ARTIGO

A nova realidade do e-learning
Leader Educa

Leader Educa

O conceito de e-learning está mais do que estabelecido no mercado. As empresas entendem a relevância desta modalidade de ensino e muitos pilares foram constituídos. Inovar, no entanto, é seguir em frente e no e-learning não poderia ser diferente.

Pensando em tudo que já se falou sobre a modalidade, separamos alguns formatos que tem se consolidado nos últimos anos:

Gamification

Aplicar a mecânica de jogos ao processo de aprendizagem aumenta o engajamento dos colaboradores e amplia a base de retenção. Já a motivação em alcançar níveis mais elevados e ultrapassar seus adversários permite criar um ambiente saudável, no qual as pessoas participam e competem ao mesmo tempo em que aprendem. Além disso, essa dinâmica possibilita a distribuição de feedbacks rápidos e preciosos.

Aprendizagem Móvel

Uma única palavra: smartphones. A tecnologia mobile abre muitas portas para o mercado de e-learning, já que a maior vantagem deste canal é a eficácia e conveniência. Ter uma ferramenta de e-learning “ no seu bolso” para acessar quando e onde quiser é um aspecto importante da aprendizagem que não pode ser ignorado.

Aprendizado através das Redes Sociais

Os profissionais estão começando a perceber os benefícios de usar as redes sociais como uma ferramenta de e-learning. O Facebook, por exemplo, pode ser usado pelos professores para divulgação de material de apoio, discussões educacionais e espaços de perguntas e respostas com seus alunos.

Não se pode ignorar também que em 2025 a maior parte da força de trabalho será formada por Millennials, o que favorece a utilização destes canais.

Realidade Aumentada

Cada aluno tem um ritmo único para aprender e reage de forma diferente a diferentes estímulos. Aprender em realidade aumentada permite a cada aluno que encontre seu próprio potencial, possibilitando que o ambiente se adapte a ele.  O Google Glass, por exemplo, tem mostrado potencial para experiências de realidade aumentada.

Big Data

A análise de dados ajuda a identificar riscos e determinar quais são os problemas que precisam ser enfrentados, levando consequentemente à definição de estratégias. Para uma ferramenta de e-learning, isso significa que o progresso dos alunos pode ser monitorado e um melhor sistema pode ser implementado de acordo com o que as análises apontarem.

Pílulas de conhecimento

Desenvolver conteúdo em pequenas porções para facilitar a compreensão está se tornando uma constante no treinamento on-line. É uma excelente forma de manter o interesse do aluno, uma vez que dividir o conteúdo em pequenos fragmentos garante o frescor da informação e desperta a vontade de estudar mais.

Sem Título-1

Sobre a LeaderSpin

A LeaderSpin é resultado da união da Spin Educar com a Leader Soluções Educacionais.

Somos uma empresa de soluções educacionais que acredita no talento humano. Nossa atuação tem como foco potencializar a manifestação destes talentos, que na maioria das vezes estão adormecidos e precisam ser exercitados.

leaderspin.com.br

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin