ARTIGO

O cone de retenção do aprendizado
Leader Educa

Leader Educa

Quantas vezes você saiu de uma sala de aula sabendo que o conhecimento estava lá, em algum lugar, mas por alguma razão não conseguia alcançá-lo? Certamente muitas vezes, não?

Há muitos anos a retenção do aprendizado é objeto de estudo. Um dos mais significativos já tem mais de 60 anos e mesmo assim segue relevante – é a proposta do Cone do Aprendizado de Edgar Dale.

cone

Os estudos do professor americano demonstraram que a retenção está intimamente relacionada à diversidade de canais e metodologias ativas de ensino, garantindo um aprendizado mais eficaz e duradouro.

Ter o cone do conhecimento presente quando desenvolvemos um treinamento é fundamental para propiciar um ambiente onde o aprendizado ocorra de modo efetivo. Algumas dicas para ajudar nessa construção:

  • Utilize o recurso de maior retenção nos conteúdos de maior importância;
  • Pense na multiplicidade de recursos. Desenvolva a aplicação dos conteúdos, variando os diferentes recursos;
  • Os adultos apreendem melhor discutindo, trocando experiências, fazendo, ou seja, os recursos ativos são mais eficazes para esse público;
  • Relacione fatos novos, utilizando a experiência e o conhecimento atual do treinando;
  • Estimule a praticar o conhecimento adquirido. A experimentação é uma poderosa ação para a retenção.do conhecimento.

 

assinatura

Sobre a Leader 

Somos uma empresa de soluções educacionais, com 26 anos de história, que acredita no talento humano. Nossa atuação tem como foco potencializar a manifestação destes talentos, que na maioria das vezes estão adormecidos e não são exercitados. Utilizamos metodologias andragógicas que contextualizam e suavizam o processo de aprendizagem, garantindo sua eficácia. Estimulamos desta forma a transformação das equipes e organizações.

leaderconsultores.com.br

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin