ARTIGO

O papel fundamental do Design Instrucional
Leader Educa

Leader Educa

Tam­bém con­hecido como Design de Apren­diza­gem ou Design Edu­ca­cional, o Design Instru­cional se refere ao processo de engenharia pedagógica que existe por trás da concepção de qualquer sistemática de ensino. Em outras palavras, é o processo de criação do aprendizado, que contempla todo o conjunto de métodos e técnicas empregados no processo de desenvolvimento de cursos, construção de materiais didáticos e aulas, entre outros, que serão objeto de aprendizagem.

O Design Instrucional está presente em diferentes metodologias e métodos de ensino, mas ultimamente tem sido muito identificado com os conceitos de e-learning e EAD, especialmente após os anos 1990, quando a popularização de muitas tecnologias permitiu o florescimento deste mercado.

Mas qual é a importância do Design Instrucional? Bom, para começar, um processo educacional baseado em engenharia pedagógica permite:

  • Estabelecer objetivos claros;
  • Transferir informações com clareza de compreensão;
  • Ampliar a retenção de aprendizagem;
  • Desenvolver habilidades;
  • Usar com eficiência recursos e tecnologias;
  • Obter consistência entre objetivos e resultados;

É fundamental destacar que a escolha dos objetivos de aprendizagem é o elemento mais importante de todo o processo, especialmente quando se pensa em e-learning/EAD. Na sala de aula presencial o professor pode corrigir rumos e replanejar, algo que não é possível dentro de um ambiente online.

Por isso tenha em mente: clareza na formatação de objetivos, boas estratégias e bons profissionais fazem toda a diferença!

assinatura

Sobre a LeaderSpin

A LeaderSpin é resultado da união da Spin Educar com a Leader Soluções Educacionais.

Somos uma empresa de soluções educacionais que acredita no talento humano. Nossa atuação tem como foco potencializar a manifestação destes talentos, que na maioria das vezes estão adormecidos e precisam ser exercitados.

leaderspin.com.br

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin