importante, neste sentido, para conhecer a jornada de aprendizado dos mais diversos públicos (diretores, gerentes, produtivos, etc.) e trabalhar de acordo para gerar mais engajamento ao definir o que pode ser feito para aprimorar o desempenho de cada tipo de usuário. Este processo, chamado de roaming, garante que o projeto tenha um design de aprendizado de sucesso.


Teste. Teste de novo. Outra vez

Testar é fundamental para certificar que tudo está funcionando como o esperado e deve ser uma prática constante e paralela ao projeto, não apenas algo a ser realizado no final da implantação. Incorpore estratégias de testes no roteiro inicial do projeto e tenha certeza de que todas as rotinas sejam regulares e bem documentadas.

 

assinatura-gustavo

Sobre a LeaderSpin

A LeaderSpin é resultado da união da Spin Educar com a Leader Soluções Educacionais.

Somos uma empresa de soluções educacionais que acredita no talento humano. Nossa atuação tem como foco potencializar a manifestação destes talentos, que na maioria das vezes estão adormecidos e precisam ser exercitados.

leaderspin.com.br

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin