ARTIGO

A arte de escutar
Leader Educa

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Saber escutar o que o outro diz é uma característica imprescindível para todo profissional. Comparável à inteligência.

De nada adianta ser tecnicamente um bom médico, se não escuto o paciente. Um bom gerente, se não escuto os colaboradores. Um bom professor, se não escuto os alunos. Um bom pai, se não escuto o filho.

Há tanta oportunidade para falar, que muitas vezes nos esquecemos de ouvir. Falamos para fornecer feedback, para esclarecer instruções, comunicar prazos, solicitar atividades, etc.

Além das palavras propriamente ditas, existe muita informação valiosa a ser decifrada através do tom de voz e da linguagem corporal, ou seja, informações cruciais que podem ser perdidas se não mantivermos os ouvidos e olhos abertos.

Escuta eficaz é algo que pode ser aprendido e dominado.  Se você acha que é uma atividade difícil ou até mesmo entediante, pense em mudar! Seu crescimento profissional e pessoal pode depender disso.

Seguem abaixo algumas estratégias simples a adotar:

Tenha foco no que está sendo dito – O maior erro que as pessoas cometem, quando se trata de ouvir, é focar no que eles vão dizer a seguir, e por este motivo não conseguem ouvir o que está sendo dito. As palavras são ouvidas em alto e bom som, mas o significado é perdido. Focar pode parecer uma sugestão simples, mas não é tão fácil como parece. Seus pensamentos podem ser incrivelmente perturbadores.

Faça perguntas – As pessoas gostam de saber que você está ouvindo, e algo tão simples como uma questão demonstra não só que você está ouvindo, mas que você também se preocupa em entender  o que estão dizendo.  A chave é ter certeza de que suas perguntas tem como objetivo compreender o que está sendo dito, ao invés de desviar a conversa para um tópico diferente.

Pratique escuta reflexiva – A estratégia onde parafraseamos o significado do que está sendo dito, a fim de certificar-nos da correta interpretação das palavras do orador, dá a ele a oportunidade de esclarecer eventuais equívocos, evitando mal entendido. Quando você pratica escuta reflexiva, não basta repetir as palavras do orador; use suas próprias palavras para mostrar que você já absorveu a informação.

Deixe seu telefone de lado – É impossível escutar bem e monitorar seu telefone ao mesmo tempo. Nada afasta tanto as pessoas como uma mensagem de texto no meio da conversa ou mesmo uma rápida olhada em seu telefone. Quando se comprometer com uma conversa, concentre toda a sua energia nela. Você vai descobrir que as conversas são mais agradáveis e eficazes.

Use uma linguagem corporal positiva – Usar um tom de voz entusiasmado, descruzar os braços, manter contato com os olhos e inclinar-se em direção ao interlocutor são formas de linguagem corporal positiva empregadas por grandes ouvintes.

Não julgue – Se você quer ser um bom ouvinte, você deve ter a mente aberta. Tornar-se-á acessível e interessante para os outros. Ninguém quer ter uma conversa com alguém que já tenha uma opinião formada e não está disposta a ouvir. Ter uma mente aberta é crucial no local de trabalho, onde a acessibilidade significa acesso à novas ideias e cooperação. Para eliminar preconceitos e julgamento, você precisa ver o mundo através dos olhos de outras pessoas. Isso não quer dizer que você precisa acreditar no que eles acreditam, ou tolerar certos comportamentos;  isso significa que vai parar de julgar por tempo suficiente para realmente entender o que eles estão dizendo.

O mundo de cada um de nós parece girar mais rápido a cada dia. Tentamos fazer um milhão de coisas ao mesmo tempo, e muitas vezes conseguimos. Mas a escuta eficaz não é algo que possa ser incluído neste pacote. Exige um esforço consciente e constante, pelo menos até que seja de fato incorporado em nosso comportamento. Dessa forma, todos temos a ganhar!

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Sobre a Leader 

Somos uma empresa de soluções educacionais, com 26 anos de história, que acredita no talento humano. Nossa atuação tem como foco potencializar a manifestação destes talentos, que na maioria das vezes estão adormecidos e não são exercitados. Utilizamos metodologias andragógicas que contextualizam e suavizam o processo de aprendizagem, garantindo sua eficácia. Estimulamos desta forma a transformação das equipes e organizações.

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