ARTIGO

PRINCE2 – Os desafios por trás dos processos
Leader Educa

Leader Educa

Como vimos antes, a aplicação da metodologia PRINCE2 prevê 07 processos bem definidos:

  • Starting Up a Project (SU);
  • Initiating a Project (IP);
  • Directing a Project (DP);
  • Controlling a Stage (CS);
  • Managing a Stage Boundary (SB);
  • Managing Product Delivery (MP);
  • Closing a Project (CP).

Cada uma destas etapas prevê quais as atividades que serão desenvolvidas em cada momento da evolução do projeto, estabelecendo também recomendações e responsabilidades. Veremos agora um recorte mais próximo de cada passo:

Starting up a Project

Este é o primeiro processo da metodologia e define quais os pré-requisitos para o início do projeto, ao responder a seguinte pergunta: “Este projeto é viável e trará bons resultados?”. Neste processo a equipe é nomeada e dentre as principais atividades se incluem a nomeação de um executivo e um gerente de projeto; definição e preparacao de um business case e planejamento da próxima fase (iniciação).

Initiating a Project

Nesta etapa o principal desafio é obter a maior quantidade possível de informações para elaborar as estratégias que guiarão os trabalhos adiante. Neste momento a equipe deve preparar e determinar quais serão as estratégias de gerenciamento de risco, qualidade e comunicação, por exemplo, além de definir quais serão as ferramentas de controle e formatar o Documento de Iniciação do Projeto.

Directing a Project

Este processo é uma constante durante todo o ciclo de vida do projeto. É neste espaço que são tomadas as decisões a respeito do desenvolvimento do projeto e também onde são analisadas as questões sobre as exceções observadas durante a implantação e desenvolvimento. É um trabalho constante de monitoramento e direcionamento de esforços e recursos para garantir a plena execução do que foi planejado.

Controlling a Stage

A metodologia PRINCE2 trabalha com a divisão de um projeto em estágios, de forma que cada um seja analisado e controlado individualmente. Este é o processo que reúne todas as atividades de controle e monitoramento de todos os estágios, municiando a organização de relatórios completos que permitem avaliar a evolução dos trabalhos, podem determinar ações corretivas.

Managing Stage Boundaries

Se o processo anterior acompanha o que será feito em cada estágio, o processo que estamos conhecendo agora atua nos limites entre uma etapa e outra, para garantir que o planejamento tenha sido executado conforme definido, trazendo mais informações para analisar se o projeto continua viável e auxiliando na entrega para o próximo estágio.

Managing Product Delivery

O principal objetivo deste processo é garantir que todas as partes envolvidas na execução do trabalho (líderes, colaboradores, fornecedores internos e externos, etc.) tenham compreendido o projeto, além de certificar que os produtos serão criados e entregues dentro das expectativas e prazos acordados.

Closing a Project

Da mesma forma que o PRINCE2 prevê o início, também prevê o encerramento formal de um projeto. O objetivo deste processo é garantir um final controlado e organizado, permitindo analisar se todos os objetivos estipulados no Documento de Iniciação do Projeto foram alcançados, além de estabelecer ferramentas de acompanhamento e revisão sobre o que foi realizado e também liberar a alocação de recursos para outras finalidades.

assinatura

Sobre a LeaderSpin

A LeaderSpin é resultado da união da Spin Educar com a Leader Soluções Educacionais.

Somos uma empresa de soluções educacionais que acredita no talento humano. Nossa atuação tem como foco potencializar a manifestação destes talentos, que na maioria das vezes estão adormecidos e precisam ser exercitados.

leaderspin.com.br

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin