ARTIGO

Contar uma história
Leader Educa

Leader Educa

O ‘contar histórias’ é um dos meios mais antigos de interação humana. Quando contamos uma história envolvemos diretamente o outro, estimulando sua imaginação e sua fantasia. Por isso, contar uma história é uma das formas mais eficazes de se transmitir uma informação ou conhecimento.

É isso que fazemos quando utilizamos a metodologia storytelling: contamos uma história para atrair e manter a atenção do aluno/usuário o todo o tempo.

Mas será que essa metodologia realmente funciona?

Vamos ao desafio: Imagine que você é um sargento do exército dos EUA durante a guerra no Afeganistão. Este, com certeza, é um dos cenários mais desafiadores do mundo. Sua função é ajudar um jovem tenente a superar as diferenças culturais para causar uma boa impressão em um líder Pashtun.

Agora, imagine que esta não é uma situação hipotética, mas uma situação real e você precisa treinar esse sargento a ajudar o jovem tenente. Como você faria isso?

Este foi o desafio por trás do treinamento “Connect with Haji Kamal,” um cenário de decisão desenvolvido para o Exército dos EUA.  Aqui, objetivo maior é a discussão sobre como construir relacionamentos entre as culturas. Foi parte de um esforço do Exército Norte Americano para reforçar as competências interculturais e de manutenção da paz dos soldados no Afeganistão. Veja o exemplo deste storytelling:

https://vimeo.com/135826292

A complexidade do treinamento não está na casca, como costumamos pensar ser importante: um desenho simples, sem cliques desnecessários, feito apenas para atender a demanda e o objetivo principal que é a transmissão e efetividade do conteúdo. Para isso, foi construído um cenário de ramificação com as decisões e os caminhos possíveis e, em seguida, adicionada a história do treinamento, ou seja, o roteiro.

O storytelling permite criar um canal de transmissão de conhecimento de forma simples. Não há necessidade de suportes tecnológicos dispendiosos ou de animações de alto custo e baixa efetividade. A inteligência é a chave.

Por isso, o Storytelling é uma ferramenta metodológica de extrema assertividade: ele ajuda na compreensão do conteúdo que está sendo narrado, facilitando o acompanhamento do usuário/aluno.

O que este treinamento nos mostra é a possibilidade de transformar qualquer desafio, por mais inatingível que pareça (treinar soldados em plena guerra), em um conhecimento de fácil recepção e, claro, com uma assertividade maior do que qualquer box de texto ou qualquer animação poderia fazer.

assinatura

Sobre a LeaderSpin

A LeaderSpin é resultado da união da Spin Educar com a Leader Soluções Educacionais.

Somos uma empresa de soluções educacionais que acredita no talento humano. Nossa atuação tem como foco potencializar a manifestação destes talentos, que na maioria das vezes estão adormecidos e precisam ser exercitados.

Contamos com uma rede internacional, que nos permite estar atualizados com soluções educacionais globais de educação corporativa e nos proporciona a oportunidade de trazer soluções diferenciadas que atendam as necessidades específicas para os nossos clientes aqui no Brasil.

leaderspin.com.br

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin