ARTIGO

A importância do feedback colaborativo no e-learning
Leader Educa

Leader Educa

A prática do feedback é muito relevante no ambiente educacional e um ponto especialmente sensível quando falamos de e-learning. Neste ambiente de ensino o feedback torna-se essencial pois grande parte do trabalho está centrado em um aluno que desenvolve seu aprendizado a distância, tornando mais difícil para ele identificar se o caminho seguido está correto ou se seu desempenho é ou não satisfatório.

Em um cenário como este o uso eficiente de um processo de feedback pode ser um fator determinante para gerar nos alunos um sentimento de motivação e desejo de evoluir no aprendizado.

Se você não sabe o que deu errado, como pode corrigir?

Antes de chegarmos ao “como” talvez seja melhor pensar no “porque”. Por que um feedback colaborativo é importante? Vejamos: e se os alunos não foram capazes de compreender o conteúdo? Ou, e se a abordagem dada não foi a melhor, pensando em aprendizagem a distância? E se houve falta de compreensão do conteúdo inicial, comprometendo o restante do curso?

Existem diversas abordagens possíveis, pensando sempre em garantir que o próprio aluno possa tomar as medidas corretivas necessárias para se beneficiar plenamente ao longo do processo de aprendizado. Aqui vão algumas delas:

  • Feedback sanduíche: comece com comentários positivos sobre o desempenho dos participantes, insira observações sobre a parte negativa e feche o processo com comentários positivos no final.
  • Feedback cronológico: enumere boas e más condutas em ordem cronológica, para que o aluno tenha uma ideia sequencial de seu desempenho.
  • Ensino clínico: amplie os canais de comunicação para desenvolver junto com o aluno um plano de metas e ações resultante do feedback fornecido.

Claro, cada uma destas e de outras abordagens possíveis deve sempre levar em conta o tipo de curso, a complexidade do conteúdo apresentado e o nível de maturidade dos participantes.

Melhores Práticas

Há muita discussão sobre quais métodos são mais ou menos eficazes, mas o processo de feedback certamente terá melhores resultados seguindo algumas dicas:

  • Não espere até o final do curso para aplicar o mecanismo de feedback colaborativo. Pelo contrário, ele deve ser fornecido regularmente para ser eficaz, especialmente quando for um projeto de e-learning. Aproveite a mobilidade desta tecnologia para se adaptar mais rapidamente às necessidades;
  • Concentre-se no aspecto “colaborativo” puro e simples, o que deu certo também deve ser destacado;
  • Antes de iniciar uma sessão de feedback tenha certeza que você entendeu exatamente o que quer alcançar a partir deste trabalho.
  • Pensando no ambiente online, permita aos alunos oportunidade de oferecer suas próprias avaliações – não apenas sobre conteúdo, mas também sobre ambiente, design, etc.

E não se esqueça, sempre conclua com um reforço positivo e proponha um plano de ação de medidas corretivas que devem ser realizadas pelo aluno.

assinatura

Sobre a Leader 

Somos uma empresa de soluções educacionais, com 26 anos de história, que acredita no talento humano. Nossa atuação tem como foco potencializar a manifestação destes talentos, que na maioria das vezes estão adormecidos e não são exercitados. Utilizamos metodologias andragógicas que contextualizam e suavizam o processo de aprendizagem, garantindo sua eficácia. Estimulamos desta forma a transformação das equipes e organizações.

leaderconsultores.com.br

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin