ARTIGO

Como selecionar multiplicadores de forma assertiva
Leader Educa

Leader Educa

Artigo da série MULTIPLICADORES – 2 de 5

Muitas vezes, a falta de eficiência na aplicação de programas de treinamentos internos está associada a falta de comprometimento e envolvimento de seus facilitadores, os multiplicadores.

Geralmente, a escolha destes multiplicadores é feita de forma aleatória sem um critério adequado de avaliação. Os critérios mais utilizados são:

  • Conhecimento no assunto a ser transmitido ou;
  • Promover o desenvolvimento relacional do multiplicador.

Nestes dois casos temos uma sinalização importante de prováveis problemas na multiplicação.

Uma pessoa experiente, ou especialista em determinado assunto, não necessariamente é a mais indicada para transmitir o conhecimento sobre ele. Muitas vezes falta didática e vontade.

Quando falamos daqueles que são indicados para seu próprio desenvolvimento, temos que lidar sempre com a incerteza do êxito. Por isto, a escolha estruturada e embasada nas competências e habilidades necessárias para um facilitador, se faz necessária.

Bem, você pode pensar agora: não tenho tempo nem orçamento para isto!

Reconsidere estas duas premissas ao olhar o processo como um todo: você ganha eficiência na formação dos multiplicadores (facilitadores) e na aplicação dos treinamentos.

Que tal pensar em fazer um assessment para justamente ganhar eficiência no seu projeto de multiplicação de conteúdos internos?

 

Leia também:
Principais etapas para formação de multiplicadores (1 de 5)

 

assinatura

Sobre a Leader 

Somos uma empresa de soluções educacionais, com 26 anos de história, que acredita no talento humano. Nossa atuação tem como foco potencializar a manifestação destes talentos, que na maioria das vezes estão adormecidos e não são exercitados. Utilizamos metodologias andragógicas que contextualizam e suavizam o processo de aprendizagem, garantindo sua eficácia. Estimulamos desta forma a transformação das equipes e organizações.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin